O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

quarta-feira, outubro 18, 2006

Nomes do dinheiro

Foto de CMatos (Anoitecer em Mangualde)
Um destes dias ouvia na telefonia o nosso ministro das finanças garantir “a pés juntos” que não ia aumentar os impostos. Após insistência do jornalista, o ministro Teixeira dos Santos chega a exaltar-se perguntando se não acredita no ministro, afirmando mais uma vez e veementemente que não irá subir os impostos. E este é o ministro que é empossado em 2005 sabendo que desde 2000 não entregava a declaração de rendimentos e património a que está obrigado (ele e todos nós). O que sabemos agora é que ele não mentiu não senhor, apenas não disse a verdade. De facto não subiram impostos directos (exceptuando talvez, em alguns casos, o IRS – é discutível) porque de resto subiu tudo o que havia para subir, arranjando até maneiras de pagarmos aquilo que até aqui não pagávamos, mas não são impostos esclareça-se, são taxas! Um pouco à semelhança do nosso primeiro, que em campanha afirmou não ir aumentar OS impostos e assim que lá chegou passou O Iva para 21%. Estão a ver a diferença… entre OS e O vai uma grande diferença. Portanto não mentiu, apenas não disse a verdade!
Num outro dia, oiço o ministro Manuel Pinho afirmar que “a crise acabou” (foi ele mesmo que disse e não o jornalista que disse que o ministro disse…), no entanto pouco depois veio dizer que foi mal interpretado, que o que queria dizer é que o país está a recuperar, os indicadores indicam… (pois que haviam eles de fazer se não indicar?) enfim uma trapalhada.
Recentemente, e face aos milionários lucros da EDP, chega-se à conclusão que é necessário aumentar a electricidade ao Zé Povinho… e porquê? Segundo o secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, porque "este défice tem de ser pago por quem o gerou". Não contente, disse ainda que apesar de ter admitido que o aumento do preço é elevado, "os custos são os custos". Esclarecedor de facto!
Ainda sobre isto (aumentos, pois de que mais havia ser) o ministro Manuel Pinho vem agora à estampa dizer que o governo vai tentar minorar a subida do preço, que considera muito elevado, … tentar pois claro! Há quem chame a isto “atirar com areia aos olhos dos portugueses”, mas não, acreditemos nos nossos políticos pois eles são dignos disso!

A conclusão a que chego é que na generalidade os políticos não mentem, apenas não dizem a verdade ou no-la escondem, o que para eles é uma grande diferença, mas para mim não passa da mesma m…da.

Para relaxar um bocadinho, e esquecer a confusão que reina no nosso querido Portugal, deixo-vos alguns nomes dados ao dinheiro conforme diversas ocasiões.

Para os…

Funcionários, vencimento;
Médicos, honorários;
Soldados, pré;
Empregados, ordenado;
Jornaleiros, salário;
Prestamistas, juro;
Queixosos, indemnização;
Beneméritos, legado;
Noivas, dote;
Accionistas, dividendo;
Magistrados, emolumentos;
Intermediários, comissão;
Autores, direitos;
Segurados, prémio;
Reformados, pensão;
Operários, féria;
Cobradores, cobrança;
Párocos, côngrua;
Comerciantes, lucro;
Serventes, gorjeta;
Herdeiros, herança;
Estado, impostos;

Eu ainda acrescentaria,

Lambões/preguiçosos, rendimento mínimo garantido.

12 Comments:

At 19 outubro, 2006, Blogger pitanga said...

Boa noite, Matos. Realmente estava ocupada. É a coisa do fuso horário. Tenho certeza que agora, enquanto escrevo você está dormindo ou quase. Quanto ao teu post a pergunta que fica é: você não acha que há por aí(no mundo) uma escola que forma ministros e políticos em geral? Digo isso porque todos agem igual, à cima ou a baixo da Linha do Equador...Eles viajam às Bahamas e nos pagamos a conta.
abraços do outro lado da Linha

 
At 19 outubro, 2006, Blogger al cardoso said...

Assino por baixo, nao o poderia escrever melhor.

 
At 19 outubro, 2006, Blogger Musician said...

Bem, como já estou farta de politica (é sempre a mesma), no final de ler o teu post só consegui mesmo dar uma gargalhada! :)

Beijocas*

 
At 19 outubro, 2006, Blogger Amaral said...

Subscrevo as tuas palavras. Cá por mim acho que deveria escolher o RMG (preguiçoso), pois ganho e não faço nada. Ou então político, pois ganho e minto à brava.

 
At 19 outubro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Muito provávelmente vamos chegar ao fim desta legislatura e depararmo-nos com a triste realidade de que os esforços/sacrifícios que foram exigidos aos portugueses não resultaram. Ou porque estamos na mesma ou pior do que anteriormente. Já não acredito em politicos à muitos anos.
Abraço

 
At 19 outubro, 2006, Blogger CMatos said...

Olha Musician, também não gosto nada de política e estou farto dos políticos (de uns e outros), nem tão pouco é meu costume postar assuntos relacionados, mas hoje teve de ser, em jeito de desabafo!

Olha Joaquim, eu se pudesse tranformava-me era em ESTADO e passava a receber os IMPOSTOS! Isso é que era... à vida boa.

 
At 21 outubro, 2006, Blogger Sofia said...

Olá Carlinhos! Espero que estejas bem. Eu vou andando, nunca pior, como se diz. Pois este post lembra-me as Mamonas Assassinas. Diziam eles numa das suas músicas:
"Money, que é good e nós não have
Se nós havesse nós não estava aqui playando, mas nós precisa de workar!"
Idem, para mim, por favor e assino por baixo!
O Fontelo é lindo. O meu namorado é de Viseu e de x em quandi vou lá!
Bijocas
Sofia

 
At 21 outubro, 2006, Blogger pitanga said...

Matos, há um temporal lá no Pitanga. Leva o guarda-chuva!
abraços a Mangualde

 
At 21 outubro, 2006, Blogger BlueShell said...

Este texto tem "garra"!!!
Gostei!

Mas a concha hoje está triste...

Um beijo sem cor,
Blue Shell

 
At 21 outubro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Extraordinário. Gostei, sim senhor...

 
At 01 novembro, 2006, Blogger APC said...

Dinheiro discreto:

Empregados de servir, gorjeta
Conservadores, atençãozinha
Prostitutas; lembrança

:-)

 
At 21 janeiro, 2010, Blogger freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

 

Enviar um comentário

<< Home