O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

quarta-feira, outubro 18, 2006

Nomes do dinheiro

Foto de CMatos (Anoitecer em Mangualde)
Um destes dias ouvia na telefonia o nosso ministro das finanças garantir “a pés juntos” que não ia aumentar os impostos. Após insistência do jornalista, o ministro Teixeira dos Santos chega a exaltar-se perguntando se não acredita no ministro, afirmando mais uma vez e veementemente que não irá subir os impostos. E este é o ministro que é empossado em 2005 sabendo que desde 2000 não entregava a declaração de rendimentos e património a que está obrigado (ele e todos nós). O que sabemos agora é que ele não mentiu não senhor, apenas não disse a verdade. De facto não subiram impostos directos (exceptuando talvez, em alguns casos, o IRS – é discutível) porque de resto subiu tudo o que havia para subir, arranjando até maneiras de pagarmos aquilo que até aqui não pagávamos, mas não são impostos esclareça-se, são taxas! Um pouco à semelhança do nosso primeiro, que em campanha afirmou não ir aumentar OS impostos e assim que lá chegou passou O Iva para 21%. Estão a ver a diferença… entre OS e O vai uma grande diferença. Portanto não mentiu, apenas não disse a verdade!
Num outro dia, oiço o ministro Manuel Pinho afirmar que “a crise acabou” (foi ele mesmo que disse e não o jornalista que disse que o ministro disse…), no entanto pouco depois veio dizer que foi mal interpretado, que o que queria dizer é que o país está a recuperar, os indicadores indicam… (pois que haviam eles de fazer se não indicar?) enfim uma trapalhada.
Recentemente, e face aos milionários lucros da EDP, chega-se à conclusão que é necessário aumentar a electricidade ao Zé Povinho… e porquê? Segundo o secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, porque "este défice tem de ser pago por quem o gerou". Não contente, disse ainda que apesar de ter admitido que o aumento do preço é elevado, "os custos são os custos". Esclarecedor de facto!
Ainda sobre isto (aumentos, pois de que mais havia ser) o ministro Manuel Pinho vem agora à estampa dizer que o governo vai tentar minorar a subida do preço, que considera muito elevado, … tentar pois claro! Há quem chame a isto “atirar com areia aos olhos dos portugueses”, mas não, acreditemos nos nossos políticos pois eles são dignos disso!

A conclusão a que chego é que na generalidade os políticos não mentem, apenas não dizem a verdade ou no-la escondem, o que para eles é uma grande diferença, mas para mim não passa da mesma m…da.

Para relaxar um bocadinho, e esquecer a confusão que reina no nosso querido Portugal, deixo-vos alguns nomes dados ao dinheiro conforme diversas ocasiões.

Para os…

Funcionários, vencimento;
Médicos, honorários;
Soldados, pré;
Empregados, ordenado;
Jornaleiros, salário;
Prestamistas, juro;
Queixosos, indemnização;
Beneméritos, legado;
Noivas, dote;
Accionistas, dividendo;
Magistrados, emolumentos;
Intermediários, comissão;
Autores, direitos;
Segurados, prémio;
Reformados, pensão;
Operários, féria;
Cobradores, cobrança;
Párocos, côngrua;
Comerciantes, lucro;
Serventes, gorjeta;
Herdeiros, herança;
Estado, impostos;

Eu ainda acrescentaria,

Lambões/preguiçosos, rendimento mínimo garantido.

10 Comments:

At 19 outubro, 2006, Blogger Pitanga Doce said...

Boa noite, Matos. Realmente estava ocupada. É a coisa do fuso horário. Tenho certeza que agora, enquanto escrevo você está dormindo ou quase. Quanto ao teu post a pergunta que fica é: você não acha que há por aí(no mundo) uma escola que forma ministros e políticos em geral? Digo isso porque todos agem igual, à cima ou a baixo da Linha do Equador...Eles viajam às Bahamas e nos pagamos a conta.
abraços do outro lado da Linha

 
At 19 outubro, 2006, Blogger Al Cardoso said...

Assino por baixo, nao o poderia escrever melhor.

 
At 19 outubro, 2006, Blogger Amaral said...

Subscrevo as tuas palavras. Cá por mim acho que deveria escolher o RMG (preguiçoso), pois ganho e não faço nada. Ou então político, pois ganho e minto à brava.

 
At 19 outubro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Muito provávelmente vamos chegar ao fim desta legislatura e depararmo-nos com a triste realidade de que os esforços/sacrifícios que foram exigidos aos portugueses não resultaram. Ou porque estamos na mesma ou pior do que anteriormente. Já não acredito em politicos à muitos anos.
Abraço

 
At 19 outubro, 2006, Blogger CMatos said...

Olha Musician, também não gosto nada de política e estou farto dos políticos (de uns e outros), nem tão pouco é meu costume postar assuntos relacionados, mas hoje teve de ser, em jeito de desabafo!

Olha Joaquim, eu se pudesse tranformava-me era em ESTADO e passava a receber os IMPOSTOS! Isso é que era... à vida boa.

 
At 21 outubro, 2006, Blogger Sofia said...

Olá Carlinhos! Espero que estejas bem. Eu vou andando, nunca pior, como se diz. Pois este post lembra-me as Mamonas Assassinas. Diziam eles numa das suas músicas:
"Money, que é good e nós não have
Se nós havesse nós não estava aqui playando, mas nós precisa de workar!"
Idem, para mim, por favor e assino por baixo!
O Fontelo é lindo. O meu namorado é de Viseu e de x em quandi vou lá!
Bijocas
Sofia

 
At 21 outubro, 2006, Blogger Pitanga Doce said...

Matos, há um temporal lá no Pitanga. Leva o guarda-chuva!
abraços a Mangualde

 
At 21 outubro, 2006, Blogger BlueShell said...

Este texto tem "garra"!!!
Gostei!

Mas a concha hoje está triste...

Um beijo sem cor,
Blue Shell

 
At 21 outubro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Extraordinário. Gostei, sim senhor...

 
At 01 novembro, 2006, Blogger APC said...

Dinheiro discreto:

Empregados de servir, gorjeta
Conservadores, atençãozinha
Prostitutas; lembrança

:-)

 

Enviar um comentário

<< Home