O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

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segunda-feira, outubro 09, 2006

A evolução do ensino…

Foto CMatos (Uma bandeira no topo da Estrela)
Até vem a propósito, agora que se tem falado tanto (e tão pouco ao mesmo tempo) sobre o ensino em Portugal, envolvendo professores, alunos e pais, já para não falar na esbatida e cansada figura de uma senhora que por acaso até é ministra,... descobri ao folhear um almanaque as linhas que se seguem as quais descrevem a evolução do ensino em Portugal ao longo dos anos!
Então cá vai:

ENSINO NOS ANOS 50
Um camponês vendeu um saco de batatas por 50 escudos. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda.
Qual foi o seu lucro?

ENSINO TRADICIONAL, ANOS 60
Um camponês vendeu um saco de batatas por 50 escudos. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda, ou seja foram de 40 escudos.
Qual foi o seu lucro?

ENSINO MODERNO, ANOS 70
Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é de 100 e cada elemento de M vale 1 escudo.
Desenha o diagrama de venda do conjunto M com 100 pontos que representem os elementos desse conjunto. O conjunto C de custos de produção tem menos 20 elementos do que o conjunto M.
Representa C como subconjunto de M e escreve a vermelho o cardinal do conjunto L do lucro.

ENSINO RENOVADO, 1980
Um camponês vendeu um saco de batatas por 50 unidades monetárias. Os custos de produção elevam-se a 40 unidades e o lucro é de 10 unidades.
Trabalho a realizar: sublinha a palavra “batatas” e discute-a com a/o teu colega de carteira.

ENSINO REFORMADO, 2007
Um campunês recebeu um subssídio de 25 euros para purdusir um caço de batátas o cual vendeo por 50 euros e gastou 40 euros.
Analiza o teisto do iserçicio e em ceguida dis o que penças désta maneira de henriquesser.

Conclusões?... Não são necessárias!

7 Comments:

At 10 outubro, 2006, Blogger Pitanga Doce said...

Matos, consegue ouvir o riso? Me encaixo no ensino dos anos 70 em que tudo era substituído por conjuntos e letras e que no final nem sabíamos se o nosso nome também fazia parte do problema matemático. E olha que o meu é bem grande. Já o ensino dos anos 80 é aquele em que tudo servia para trabalho de grupo. Os meus filhos passaram por isso. Agora, o de 2007 é a descoberta de uma nova língua. É o "burroguês"

beijos de boa noite

 
At 10 outubro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Ahahhaha...já conhecia mas é sempre fantástico reler!

...a brincar, a brincar...vai-se dizendo verdades ;-)

Bjs

 
At 10 outubro, 2006, Blogger Luna said...

Triste verdade, mas hilariante
beijos

 
At 11 outubro, 2006, Blogger Amaral said...

Infelizmente o país gosta de formar ignorantes, depois é bater no ceguinho que é como quem diz o professor. Aos alunos o sistema apenas exige que passem, por isso facilita-lhes a vida de todas as maneiras.
Os chineses têm um provérbio que diz "se o teu filho tiver fome, não lhe dês um peixe, mas ensina-o a pescar"...

 
At 12 outubro, 2006, Blogger Chanesco said...

Verdades ditas a brincar.
Eu "penço" que esta erudita (e não é ironia) análise cronológica deveria ser emoldurada a dourado e colocada em todas as salas de professores.

Saudações Raianas

 
At 13 outubro, 2006, Blogger Al Cardoso said...

So mesmo o amigo CMatos, para me fazer comecar o fim de semana em grande. lolololololo.....lololololo

Mas infelizmente e a pura realidade!!!

Bom fim de semana.

 
At 14 outubro, 2006, Blogger Al Cardoso said...

Ainda ca voltei. Sabe gostava muito mais, de ver uma bandeira azul e branca nesse penedo.
Talvez ate conseguissemos convencer os nossos amigos galegos a juntar-se-nos, a deles tambem e azul e branca, por alguma razao talvez porque tivemos a mesma origem.

Um abraco monarquico.

 

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