Velocidades
A respeito de velocidades e da verdadeira caça à multa que a Brigada de Transito tem vindo a realizar por estas bandas (nas zonas de 50), venho aqui e agora expor algumas dúvidas que me assaltam todos os dias ao passar no troço de estrada entre Mangualde e Mourilhe, o qual me leva e trás de casa ao trabalho.
Antes disso é necessário analisar bem o mapa/esquema seguinte (desculpem a qualidade, mas foi desenhado pela minha mão) que reproduz o mais fielmente possível numa folha A4 cerca de 1,5 Km de estrada (não está à escala, mas isso não é relevante).
Vamos às minhas dúvidas:
Sentido [1] marcado a verde
1º - Ao passar pelo ponto (A) encontro uma placa de inicio de localidade [Mesquitela], logo devo seguir a 50... mas ao chegar a (B) encontro um sinal que diz que não devo circular a mais de 70!..., mas se já vou a 50 para quê mais o sinal seguinte? Será que o 70 é para motivar o pessoal a acelerar até aos 90 e depois travar?
2º - Os sinais estarão ali só para confundir? Ou para justificar mais umas despesazitas?
3º - Ao passar por (C) fico a saber que a limitação de 50 acaba!..., devo acelerar até aos 70 (sinal válido anteriormente)? Mas ainda vou dentro da localidade, pois não existe sinal que indique o seu fim! Então a que velocidade devo ir até ao ponto (D) onde se inicia nova localidade? A 50, a 70 ou a 90?
Sentido [2] marcado a verde
1º - Tudo muito bem até chegar ao ponto (E), ou seja, saio da localidade [Mourilhe], acelero até aos 90, depois tenho de respeitar os 70, a seguir os 50 e em (E) acaba os 50! Saliento que NÃO existe nenhum sinal de inicio de localidade. Depois deste sinal (E) que velocidade devo respeitar?
2º - Em princípio serão os 70, respeitando o sinal anterior. Ok, mas ao chegar ao ponto (F) está uma placa de fim de localidade,... ou seja não deveria ir a mais de 50!... então em que ficamos?
E se um dia destes os meus amigos da Brigada de Transito decidem colocar o seu radarzinho algures entre os pontos (A) e (B) ou entre (C) e (D) ou ainda entre (E) e (F)? Talvez o remédio seja marimbar-me (para não usar vernáculo) para todos os sinais e ir sempre a 50. Mas será que depois não me sujeito a ser multado por ir a "estorvar" o transito? Agradeço a quem me conseguir elucidar sobre este imbróglio ou então a quem de direito que rectifique a sinalética pondo ordem na "casa". O pior é que sítios como este existem às centenas por esse Portugal, levando a que deixemos de dar importância aos sinais, e aí... mesmo ao virar da esquina... Flash, lá temos de pagar mais uma, e sem bufar!...
6 Comments:
CMAtos,
já estão a 'arrecadar' para pagar o 13ºmês deles...
Bjs
O mais provavel e que quem colocou ou mandou colocar os sinais, nunca passa por ai, ou entao isso foi feito de acordo com a Grande Ninhada de Ratos.
Bom fim de semana.
Realmente pela sua descrição é muito confuso, talvez deva jogar pelo seguro e circular a 50, tem de sair mais cedo de casa!
Já agora isto dos sinais é para manter o pessoal do IEP ocupados...
Além disso temos de contribuir para o país, já que os deputados não pagam multas (como é o caso de marques mendes que foi apanhado a 170 km/h)temos nós, mais uma vez, que pagar por falta de cunha...
Por esse mapa que fizeste, acho que esse pontinho verde no fim da linha já é o Brasil!!!!!!!!
"Ó Sr. Matos", não viu que eu estava brincando?
beijinhos de fim de semana
IRRA!...É que eu passo aí imensas vezes...e estou " quilhada" (para não dizer outra coisa)...pois...1º- Faço sempre disparar o sinal vermelho!( vou a olhar pelos cantos dos olhos a ver se a brigada anda por ali...disfarçada!)
2º-Nunca me tinha apercebido desses paradoxos( a nível de sinalização)!
3º- Com a atrapalhação....deixo o carro ir "abaixo"...e estorvo mesmo o trânsito!
RESPOSTA: AGORA...não passo dos 45kh, nem mais....nem menos!
[estorvar...por estorvar...]
Jinho, BShell
Cuidado blueshell, eles podem estar à espreita... e em Mourilhe já os vi várias vezes na paragem dos Autocarros!
Musician, de facto em determinadas situações não sei mesmo que fazer, é que últimamente ando mais atento que nunca, pois já "caí" a 70Km/h num local de 50Km/h e sem dar por isso...
A solução é respeitar a sinalização, mas ás vezes é difícil saber qual respeitar...
Enviar um comentário
<< Home