"Elefante Branco"
É comum ouvir dizer-se que muitos dos estádios que se construíram para o Euro 2004 são "elefantes brancos", que esta ou aquela organização construiu algo que se tornará num "elefante branco", que determinada compra poder-se-á tornar num grande "elefante branco",... E porquê? Porque "elefante branco" é uma expressão que se usa para designar grandes empresas ou empreendimentos que ao invés de lucro só dão prejuízo.
Este conceito é do conhecimento geral (penso eu), mas o que esteve na origem desta associação "elefante branco" – prejuízo, é que eu não sabia, e como poderá haver por aí mais "eus" aqui fica a justificação:
Este conceito é do conhecimento geral (penso eu), mas o que esteve na origem desta associação "elefante branco" – prejuízo, é que eu não sabia, e como poderá haver por aí mais "eus" aqui fica a justificação:
Esta designação tem origem no facto de antigamente o Rei de Sião ter por hábito oferecer um elefante branco àqueles dos seus cortesãos que pretendia arruinar. Como o elefante branco era considerado um animal sagrado, quem o recebia não tinha direito de se desfazer dele de maneira nenhuma. Assim, a despesa com a manutenção do enorme e inútil animal era suficiente para comprometer a fortuna mais sólida.
Et voilà! Como não tenho nenhuma foto de um bicho desses, nem nunca vi nenhum (branco claro, porque cinzentos há muitos por aí!), deixo-vos na companhia de uma linda e simpática Vaquinha... Branca. E reparem no lindo par de brinquinhos dela, um dia destes (daqui a uns anitos) ainda os poderemos ver no NEOARQUEO do amigo TSFM, provando que afinal "antigamente" não eram só as mulheres (e alguns homens) que os usavam. E assim "rezará" a história...
10 Comments:
Oh, amigo Matos. Deixas lá no Pitanga um pôr do sol sobre as terras das Beiras, calculo eu, chego aqui e deparo com esta vaca, que não é louca, mas que queres que eu pense que é um elefante branco. E ela tem brincos! ehehehe
beijos de final de feriado
Mais uma coisa que aprendi hoje.
Obrigada,
Betty
Espera lá, amigo, elefante branco não é uma daquelas casas em que as mulheres fumam e tratam os homens por tu, ali para as bandas de Lisboa? :-)
Um abraço
Estamos sempre a aprender.
Bom fim de semana.
Viva lá JL, à quantas luas... pensava até que se tinha chateado!
Mas olha, esse "elefante branco" ainda conheço menos que os outros...
Pintanga, aquela imagem nocturna é mesmo cá das beiras, mais precisamente Gouveia com a Serra da Estrela em fundo em dia de Lua Cheia, vista da minha janela!
Ana, é sempre com prazer que te vejo por cá...
Ah, Matos que moras "tão mal"!!!
beijinhos
Mais uma lição lançada a seu crédito, Matos!
Como é que se haverá de saldar esta conta?
Estou a ver que tenho que lhe oferecer um Elefante Branco...
Estamos TODOS sempre a aprender... um bocadinho ali, um bocadinho acolá... é a vida que mais nos ensina.
Não necessita saldar nada, muito menos com um "bicho desses"... livra!
Bom domingo e boa semana para si ASN.
Olha que ainda há muita gente que defende a construção de outros "elefantes brancos". Brancos, pretos, às riscas... mas elefantes.
Enviar um comentário
<< Home