O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

quinta-feira, outubro 12, 2006

"Elefante Branco"

Foto de CMatos
É comum ouvir dizer-se que muitos dos estádios que se construíram para o Euro 2004 são "elefantes brancos", que esta ou aquela organização construiu algo que se tornará num "elefante branco", que determinada compra poder-se-á tornar num grande "elefante branco",... E porquê? Porque "elefante branco" é uma expressão que se usa para designar grandes empresas ou empreendimentos que ao invés de lucro só dão prejuízo.
Este conceito é do conhecimento geral (penso eu), mas o que esteve na origem desta associação "elefante branco" – prejuízo, é que eu não sabia, e como poderá haver por aí mais "eus" aqui fica a justificação:

Esta designação tem origem no facto de antigamente o Rei de Sião ter por hábito oferecer um elefante branco àqueles dos seus cortesãos que pretendia arruinar. Como o elefante branco era considerado um animal sagrado, quem o recebia não tinha direito de se desfazer dele de maneira nenhuma. Assim, a despesa com a manutenção do enorme e inútil animal era suficiente para comprometer a fortuna mais sólida.

Et voilà! Como não tenho nenhuma foto de um bicho desses, nem nunca vi nenhum (branco claro, porque cinzentos há muitos por aí!), deixo-vos na companhia de uma linda e simpática Vaquinha... Branca. E reparem no lindo par de brinquinhos dela, um dia destes (daqui a uns anitos) ainda os poderemos ver no NEOARQUEO do amigo TSFM, provando que afinal "antigamente" não eram só as mulheres (e alguns homens) que os usavam. E assim "rezará" a história...

10 Comments:

At 13 outubro, 2006, Blogger Pitanga Doce said...

Oh, amigo Matos. Deixas lá no Pitanga um pôr do sol sobre as terras das Beiras, calculo eu, chego aqui e deparo com esta vaca, que não é louca, mas que queres que eu pense que é um elefante branco. E ela tem brincos! ehehehe

beijos de final de feriado

 
At 13 outubro, 2006, Blogger folhasdemim said...

Mais uma coisa que aprendi hoje.
Obrigada,
Betty

 
At 13 outubro, 2006, Blogger JL said...

Espera lá, amigo, elefante branco não é uma daquelas casas em que as mulheres fumam e tratam os homens por tu, ali para as bandas de Lisboa? :-)

Um abraço

 
At 14 outubro, 2006, Blogger Al Cardoso said...

Estamos sempre a aprender.

Bom fim de semana.

 
At 14 outubro, 2006, Blogger CMatos said...

Viva lá JL, à quantas luas... pensava até que se tinha chateado!

Mas olha, esse "elefante branco" ainda conheço menos que os outros...

Pintanga, aquela imagem nocturna é mesmo cá das beiras, mais precisamente Gouveia com a Serra da Estrela em fundo em dia de Lua Cheia, vista da minha janela!

 
At 14 outubro, 2006, Blogger CMatos said...

Ana, é sempre com prazer que te vejo por cá...

 
At 14 outubro, 2006, Blogger Pitanga Doce said...

Ah, Matos que moras "tão mal"!!!

beijinhos

 
At 15 outubro, 2006, Blogger a d´almeida nunes said...

Mais uma lição lançada a seu crédito, Matos!
Como é que se haverá de saldar esta conta?
Estou a ver que tenho que lhe oferecer um Elefante Branco...

 
At 15 outubro, 2006, Blogger CMatos said...

Estamos TODOS sempre a aprender... um bocadinho ali, um bocadinho acolá... é a vida que mais nos ensina.
Não necessita saldar nada, muito menos com um "bicho desses"... livra!

Bom domingo e boa semana para si ASN.

 
At 16 outubro, 2006, Blogger Agnelo Figueiredo said...

Olha que ainda há muita gente que defende a construção de outros "elefantes brancos". Brancos, pretos, às riscas... mas elefantes.

 

Enviar um comentário

<< Home