Torre de Gandufe
Hoje à tarde fui dar um passeio sem rumo, e quando dei por mim estava em Gandufe. Como não conhecia, resolvi parar na zona da Capela de Nossa Senhora dos Verdes, e partir a pé em busca da famosa “Torre de Gandufe”. Depois de calcorrear umas ruelas bem estreitas ladeadas de muros de “pedra sobre pedra” muito típicas do antigamente dei de caras com o monumento. Comecei a tirar umas fotos e quando reparo estava uma velhinha sentada ao sol à beira do tanque público vizinho da torre. Abeirei-me dela e depois das "boas tardes", apressou-se a dizer…
- Tenha cuidado, que isso está aí um perigo. Ninguém cuida de nada e um dia destes isso vem tudo abaixo. Não vê aquelas pedras, um dia destes ainda acontece aqui uma desgraça!
E de facto, principalmente aquele terço de parede tem por lá uma pedras que estão realmente a desafiar a gravidade, e apresenta largas fissuras no topo. Senão vejam as fotos que tirei e tirem as vossas conclusões.
- Tenha cuidado, que isso está aí um perigo. Ninguém cuida de nada e um dia destes isso vem tudo abaixo. Não vê aquelas pedras, um dia destes ainda acontece aqui uma desgraça!
E de facto, principalmente aquele terço de parede tem por lá uma pedras que estão realmente a desafiar a gravidade, e apresenta largas fissuras no topo. Senão vejam as fotos que tirei e tirem as vossas conclusões.
Quase me apetece dizer… Se não conhece apresse-se a ir até lá, porque um dia destes não haverá mais “Torre de Gandufe” mas verdadeiras “Ruínas de Gandufe”.
Vá lá, não deixem que este Monumento de Interesse Público (assim está classificado) acabe num amontoado de pedras... a quem de direito!
Boa Semana.
Etiquetas: Divulgação, Informação, Opinião, Património
8 Comments:
Sobre este assunto escrevi há uns tempos no meu blog o seguinte:
"A Torre de Gandufe, na aldeia homónima da freguesia de Espinho, Mangualde, é a única torre senhorial que sobrevive no concelho de Mangualde.
A Câmara Municipal de Mangualde contratou com a empresa ArqueoHoje a valorização deste imóvel, cuja classificação se encontra em estudo.
Os trabalhos a desenvolver pela ArqueoHoje serão:
1. Tratamento e Consolidação das Estruturas
2. Sondagens arqueológicas de diagnóstico
3. Colocação de um marco urbano com texto explicativo (idêntico ao da muralha romana de Viseu na R. Formosa)
4. Edição de um desdobrável
A Equipa responsável pelos trabalhos será constituída por Lúis Filipe Coutinho Gomes, João Miguel André Perpétuo; Joaquim Ascenção Pereira dos Santos Garcia, Filipe João Carvalho dos Santos; Rui Filipe Mendes Barbosa."
(http://olhandodaribeira.blogspot.com/2007/11/torre-de-gandufe-vai-est-ser-valorizada.html)
Esta informação foi obtida através da consulta do processo deste imóvel na antiga direcção regional de Coimbra do IPPAR.
Pelos prazos indicados no projecto de trabalhos arqueológicos, até pensava que os mesmos tivessem sido concluídos.
Mas o mais curioso deste processo é que quando o IPPAr deu conhecimento do seu parecer sobre esta intervenção à CMM, um membro do executivo da autarquia mangualdense pediu esclarecimentos ao IPPAR sobre este processo, pois desconhecia que se fosse fazer qualquer intervenção na Torre de Gandufe.
Mas o certo é que já num boletim municipal de 2005 foi anunciada esta obra e a ArqueoHoje no projecto apresentado ao IPA e ao IPPAR indicam a CMM como a dona da obra.
Esperemos que as obras comecem o mais rapidamente possível.
Matos
esta torre não vota, por isso...
Fizeste um bom trabalho em publicar este post.
Boa semana
Abraço
Não conhecia, que lindo mesmo!
Gostava de ver de perto!
Portugal tem coisas tão lindas! :)
Boa Páscoa Carlos!
Beijos*
Matos
Hoje (Dia Mundial da Poesia) passei para te desejar - e ao David e à Zinha - uma Santa Páscoa.
Abraço
_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥
Uma Páscoa Muito Feliz
Tenciono ir la no proximo ano, pelo que por favor, voce que esta por ai mais perto e parece ter mais fe na Virgem do que eu, peca-lhe que pelo menos assim se mantenha ate ao ano que vem, sempre poderei documenta-la com fotografias!!!
Um abraco dalgodrense.
como filho desta terra gosto de ver os progresos em relaçao a torre estamos no bom caminho
É com grande satisfação que vejo que alguem se interessou por valorizar o património á muito abandonado da minha terra. Parabens C.M.M e Freguesia de Espinho, Bom trabalho.
Enviar um comentário
<< Home