O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

terça-feira, março 14, 2006

De novo o Futebol.

Para dar voz a quem a não tem, disponibilizo este meu humilde espaço, para que ao menos se saiba o que se passa por esses campeonatos da 2ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viseu (AFV). Não estive presente no estádio, mas ouvi na 1ª pessoa o desabafo de quem viveu por dentro mais uma “vergonhosa e desastrada” arbitragem.

Ficha do Jogo: Besteiros 4 – Santiago 2, estádio "Campo Corte" em Besteiros, árbitro Nuno Silva, 12-03-2006 às 15:00. (Para confirmar aqui na página 2)

Um amigo, chamemos-lhe assim, despontado e desalentado, veio falar comigo em jeito de desabafo, pois, segundo ele, não existe em Mangualde apoio quer da Imprensa Escrita quer da Radiofónica, para expor estes casos (que relatarei a seguir) e quiçá deixar umas “farpas” a quem de direito, para ver se este estado de coisas muda. Parece que a Rádio Mangualde tem o editor de desporto ausente já há alguns meses e não tem substituto, inviabilizando assim um programa sobre desporto onde se pudessem debater estes (e outros) assuntos, em alternativa foi feito um contacto ontem (2ª feira) com a pessoa que se encontrava na Rádio, para ver da possibilidade de passar algo nos serviços noticiosos, mas até agora não houve qualquer resposta (sabemos que para com outros clubes similares, quiçá mais influentes, as coisas são diferentes). Quanto à Imprensa Escrita da Região, não me lembro de ter lido nada sobre campeonatos da 2ª Divisão Distrital (excepção feita para o Jornal da Paróquia de Santiago no Santiago-OnLine), talvez porque ninguém lhes faz chegar as notícias ou por falta de interesse… não sei.

Quanto ao jogo: Logo a abrir, um cartão amarelo (bem mostrado, parece) só que ao jogador errado (em vez do 4, foi ao 9 – enfim parecidos), a maioria dos Cantos que o seriam a favor do Santiago, são transformados em Pontapé de Baliza do Besteiros, o 2º Golo dos da Casa é antecedido por um claro fora de jogo (mais de 1 metro, diz o meu amigo), o 4º … bem o 4º foi um claríssimo fora de jogo, ao ponto dos adeptos locais não saberem (até eles) como é possível não se marcar. Parece que o avançado estaria quase sobre a linha do grande círculo, com todos os outros sobre o meio campo, o árbitro assistente levanta a bandeirola, todos param (até o próprio avançado) guarda-redes incluído, mas o Sr. Árbitro manda seguir um avançado atónito que não teve mais que contornar a seu belo prazer e fazer o golo, "matando" assim uma equipa que na altura estaria a tentar o empate a 3 bolas. Bom mas o que acho mais hilariante (sem que tenha piada alguma) é que o meu amigo diz que o 2º tempo terá tido de jogo jogado talvez uns 20 minutos, já que qualquer toque num jogador do Besteiros equivalia a uma apitadela, seguida de 3 a 4 minutos de assistência médica, a comprová-lo estão os 10 (sim, não é engano) 10 minutos de compensação que o árbitro assistente resolveu transformar em 9, dos quais se jogaram mais ou menos 4 pelos motivos que já se apontaram. Bem como ele diz (o meu amigo) só vendo porque contado…

Porquê tudo isto: A AFV tem vários árbitros nos quadros, e divididos por categorias; então existem os do Quadro de Honra (os mais bem classificados), os de 1ª Categoria e os de 2ª Categoria (os menos bem); existem também os árbitros assistentes divididos igualmente por categorias; e depois os estagiários. O jogo em causa disputou-se entre “aflitos”, o Besteiros em 13 e último e o Santiago em 10º, logo a precisarem urgentemente de pontitos. E o que faz a AFV? Simples, nomeia para Árbitro Principal um (reparem bem) Árbitro Assistente de 2ª Categoria (está na lista distribuída no início de Época, diz o meu amigo, mas que ao confirmar no quadro regional de árbitros enconto-o em nono (9) lugar nos Árbitros de 2ª categoria, mas não aparecendo na classificação de árbitros da época 2004/2005 ... que grande trapalhada) e para Árbitros Assistentes, dois (2) Estagiários. E o ramalhete fica composto, tendo como resultado um desacerto completo, uma palhaçada total e uma falta de respeito pelos jogadores e instituições de bradar aos Céus.

Em jeito de finalização, a última frase do meu amigo, que serviu de despedida também: “E é isto, …um gajo luta contra tudo e contra todos e ainda é gozado por cima. Até amanhã!”

1 Comments:

At 04 abril, 2006, Blogger CMatos said...

Pensamento, vamos por partes!
- Em primeiro devo um esclarecimento: Tudo aquilo que escrevi acerca deste assunto, foi-me relatado na 2ª feira á noite, no dia a seguir ao jogo, por um responsável/dirigente do desportivo de Santiago. Em relação á classificação e/ou designação dada aos árbitros no post, tive o devido cuidado de, por um lado ser fiel ao que me disseram e por outro deixar todos os links/ligações para o site da AFV para que cada um tirasse as conclusões.
- Em relação á rádio, só na 3ª feira (+- á hora em que publicava o post) é que o desportivo foi contactado pela RVM (soube-o depois) para gravar as declarações, o que foi posteriormente feito e passado nos serviços noticiosos. O que deve ou não ser passado na rádio só a eles diz respeito, tal como o que devo aqui publicar ou não, só a mim diz respeito!
- A explicação dada sobre o trajecto/percurso do Nuno Silva como árbitro, agradeço, e assumindo que sou nabo na matéria, serviu para aprender mais umas coisitas sobre o futebol e sua envolvente.
- Sei que é árbitro (já mo tinha dito) e de certo quando diz "os árbitros da AFV ... são pessoas sérias e ... muitos andam nisto só por prazer e amor ao desporto" fá-lo certamente (e não duvido disso) a pensar em si e talvez até na maioria, mas não deve falar no geral, porque de certo não porá "a mão no fogo" por todos (eu pelo menos não o faço em relação a todos os profissionais na minha área, por mim... sim!)
- Em relação ao respeito, a minha avó dizia que quem quer ser respeitado, tem de se dar ao respeito primeiro! No domingo Santiago perdeu em casa e o árbitro não foi vaiado nem enxovalhado, porque terá sido?...
- De resto desejo-lhe as maiores felicidades na arbitragem (tarefa que não é fácil, bem sei) a bem do futebol e do desporto.

 

Enviar um comentário

<< Home