O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sexta-feira, abril 15, 2011

Quinta do Trogal

A SO da Quinta do Ramalhal e a NO da Necrópole das Quelhadas, encontramos a Quinta do Trogal, já em plena encosta norte/noroeste da serra das Pousadas. Hoje completamente ao abandono, com os terrenos invadidos por giestais e tojais, pasto frequente dos incêndios de Verão, terá sido outrora bastante próspera, amanhada por mãos hábeis que esculpiram a encosta em socalcos suportados por muros de pedra. A cerca de 150 metros da casa (em ruinas) para Sudoeste, numa plataforma rochosa e uma vista magnífica sobre todo o vale que acompanha a ribeira de Marialva, encontra-se um sarcófago antropomórfico.

(N 40° 35.127' / W 7° 40.407')

(Clique para ampliar)
Foto CMatos
É uma sepultura de adulto, embora de pequenas dimensões, orientada de NE para SO. Com uma profundidade média de 30cm e 167cm de comprimento, apresenta a cabeça redonda e ligeiramente inclinada para a direita, o ombro esquerdo ligeiramente mais descaído e de maiores dimensões que o direito. Os lados são rectilíneos afunilando na zona dos pés que apresentam uma forma arredondada. A cabeça tem uma largura de 20cm e 24cm do pescoço ao alto da cabeça. A largura nos ombros é de 50cm, reduzindo gradualmente para os 46cm a meio e 27cm nos pés.

(Vista na direcção da Póvoa de Cervães - Clique para ampliar)
Foto CMatos
(Localização (a amarelo) - Clique para ampliar)

Por agora ficamos por aqui quanto a sepulturas antropomórficas na Freguesia de Santiago de Cassurrães. Pelo menos até serem descobertas outras…

Etiquetas: , ,