O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

terça-feira, abril 05, 2011

Quinta do Ramalhal (III)


3ª Sepultura (N 40° 34.957' / W 7° 40.715')

(Clique para ampliar)
Foto CMatos
Sepultura antropomórfica praticamente simétrica, excepto uma ligeira curvatura do lado esquerdo junto aos pés, isolada e de adulto. A cabeça é em forma de ferradura, os ombros com ângulos arredondados e os lados equidistantes. Esta sepultura terá sido usada mais recentemente como bebedouro para animais, já que apresenta um furo na zona dos pés, lado esquerdo, para permitir o escoamento da água. Com um comprimento de 198cm é a maior das 3 sepulturas da Quinta do Ramalhal. Assim, e no campo das hipóteses e probabilidades, poderá dizer-se que terá pertencido ao chefe da família, enquanto as outras duas terão pertencido à sua mulher e filho(a). Possui uma profundidade média de 18cm e de largura 24cm nos pés, 51cm nos ombros e 23cm na cabeça. Encontra-se numa plataforma rochosa mesmo ao lado do caminho que vindo da casa da quinta (hoje em ruinas) dá acesso aos lameiros junto à ribeira de Marialva.

(Vista invertida - Clique para ampliar)
Foto CMatos
(Localização (a amarelo) - Clique para ampliar)

Resumo

Na Quinta do Ramalhal existem 3 sepulturas, duas de adulto e uma de criança, uma delas está parcialmente destruída, apenas uma é antropomórfica, encontrando-se duas lado-a-lado e a outra isolada. Cerca de 515 metros em linha recta separa os dois conjuntos.

Brevemente aqui falarei da sepultura da Quinta do Torgal.

Etiquetas: , ,