O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sábado, março 05, 2011

Quinta do Ramalhal

A Sul da Necrópole das Quelhadas, do outro lado da ribeira de Marialva encontra-se a Quinta do Ramalhal. Situada num vale rico em água, outrora cultivado até à exaustão, mas hoje usado quase em exclusivo para o pastoreio, rodeado por afloramentos graníticos e vertentes “carecas” pela acção de sucessivos incêndios que dizimaram os antigos e frondosos pinhais, aninhada aos pés da Serra das Bochinhas, alberga o primeiro caso de uma necrópole de tipo familiar, constituída por 3 sepulturas, sendo duas de adulto e uma de criança. Duas delas estão lado a lado e a outra isolada.

Há muito que conhecia a localização de uma das sepulturas, mas as outras duas fizeram-me calcorrear quilómetros, subir e descer muitas rochas, fazer muitas contas e quase desistir. Todas as publicações que consultei e informações que me chegaram, apontavam para uma localização provável onde nada existia. Foi então que numa última tentativa entrei em contacto com o Dr. Luís Gomes da “Arqueohoje”, um dos primitivos exploradores da zona na década de 80, para me dar alguma dica ou quiçá uma foto que me ajudasse a chegar até elas. Filho da terra e arqueólogo de profissão, logo se disponibilizou (o que públicamente agradeço) para numa tarde de sábado soalheira me indicar a localização delas, já que seriam as mais fáceis de localizar e aquelas de que melhor se recordava. E na verdade, parecia teleguiado encontrando-as rapidamente, e afinal estavam logo ali, a poucos metros de um caminho onde tantas vezes já tinha passado.

1ª Sepultura (N 40° 34.771' / W 7° 40.987')

Foto CMatos
(Clique para ampliar)

É um sarcófago não antropomórfico de adulto de formato aproximado a um losango. A cabeceira e os pés apresentam formato idêntico e os lados quase rectilíneos. Tem 188cm de comprimento, uma profundidade média de 28cm e a largura na zona da cabeça também de 28cm. A largura nos pés é de 14cm e ao meio 49cm. Pena é que a parede virada a Oeste se encontre parcialmente destruída. Está situada numa pequena elevação rochosa a poucos metros da ribeira de Marialva e está orientada de NO para SU.

(Localização (a amarelo) - Clique para ampliar)