O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

domingo, janeiro 30, 2011

Necrópole das Quelhadas (VIII)


8ª Sepultura (N 40° 35.254' / W 7° 40.709')

Foto CMatos
(Clique para ampliar)

Esta é, na verdade, a sepultura destruída referenciada no já citado livro “Sepulturas escavadas na rocha no Concelho de Mangualde”, como sendo a última das seis sepulturas então descobertas. Isso faz com que a sepultura nº 6 que eu descrevi aqui em baixo, seja de facto uma nova descoberta. Situação confirmada durante uma recente visita ao local com o amigo e arqueólogo, Dr. Luís Gomes, da ARQUEOHOJE.
Como se pode ver na foto, resta apenas uma pequena parte da sepultura, porque o bloco granítico onde está implantada se encontra destruído. Seria uma sepultura de adulto a avaliar pela largura da mesma, e está a cerca de 1 metro a norte de uma outra (a nº 5). Restando tão pouco, não se pode saber com certeza a localização da cabeça e dos pés, mas a orientação deveria ser semelhante à sepultura vizinha, de SO para NE ou de NE para SO (provavelmente, SO para NE). A largura do que resta é de 39cm.

(Localização (a amarelo) - Clique para ampliar)
Foto CMatos

Esta é a última das sepulturas referenciadas na chamada Necrópole das Quelhadas. Hoje o mato impera na zona, existindo extensas zonas cobertas por silvados e giestais praticamente inexpugnáveis, pelo que não se descarta a possibilidade de por lá existirem mais!
Resumo
Neste momento às 6 já conhecidas foram adicionadas mais 2 novas descobertas, aumentando para 8 as sepulturas desta Necrópole. Quatro estão isoladas e as restantes quatro agrupadas duas a duas, são todas antropomórficas excepto a nº 1, com uma grande pedra à cabeceira, a nº 7 em forma de banheira e a nº 8 por se encontrar destruída. Duas seriam de criança, sendo que uma delas parece inacabada e a outra possui um penedo à cabeceira que a torna única no concelho acontecendo o mesmo relativamente ao pormenor da cabeceira do sarcófago nº 7. A sepultura nº 2 é a única da necrópole com os ombros rebaixados.

Nos próximos capítulos irei levá-los numa visita guiada às sepulturas da Quinta do Ramalhal, situada junto à Ribeira de Marialva.

Etiquetas: , ,