O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sexta-feira, novembro 19, 2010

Necrópole das Quelhadas

Num terreno designado por Quelhadas, à entrada de Aldeia Nova na Freguesia de Santiago de Cassurrães, existem várias sepulturas antropomórficas, de vários tamanhos e feitios, de adultos e crianças, algumas em bom estado de conservação, outras parcialmente destruídas e ainda uma que parece inacabada, devido à sua fraca profundidade.
Encontram-se espalhadas numa encosta virada a Sul onde os afloramentos graníticos imperam, e onde o mato tomou conta dos terrenos de cultivo que serpenteavam a encosta até à Ribeira de Marialva, lá ao fundo.
Associadas às sepulturas é frequente encontrarem-se inúmeras covas circulares, pequenas, abertas na rocha.
Estas e outras sepulturas do Concelho de Mangualde, encontram-se referenciadas num livro de António Luís Marques Tavares e edição da ACAB (Associação Cultural Azurara da Beira).
Sabendo que ali existia uma necrópole, mas não sabendo a localização das ditas sepulturas, encetei à uns anos um trabalho de investigação, primeiro junto de quem na década de 80 as descobriu, depois junto da referida publicação e finalmente através de trabalho de campo, batendo o terreno já que a localização exacta das mesmas se tinha perdido no tempo e na memória, pois na época a georreferenciarão era ainda ficção científica.
Durante este tempo fui identificando as sepulturas, registando-as fotograficamente e marcando a sua localização em coordenadas GPS. Para além desta necrópole (das Quelhadas) com 7 sepulturas identificadas (uma das quais nova) existe na Aldeia Nova um outro conjunto de 3 sepulturas na Quinta do Ramalhal e ainda uma outra (não referenciada na publicação) na Quinta do Trogal, situada na encosta da serra contrária às Quelhadas.

Uma a uma, irei aqui neste espaço mostrar fotos das sepulturas, com uma pequena descrição da mesma e sua localização, esperando que assim este nosso património esquecido e abandonado possa, um dia, ser revitalizado e protegido. É difícil datar estas sepulturas, mas segundo alguns estudos pensa-se que estas terão sido esculpidas algures no espaço temporal que vai do século VIII ao XI
Os meus conhecimentos sobre este tema são apenas fruto do meu interesse sobre as coisas do nosso passado, não tendo qualquer formação académica específica, pelo que as descrições serão apoiadas na pequena “bíblia” sobre este tema que para mim é, o já referido livro “Sepulturas escavadas na rocha no Concelho de Mangualde”, e qualquer incorrecção que possa vir a escrever, espero, me seja perdoada.

1ª Sepultura (N 40° 35.257' / W 7° 40.782')
Foto CMatos
(Clique para ampliar)

É uma sepultura de criança/adolescente não antropomórfica. Não tem cabeça, possuindo um pedregulho natural a servir de cabeceira, tem o corpo estreito e pés redondos não possuindo encaixe para as lousas que serviriam de cobertura. Actualmente a zona dos pés apresenta uma abertura que deverá ter sido feita mais recentemente para utilização da sepultura como bebedouro para animais, já que a zona era e ainda é (embora cada vez menos) frequentada por pastores e seus rebanhos. Mede 140cm de comprimento, 23cm de largura ao nível dos pés, 49cm de largura ao nível dos ombros e uma profundidade média de 29cm. Esta sepultura com orientação NO/SE é, pelo que me foi dito, única no Concelho de Mangualde e uma das mais curiosas dada a sua cabeceira.
(Localização - Clique para ampliar)

Etiquetas: , ,

2 Comments:

At 21 novembro, 2010, Anonymous Pedro Pina Nóbrega said...

Caro Carlos
Parabéns pela iniciativa. É sempre bom ver o nosso património arqueológico divulgado e preservado.
Além do trabalho pioneiro do António Tavares em boa hora publicado pela ACAB, também Jorge Adolfo Marques estudo as sepulturas da região. Este investigador identificou mais algumas. Segue os links para um pequeno artigo:
http://www4.crb.ucp.pt/biblioteca/mathesis/Mat5/mathesis5_205.pdf
Enviarei por mail a parte da dissertação de mestrado de Jorge Adolfo Marques sobre a freguesia de Santiago de Cassurrães.

 
At 21 novembro, 2010, Blogger CMatos said...

Muito obrigado pelos links e o documento enviado por mail. Assim vou poder ficar a conhecer melhor as sepultuas da minha terra.

 

Enviar um comentário

<< Home