O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sexta-feira, novembro 12, 2010

Longe do Meu Coração

Longe do meu coração” é o novo romance do Júlio Magalhães. Retrata uma época esquecida no tempo, sobre a qual muito pouco se tem falado. A emigração para França da década de 60.
Sobre esta realidade, confesso, muito pouco ou nada sabia, é certo que também não tinha ainda nascido.
Joaquim, um jovem de “Memória”, cansado e desiludido com Portugal (vivia-se na miséria, soterrados pela ditadura e amordaçados pela PIDE), desafia o Pai e lança-se na aventura de “dar o salto” para França, uma terra prometida.
A viagem revela-se cheia de peripécias e muito complicada, e quando finalmente chega à “casa” do tio, muito a custo consegue disfarçar a sua desilusão. Afinal o paraíso não passa de um conjunto de barracas, sem esgoto, água potável ou electricidade, ruas lamacentas e uma “cama” constituída por fardos de palha.
Mas ainda assim não desiste do sonho, trabalhar, mandar dinheiro aos pais que ficaram numa terra que quer esquecer, vencer na vida, abrir um negócio dele e conquistar o seu lugar ao Sol em França.
É então que vê… Françoise, uma bela francesa! A partir daí… o melhor é lerem o livro, é mesmo muito bom!

Este romance ajuda a compreender melhor a emigração Francesa, através dele podemos voltar atrás no tempo e colocarmo-nos na pele de Joaquim,... na pele do emigrante!

Etiquetas: ,