O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

terça-feira, março 27, 2007

Encontrada!

Imagem da Net
E a carteira apareceu! Uma semana e 3 dias depois apareceu no meio das plantas dos canteiros do largo do Complexo Paroquial, sem valores é certo mas felizmente com todos os documentos pessoais... bem com todos não, falta o cartão de eleitor... vá-se lá saber porquê, mas falta.

Etiquetas:

segunda-feira, março 26, 2007

Radiações:

CAUTELAS, MAS SEM ALARME!Imagem da Net
«As antenas de telemóveis põem em risco a saúde dos moradores do prédio onde está instalada? Os microondas são aparelhos perigosos? Que cuidados devemos ter ao utilizar um telemóvel ou um computador? São questões colocadas pela vida moderna e para as quais fomos procurar resposta.

Há tempos atrás, os jornais noticiavam a preocupação de algumas associações de Pais, pelo facto de estarem a ser instaladas antenas de telemóveis nas escolas. Alegadamente, a sua instalação colocaria em risco a saúde dos alunos, devido à emissão de radiações.
(…)A verdade é que há vários estudos sobre o assunto com conclusões aparentemente contraditórias, mas mesmo aqueles que apontam para alguma perigosidade, realçam que “não há razões para as pessoas se alarmarem”. No mesmo sentido apontam os resultados do Projecto monIT que, nos últimos anos, tem vindo a monitorizar, em todo o País, a radiação electromagnética em comunicações móveis. Os resultados obtidos em 380 locais, distribuídos por 20 distritos, concluíram que apenas no aeroporto da Portela e num grande centro comercial de Lisboa se registaram valores mais elevados do que o normal.
Uma constante na análise dos diversos estudos efectuados em Portugal e noutros países da União Europeia, é a recomendação para “a incidência das radiações não cair no espaço escolar (recreio, etc.)”. »


Em relação a antenas no topo dos prédios:

«(…), as formas como as ondas se propagam vai atingir áreas exteriores ao prédio, estando os moradores mais ou menos protegidos por um “chapéu” protector. Coloca-se então a questão de saber de que modo poderão ser afectadas as pessoas que habitam na vizinhança desse prédio... mas também não correm grandes riscos, porque as radiações emitidas estão cerca de 150 vezes abaixo dos valores recomendados pela União Europeia. A tendência é para que o perigo seja cada vez mais reduzido, pois à medida que vão sendo instaladas mais antenas reduz-se a sua potência e, por consequência, os efeitos da radiação.»

Continuando...

«Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem mais perigos na utilização de telemóveis, do que na instalação de uma antena no prédio onde vivemos, pois o campo eléctrico gerado em torno de um telemóvel é muito superior ao gerado por uma antena. (…)Do computador ao televisor, passando pelo microondas ou alguns brinquedos, convivemos diariamente com um conjunto de objectos que emitem radiações não ionizantes. Os quartos dos nossos filhos são, muitas vezes, locais de risco. Um quarto onde convive um computador, um telemóvel, uma aparelhagem de alta fidelidade, um televisor e vários telecomandos, é um espaço onde as crianças se estão a expor a riscos desnecessários e muito mais elevados do que os causados por uma antena de telemóvel instalada na escola. Ainda dentro de casa, há que tomar alguns cuidados com o microondas, nomeadamente mantendo-se sempre afastado do aparelho em funcionamento, pelo menos 150 centímetros. Outra coisa que deverá abster-se, é meter os olhos lá dentro, para verificar se a comida está pronta, pois a exposição ocular pode provocar cataratas.»

Por Carlos Barbosa de Oliveira in Revista Tempo Livre (Março 2007)

Etiquetas:

quinta-feira, março 22, 2007

Será possível?

Imagem da Net
Após o desaparecimento da carteira (ver post anterior), ainda se ficou na dúvida se de facto teria sido roubada ou simplesmente estaria esquecida ou caída num qualquer canto da loja, e por isso no Sábado de Manhã continuaram as buscas. Como não apareceu dirigimo-nos à GNR para oficializar o furto e esperámos até 2ª de manhã para nos dirigir ao banco. Sabíamos que na carteira estava um Cartão Multibanco, mas a conta não tinha dinheiro e nem o Código lá estaria.
Ao chegar à Caixa Geral de Depósitos logo pela manhã (08:30) relatámos o furto e pedimos a anulação do cartão. Por curiosidade pedi para que verificassem o movimento da conta, e surpresa das surpresas… tinha sido efectuado um levantamento pelas 03:00 da madrugada de Sábado! Uma coisa me intrigou, se não havia dinheiro na conta, até porque a conta se encontrava agora negativa, se a conta não é uma conta ordenado nem tem qualquer plafon, como foi possível levantar dinheiro não havendo saldo? De qualquer forma o banco já tinha tratado de transferir dinheiro de outra conta (do mesmo titular) sem dar cavaco a ninguém e preparava-se para debitar juros por a conta ter estado negativa.
De imediato pedi à funcionária (muito atenciosa e disponível diga-se) para me informar em que caixa Multibanco teria sido efectuado o levantamento. Foi ver “ao sistema” e nada, não têm acesso a essa informação. Tinha de pedir aos “colegas” de Lisboa mas só mais tarde saberia resposta.
Para quando? Perguntei. – Talvez no final de almoço. Ok, aceita-se. O objectivo era antes de mais, tentar saber se essa caixa não estaria sob Vídeo Vigilância, e se nas proximidades não teria sido largada a carteira.
Voltei no final de almoço, e … nada! Tinha de ser feito um pedido mais formal e demoraria alguns dias a vir a resposta. Frustrado e resignado dei uma volta pelas imediações de todas as caixas de Mangualde … mas não encontrei nada. Foi então que decidi escrever o post anterior e publicá-lo. Era 2ª feira, dia 19 de Março.
Hoje 22 de Março, 5ª feira, “como não vai Maomé à Montanha, vai a Montanha a Maomé”. Telefonei para a instituição bancária e … NADA!
3 DIAS DEPOIS ainda não me disseram uma coisa TÃO SIMPLES como: A operação ocorreu na caixa ... XPTO.
Em todos os outros bancos (com que trabalho) essa informação está à distância de um click através do “Home Banking”, mas na Caixa Geral de Depósitos, no ano de 2007, século XXI, parece que não! Será possível?
É caso para dizer: A vida está para os larápios!

Etiquetas:

segunda-feira, março 19, 2007

Carteiristas à solta…

Eles/Elas andam por Mangualde!
Imagem tirada da NetNa passada 6ª feira (16/03/2007) houve em Mangualde pelo menos dois furtos de carteiras em estabelecimentos comerciais. Este é, à data, o nº de furtos já registados na GNR local.
Curioso, ou talvez não, é que estes criminosos estão mais audazes que nunca, já que uma das carteiras estava por trás do balcão da loja junto ao telefone. Esta em particular é/era propriedade da minha esposa e para além de alguns bens pessoais de valor, continha todos os documentos pessoais, inclusive BI e Carta de Condução. Enquanto que a outra já terá aparecido dentro do Autoclismo num WC de uma padaria/pastelaria da zona, a da minha esposa não.
Há alguns indícios de que estes não terão sido casos isolados, e que andarão por aí pessoas (provavelmente do sexo feminino, aos pares, e com uma criança, apenas suposições) em busca de bens alheios.
Se por acaso souber informações acerca de uma carteira (tamanho mais ou menos 18cm por 10cm) de cor beije, textura parecida a escamas, com umas grandes argolas a servir de puxador dos zips e com documentos em nome de Maria José, por favor contacte-me.
Pode ser que tenha sido deitada num qualquer lixo ou lugar perto de si.

Já agora TENHA PRECAUÇÃO com os seus bens, mantenha-os longe da vista dos larápios, e em lugares não acessíveis a estranhos. Se observar movimentos suspeitos, não hesite… contacte as autoridades. PROTEJA-SE!

Se por um ínfimo acaso, você for o/a carteirista, por favor fique com tudo mas devolva-nos os documentos! (É uma lança em África, bem sei.)

Etiquetas:

sábado, março 17, 2007

Mas quem é Mantorras?

Imagem tirada da NetOiço por aí falar de um tal de Pedro Mantorras, que foi detido por conduzir sem carta de condução válida em Portugal e com isto faz-se uma novela dos diabos nas TVs nas Rádios … mas afinal porquê? Se fosse um qualquer Pedro Oliveira, ou Martins, ou dos Anzóis, ninguém se chateava! O gajo ia a tribunal, era condenado, ficava na pildra se tivesse de ficar e depois se quisesse conduzir ia tirar a respectiva carta/licença.
Simples, rápido, eficaz e sem apelo nem agravo.
Mas como é um Mantorras, não, vamos para a porta do tribunal à espera que sua excelência saia para lhe captar um sorriso amarelo, por ter dito em tribunal que ganhava 10,000 € (para além de tudo ao que parece até mentiu em tribunal!), e logo de seguida ouvir um Sr. Dr. Advogado dizer … “acredito na absolvição do meu cliente”…
Absolvição? Atão porquê, carago? (é assim mesmo à Português) Porque será que o fulano tem de ser absolvido depois de ter cometido e confessado um crime (os jornalistas assim o dizem) e mentido em tribunal?
Será que por coincidência este Mantorras é o mesmo que há uns tempos andava por Portugal com um passaporte falso e que jogava (ou joga alguns minutos) no Benfica? Só se for …

Ops… acabo de saber que isto afinal deve ser uma cabala, e das grandes, vejam lá que em Angola e por retaliação já começaram a prender Portugueses sem carta Angolana… Mas esses parecem que ficam MESMO DETIDOS! Curioso.

Etiquetas:

segunda-feira, março 12, 2007

Sabia que ... [mais]

Foto CMatos (O mar em Mil Fontes)
* O músculo mais potente do corpo é ... a língua;

* Uma pessoa é, em média, um centímetro mais alta durante a noite;

* Rir durante o dia faz com que durma melhor à noite;

* O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo se torna adulto;

* A quantidade de sangue que circula no organismo varia de pessoa para pessoa. Em média, representa em litros a décima parte do peso do corpo. Assim, uma pessoa de 70 quilos, terá aproximadamente sete litros de sangue correndo nas artérias e veias;

* É impossível lamber o cotovelo;

* Sabes quanto tempo leva para se decompor no mar?

Papel = De 3 a 6 meses
Pastilha = 5 anos
Cigarro = 5 anos
Pano = De 3 a 5 anos
Madeira pintada = 13 anos
Nylon = De 30 a 40 anos
Metal = Mais de 100 anos
Borracha = Mais de 100 anos
Plástico = Mais de 100 anos
Vidros = 1 milhão de anos

* A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exactamente o mesmo número de calorias que um orgasmo;

* Os ossos das coxas de um humano são mais fortes que cimento.

Etiquetas:

sexta-feira, março 09, 2007

Teste o seu QI

Foto de CMatosÉ mesmo inteligente? A seguir estão 3 perguntas mais uma de bónus... Tem que responder instantaneamente. Não pode levar tempo a pensar, responda logo. OK? Vamos descobrir se realmente é tão inteligente como pensa... Preparado? VAI!!!

1ª Pergunta: Está a participar numa corrida. Ultrapassa o segundo concorrente. Em que lugar está?

Tente não errar esta pergunta, vá... Para responder a esta não leve tanto tempo como levou na primeira...

2ª Pergunta: Se ultrapassar o último concorrente da corrida, então está em...?

Conseguiu? Será que acertou? Vamos à próxima…

3ª Pergunta: O pai da Maria tem cinco filhas: Nana, Nene, Nini, Nono, … Qual o nome da quinta filha?

Vá lá, esta é fácil para sair daqui bem-disposto. Por isso é que é a pergunta de bónus...

Pergunta de Bónus: Um mudo quer comprar uma escova de dentes. Ao imitar o movimento que se faz ao escovar os dentes, consegue fazer-se entender, e assim, o dono da loja percebendo o cliente, vende o produto pretendido. Agora, tem um cego que quer comprar uns óculos escuros... Como se deve exprimir ao vendedor da loja?

Não é preciso tirar um curso pois não? Vamos a isso...
Enquanto ficam a escrever as respostas, eu vou dar um pulinho à "Capital do Império" e já venho!

Etiquetas:

quinta-feira, março 08, 2007

O Admirável KIWI.

O Kiwi é originário da Nova Zelândia e só nos anos 40 começa a sua internacionalização. Chegou a Portugal há poucos anos, mas rapidamente se enraizou, sendo hoje produzido, e bem, por agricultores portugueses. Os kiwis produzidos em Portugal são de grande qualidade, tanto ao nível do sabor como do ponto de vista nutricional.

«O kiwi é uma baga com nutrientes extra que vêm das pequenas sementes pretas. Possui uma enorme riqueza em potássio, importante na regulação da pressão arterial. A quantidade de potássio presente neste fruto é bastante superior à existente na banana ou na laranja, os frutos habitualmente conotados como grandes fornecedores deste nutriente. Por outro lado, o kiwi não possui sódio e tem um valor calórico relativamente baixo, tornando-o perfeito para a alimentação dos hipertensos e não só. A sua oferta de vitamina C é admirável, bastando um kiwi médio por dia para nos oferecer a dose diária recomendada desta vitamina. Ao contrário da maioria dos frutos, oferece vitamina E, outra vitamina com potencial antioxidante, protector das nossas células e da manutenção da sua integridade. Outra vitamina presente no kiwi é o ácido fólico, que se pensa ser um importante agente na promoção da saúde cardiovascular. O ácido fólico existe em quantidades elevadas nos hortícolas, mas como é destruído pelas temperaturas elevadas acaba por desaparecer, em parte, durante os processos culinários. Pelo contrário, o ácido
fólico presente neste fruto é mantido quase intacto se for consumido de imediato, como acontece na maioria das vezes. O kiwi fornece ainda doses interessantes de vitamina B6, cálcio, ferro e magnésio. Se a estas vitaminas e minerais adicionarmos as quantidades importantes de fibra oferecidas por uma dose deste fruto (bastante superiores a muitos cereais de pequeno-almoço) estamos em presença de uma forma barata e saborosa de melhorarmos a nossa saúde intestinal.
Resta agora aproveitar as melhores ocasiões para o incluir no nosso dia-a-dia, complementando a sua ingestão com outros frutos. O kiwi integra-se com facilidade em saladas de fruta, em gelados, batidos ou iogurtes. Um kiwi médio oferece tudo isto por apenas 47 calorias.
Em conjunto com outros frutos e hortícolas pode contribuir para se atingir o objectivo de consumir pelo menos 400g destes alimentos por dia. Dois pratos de sopa, às refeições principais, ajudam ainda a atingir estes objectivos com maior facilidade. E sabemos hoje que o consumo generoso e variado destes alimentos é uma das melhores formas de prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares e cancro. Estima-se que uma alimentação saudável e a prática diária de actividade física de intensidade moderada poderá, por exemplo, reduzir as probabilidades de um cancro aparecer em cerca de 30-40 %. De que está à espera?
»
Por Pedro Soares em Revista Tempo Livre (Março 2007)

Etiquetas:

terça-feira, março 06, 2007

Na Quaresma.

Foto CMatos
«A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os crentes para a grande festa da Páscoa. Durante este período os seus fiéis são "convidados" a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. A Quaresma dura 40 dias. Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.»

Também foi mais ou menos isto que os meus pais me ensinaram, e apreendi dos vários anos de catequese que frequentei.
Nós católicos, por altura destes 40 dias, somos chamados a uma oração maior, ao recolhimento e à meditação, para que possamos melhor organizar a nossa vida cristã e reformulá-la até no sentido da paz, da conversão e do perdão. É por isso que estes dias não são dados a grandes festas e bailaricos, tal qual acontece quando temos algum ente querido moribundo. Fico triste quando vejo cartazes de festas precisamente nesta época, sendo essa uma das razões deste post, precisamente o alertar e dar voz a esta minha tristeza para que pelo menos quem me ler possa pensar um pouco mais neste assunto. Mas existe uma outra razão, é que também sei que no Mundo, no País, no Distrito, no Concelho, na Freguesia e até na minha aldeia não somos todos católicos e como tal nem todos comungam este espírito quaresmal, assim sendo e como a liberdade é um direito adquirido não posso proibir que outros promovam estes eventos, muito menos usar de chantagem como meio para chegar ao fim pretendido.
Mas há algo que eu posso fazer, porque afinal também eu adquiri o direito à liberdade, se não concordo e me entristece, se expressei a minha opinião e alertei consciências, se na minha comunidade paroquial ou outra existem essas festas… eu simplesmente não vou!

Etiquetas:

quinta-feira, março 01, 2007

Mulas e Camelos

Foto CMatos
A propósito da evolução gráfica da taxa de desemprego entre 2005 e 2006 o líder do bloco de esquerda (Francisco Louça) no parlamento, em resposta ao nosso 1º (José Sócrates) tem esta tirada…
«…Se você pegar num camelo de duas bossas e fizer uma média passa a ter uma mula, … mas nunca deixa de ser um camelo!»

Digam lá se isto não é lindo, … até poético!

Nota - Não sei bem porquê, mas achei apropriada esta foto (Água da piscina).

Etiquetas: