O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

domingo, dezembro 03, 2006

Pontos de vista

Aos pontos de vista de todos aqueles que deixaram opinião expressa no post anterior, acrescento aqui alguns mais, fazendo uma espécie de conclusão.

Desenho de CMatosSegundo um Instrutor de condução:
- O trajecto correcto é o C respeitando o nº2 do artigo 16.º do Código da Estrada. Questionado sobre o facto de ter de transpor/pisar um risco contínuo, a resposta sai na ponta da língua, “Neste caso não faz mal…”

Segundo um agente da GNR:
- Pela lei dever-se-ia optar pelo C mas… como temos o risco contínuo não se pode, sob pena de ficar sem carta já que pela alínea o) do artigo 146.º se incorre numa contra-ordenação muito grave. Assim à que optar pela B que é um mal menor. Diz ainda que foi dado às entidades competentes um determinado tempo para proceder às alterações quer das marcações da via, quer da forma das placas em si, só que na generalidade nada se fez!

Segundo um habitante local (que por ali passa muitas vezes):
- Definitivamente pela trajectória B.

Segundo o CMatos:
- Eu que o fazia seguindo o trajecto C desde que á meses a esposa tirou a carta, passei a usar a B a partir do dia em que falei com o tal habitante local, optando pelo mal menor.

É que, e segundo o tal habitante, há dias esteve por ali a BT (Brigada de Trânsito) a multar o povinho que optava por cumprir o artigo 16.º pisando o risco contínuo. Para além da multa, ficamos ainda sujeitos a uma condenação acessória que pode ir de 15 dias a dois meses de inibição de condução.
Resumindo, não sei se por culta da EP (Estradas de Portugal) se da CMM (Câmara Municipal de Mangualde) que não procederam em tempo útil à alteração da marcação da via, ao passar por ali ou por qualquer outro entroncamento semelhante pode ser multado quer opte por B ou C, pois em qualquer dos casos desrespeita o Código da Estrada. Só que a infracção na opção B é leve (ficando-se pela multa) e na opção C é muito grave, com todas as consequências para, por exemplo, quem já tem duas destas infracções.
Assim se se aperceber da presença da GNR ou BT nas proximidades, o melhor é parar, fazer um pouco de marcha atrás para sair da zona do entroncamento, fazer inversão de marcha e rumar a outras paragens,... pelo sim pelo não!

Nota – O caso é bem mais grave se alguém vier da Freixiosa e pretender virar para a Cunha Alta como diz e bem o azurara, é que se ao mesmo tempo alguém aparece seguindo a trajectória C pode dar num acidente feio! E depois quem terá a culpa? Infelizmente todos menos quem deveria ter tomado providências para evitar estas e muitas outras situações!

7 Comments:

At 03 dezembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

...que loucura!

preso por ter cão e por não ter....

A culpa claro que é deles. E ainda por cima, aproveitam para multar?? que vergonha!

Bjs

 
At 04 dezembro, 2006, Blogger Al Cardoso said...

O problema resolvia-se de em vez do triangulo, houvesse uma placa mais ou menos arrendonda e nova recolocacao das linhas no pavimento.

Espero que haja alguem com sentido comum que tenha puder e vontade para a resolucao desse problema.

Um abraco fornense.

 
At 04 dezembro, 2006, Blogger Pitanga Doce said...

Já chegaram a uma conclusão? Olha que eu vou em frente e passo por cima do desenho do Matos!hehe
abracinhos

 
At 04 dezembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Ahahahahahah!!! A Pitanga é que tem razão :-)

 
At 07 dezembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Ok, eu ofereço 1 litro de tinta preta, para pintar o traço descontinuo.
É uma solução, simples.
Se tiverem paciência, mas muita, vão virar á Freixiosa. HeeeHee.

 
At 23 março, 2007, Anonymous Anónimo said...

Quando tirei a carta de condução já à mais de 30 anos tinha que se dar sempre a direita (do condutor) às placas triângulares e assim sempre fiz e continuo a fazer.

Raul

 
At 23 março, 2007, Blogger CMatos said...

Mas atenção Sr. Raul, HOJE 30 anos depois já não é assim!
Está no NOVO Código da Estrada.
Cunprimentos.

 

Enviar um comentário

<< Home