Abrunhosa-a-Velha
Esta é, a meu ver, um exemplo a seguir, nomeadamente no que ao poder local (Assembleia de Freguesia e Junta) diz respeito. Esta freguesia tem como timoneiro já há largos anos (vários mandatos) o mesmo Homem (escrito com H maiúsculo). Este é um presidente do povo que trabalha para e em prol do povo. Já se candidatou com o apoio de vários partidos e ganhou sempre, o que prova que na freguesia a “pessoa” deve ser mais importante, e neste caso é mesmo.
Se não vejamos: Abrunhosa-a-Velha possui delegação dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, delegação dos CTT, Piscinas públicas, Hotel Rural (renascido praticamente do nada), Banda Filarmónica, Espaço Internet grátis em Vila Mendo e brevemente na sede de freguesia, todos os arruamentos das aldeias impecáveis, quer ao nível do pavimento, quer ao nível do asseio, infra-estruturas básicas em toda a freguesia e muito mais…
O que importa aqui salientar, é a forma equitativa com que as obras e melhoramentos são espalhados por toda a freguesia, veja-se por exemplo o facto de Vila Mendo de Tavares possuir um Polidesportivo e Espaço Internet grátis e a sede de Freguesia não, estando no entanto para breve a Internet, os arranjos nas ruas e em pequenos jardins não se faz apenas na sede.
Uma pergunta fica no ar:
Se esta Junta consegue fazer tudo isto, se consegue arranjar dinheiro e fundos comunitários… porque o não conseguem as outras? É caso para dizer ou é do cu ou das calças!
Parabéns Sr. Júlio, continue a fazer o excelente trabalho por muitos e longos anos em prol das gentes da Freguesia de Abrunhosa, e que com dedicação, esforço e trabalho leve o seu barco a bom porto, dignificando ainda mais a freguesia e o concelho.
Nota - Para ficar a conhecer melhor esta freguesia pode clicar aqui.
10 Comments:
Subscrevo o que dizes. O Júlio é, sem dúvida, um "senhor" Presidente, distinguindo-se claramente.
Mas não posso concordar quando passas a ideia que os outros são "tansos". Calma aí. É preciso ver todas as perspectivas. E Abrunhosa-a-velha tem MAIS uma enorme vantagem: é que, praticamente, apenas tem dois aglomerados populacionais.
Imagina Mangualde, Espinho, Fornos...
Azurara, eu não quis passar a ideia que os outros presidentes de junta são uns "tansos", só perguntei "porque não conseguem as outras?" nomeadamente através de candidaturas a fundos comunitários. Se existem, porque não se candidatam a eles?
Bem sei que há freguesias mais complicadas, Santiago tem 9 aldeias por exemplo, nesses casos talvez seja das "calças", mas e nos outros?
Matos vejo que está sempre envolvido em divulgar as coisas boas ou não da sua terra. Isso é que faz a diferença.
abraços Pitanga
...por acaso não conheço Mangualde...mas qualquer dia penso mesmo ir até aí...
Parabéns, pois há aqui um bom blog.
Bjos
Tenho que dar-lhe tambem os meus parabens.
Pena que a Camara nao dedique a estrada: Chas de Tavares - Estacao de Gouveia, o mesmo desvelo, passei por la a dias e esta horrorosa.
Cara Sr. Professora Cristina Matos, é com o maior prazer que li pela primeira vez o seu blog, e é também com o maior prazer que fiquei a saber que a Abrunhosa a Velha tem já na sua área um conjunto de serviços que servem com a maior dignidade a sua população. A meu ver, outras freguesias não têm o mesmo desenvolvimento por falta de informação, pois nesta coisa dos fundos comunitários e do estabelecimento de prioridades é preciso ter as arestas bem limadas, ou seja, é necessário conhecer bem as necessidades da população e saber para quais é que existem fundos. Brincando um pouco, eu acho mesmo que o mal é do cu e não das calças, pois a oportunidade que a Junta de Freguesia de Abrunhosa a Velha tem as outras também têm.
Os maiores cumprimentos, e é sempre um prazer comunicar com sigo.
Epá, alto lá! Pára tudo que há aqui grande confusão.
"Cara Sr. Professora Cristina Matos...", nada disso Lúcio Balula, aliás como pode ler logo lá no alto do blog "Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor.", e de resto respondo pelo nome de Carlos Matos e desde que me conheço sou muito "Marculino"!
Bom agora que a confusão está desfeita, agradeço a sua visita e passe por cá sempre que desejar. As portas est(ar)ão sempre escancaradas.
Parabéns, Matos, pela forma simples, mas completa como apresentas este artigo. Sem dúvida o Sr. Júlio tem-se mostrado um bom presidente. Está, também ele, de parabéns.
Abrunhosa e Vila Mendo têm, de há uns anos a esta parte, sabido crescer. Só é de lamentar que a diáspora tenha levado muitos filhos da terra a "ausentarem-se". Quem sabe o futuro ainda possibilitará a "re-habitação" destas terras de Tavares.
Abrunhosa-a-Velha continua a ser o orgulho de todos os seus filhos e, pelos vistos, de muitos outros que, não o sendo, a respeitam muito. É muito gratificante sentir isso e é, certamente, mais um incentivo para quem tem de fazer algo pela terra.
Abraços cordiais e parabéns pelo Blog.
olha a banda de abrunhosa a velha ta fraca
Enviar um comentário
<< Home