O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

domingo, janeiro 30, 2011

Necrópole das Quelhadas (VIII)


8ª Sepultura (N 40° 35.254' / W 7° 40.709')

Foto CMatos
(Clique para ampliar)

Esta é, na verdade, a sepultura destruída referenciada no já citado livro “Sepulturas escavadas na rocha no Concelho de Mangualde”, como sendo a última das seis sepulturas então descobertas. Isso faz com que a sepultura nº 6 que eu descrevi aqui em baixo, seja de facto uma nova descoberta. Situação confirmada durante uma recente visita ao local com o amigo e arqueólogo, Dr. Luís Gomes, da ARQUEOHOJE.
Como se pode ver na foto, resta apenas uma pequena parte da sepultura, porque o bloco granítico onde está implantada se encontra destruído. Seria uma sepultura de adulto a avaliar pela largura da mesma, e está a cerca de 1 metro a norte de uma outra (a nº 5). Restando tão pouco, não se pode saber com certeza a localização da cabeça e dos pés, mas a orientação deveria ser semelhante à sepultura vizinha, de SO para NE ou de NE para SO (provavelmente, SO para NE). A largura do que resta é de 39cm.

(Localização (a amarelo) - Clique para ampliar)
Foto CMatos

Esta é a última das sepulturas referenciadas na chamada Necrópole das Quelhadas. Hoje o mato impera na zona, existindo extensas zonas cobertas por silvados e giestais praticamente inexpugnáveis, pelo que não se descarta a possibilidade de por lá existirem mais!
Resumo
Neste momento às 6 já conhecidas foram adicionadas mais 2 novas descobertas, aumentando para 8 as sepulturas desta Necrópole. Quatro estão isoladas e as restantes quatro agrupadas duas a duas, são todas antropomórficas excepto a nº 1, com uma grande pedra à cabeceira, a nº 7 em forma de banheira e a nº 8 por se encontrar destruída. Duas seriam de criança, sendo que uma delas parece inacabada e a outra possui um penedo à cabeceira que a torna única no concelho acontecendo o mesmo relativamente ao pormenor da cabeceira do sarcófago nº 7. A sepultura nº 2 é a única da necrópole com os ombros rebaixados.

Nos próximos capítulos irei levá-los numa visita guiada às sepulturas da Quinta do Ramalhal, situada junto à Ribeira de Marialva.

Etiquetas: , ,

terça-feira, janeiro 25, 2011

"Abutres"

"Abutres", é este o título do "Repórter TVI" do dia 24 de Janeiro de 2011. Se não viu, aproveite para ver agora e fique a saber onde pára o NOSSO dinheiro!

E agora digam-me: Vale a pena continuar a pagar impostos?...

Etiquetas: ,

domingo, janeiro 23, 2011

Necrópole das Quelhadas (VII)


7ª Sepultura (N 40° 35.163' / W 7° 40.907')

Foto CMatos
(Clique para ampliar)

Esta sepultura foi descoberta acidentalmente por mim a 27/09/2009, quando procurava as sepulturas nº 3 e 4. Estava quase completamente coberta por terra e um amontoado de pedras, no meio de um terreno agrícola. Apenas um pedaço da cabeceira estava visível, o que me chamou à atenção. Após uma escavação preliminar, apenas para colocar o contorno visível, tirei umas fotos que enviei para um experto na matéria (o amigo arqueólogo Dr. António Tavares) que prontamente se disponibilizou para fazer a restante escavação, levantamento e registo, o que aconteceu a 3/10/2009. Verificou-se não possuir qualquer espólio, tendo sido encontrados apenas dois pedaços de barro (provavelmente pertencentes a telhas, semelhantes aquelas que apareceram no sítio arqueológico da Santa Maria, a alguns quilómetros) nas camadas mais superficiais.
Trata-se de uma sepultura não-antropomórfica de adulto, que pela sua configuração será mais antiga que as restantes (segundo alguma literatura que consultei, crê-se que as sepulturas com cabeça definida (antropomórficas) são uma evolução relativamente a estas e terão aparecido mais tarde). Possui extremos (cabeceira e pés) rectangulares e ombros ligeiramente arredondados ou semielípticos. É uma sepultura vulgarmente designada de “banheira”. Está bastante bem preservada, e possui um pormenor interessante, não encontrado em nenhuma outra no Concelho, segundo o Dr. António Tavares: ao redor da cabeceira foi feito um rebaixamento, provavelmente para evitar a entrada das águas, já que foi escavada num afloramento granítico com alguma inclinação, mais alto na cabeceira que nos pés. Orientada de NO para SE, tem um comprimento de 192cm, 45cm de largura na cabeça, alargando para os 52cm ao nível dos ombros, estreitando depois para os 44cm na zona dos joelhos, terminando com 30cm nos pés. A profundidade média é de 27cm.

(Pormenor da cabeceira)Foto CMatos(Vista geral recente)Foto CMatos(Estágio inicial da escavação)Foto CMatos(Localização (a amarelo) - Clique para ampliar)

Etiquetas: , ,

sábado, janeiro 15, 2011

Factos verídicos!

20 Factos verídicos
1. O SPORTING é o único grande Clube nacional que não alterou o seu ano de fundação.

2. O SPORTING é o único Clube do Mundo que, neste momento, tem dois museus oficiais (Lisboa e Leiria).

3. O SPORTING possui o Jornal de clubes mais antigo do Mundo (o primeiro número foi publicado a 31 de Março de 1922).

4. O SPORTING detém o jogador mundial com melhor média de golos em jogos do Campeonato Nacional (Fernando Peyroteo com 1,68 golos/jogo).

5. O SPORTING cedeu o 1.º jogador português à Selecção da Europa: José Travassos em 1955 (vitória da Selecção da Europa à Inglaterra por 4-1, em Belfast).

6. O SPORTING é, actualmente, o único Clube mundial que formou dois FIFA World Player: Luis Figo (2001) e Cristiano Ronaldo (2008).

7. O SPORTING desde o início das competições europeias de clubes, só é ultrapassado em n.º de participações pelo Real Madrid (54) e Barcelona (53). Os Leões somam 51.

8. O SPORTING apontou o 1.º golo na Taça dos Clubes Campeões Europeus, em futebol: João Martins frente ao Partizan de Belgrado, a 4 de Setembro de 1955.

9.O SPORTING tem 22 taças europeias conquistadas, o Real Madrid 26 e o Barcelona 66. No entanto, somente os «leões» e o Barcelona venceram em quatro modalidades distintas.

10. O SPORTING ainda hoje detém recordes nos títulos europeus conquistados (excepto andebol):
» Atletismo: Único Clube europeu com vitórias em pista e cross: por 2 vezes sagrou-se hexacampeão em cross.
» Hóquei em patins: Maior goleada de sempre por 33-1 ao H. Gujan (França), nos quartos-de-final da Taça CERS, em 1983/1984.
» Futebol: Maior goleada de sempre por 16-1 ao Apoel Nicósia (Chipre), nos oitavos-de-final da Taça dos Vencedores das Taças, em 1963/1964.

11. O SPORTING é o 2.º Clube europeu com maior n.º de atletas olímpicos (109 até Pequim’08) a seguir ao Barcelona. No entanto, estes 109 atletas «leoninos» actuaram em 10 modalidades distintas e, os do Barcelona, apenas em seis.

12. O SPORTING é o único Clube nacional (e dificilmente haverá outro na Europa e no Mundo), que nos últimos 48 anos teve atletas em todos os Jogos Olímpicos realizados.

13. O SPORTING, desde que existe o Comité Olímpico Português, esteve em 24 dos 28 Jogos Olímpicos realizados (apenas ausente em 1920, 1934, 1936 e 1956).

14. O SPORTING é a equipa portuguesa com mais medalhas olímpicas conquistadas (8 no total: 3 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze).

15. O SPORTING teve o 1.º atleta nacional a participar nos Jogos Olímpicos (António Stromp, em Estocolmo – 1912), bem como o 1.º atleta nacional a conquistar uma medalha de Ouro (e a ouvir o Hino Nacional): Carlos Lopes em Los Angeles – 1984 – , na difícil prova da maratona.

16. O SPORTING detém a maior goleada da história dos Campeonatos de Portugal (18-0 ao Torres Novas, em 1927/1928), dos Campeonatos Nacionais (14-0 ao Leça, em 1941/1942) e das Taças de Portugal (21-0 ao Mindelense, em 1970/1971).

17. O SPORTING detém o recorde de golos (por equipa) numa só época do Campeonato Nacional: 123 golos em 26 jornadas (época 1946/1947) com uma média fantástica de 4.7 golos por partida.

18. O SPORTING, segundo uma reportagem da BBC, está num patamar superior ao Ajax: “O clube holandês é considerado um clube de topo na formação. Um estatuto apenas igualado pelo Sporting. Os «leões» possuem, no entanto, uma Academia mais bem apetrechada”.

19. O SPORTING é o Clube que mais jogadores cedeu à Selecção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo de futebol (24 no total vs 21 do Benfica e 18 do Porto).

20. O SPORTING assume a sua dimensão mundial quando olhamos para os 380 Núcleos, Filiais e Delegações espalhados pelos cinco continentes, sendo o único Clube nacional com esta presença universal e verdadeiramente global.
----------<<>>----------
Só é pena que o presente não seja tão glorioso como o passado, mas o futuro será certamente melhor. (Não esquecer que o futuro pode ser amanhã, daqui a 1 ano, 10... lol)

Etiquetas: ,

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Necrópole das Quelhadas (VI)


6ª Sepultura (N 40° 35.294' / W 7° 40.724')

Foto CMatos
(Clique para ampliar)

Esta sepultura encontra-se parcialmente destruída, nomeadamente o seu lado direito. É de adulto, antropomórfica, de extremos arredondados (cabeça e pés) e lados com formato semielíptico ou semicirculares, com encaixe para os ombros. Como comprovam as fotos, o lado direito desde o ombro até aos pés foi destruído, talvez para aproveitamento da pedra para construção, já que nas redondezas existem diversos locais de onde blocos de granito foram retirados, e outros onde existem os entalhes alinhados que serviriam, depois para introduzir cunhas de madeira de forma a cortar a pedra. Esta sepultura tem 164cm de comprimento, 28cm de largura na cabeça, 41cm nos ombros, 44cm aproximadamente a meio, 21cm aproximadamente nos pés e uma profundidade média de 25cm. Está talhada num bloco granítico isolado que se encontra ligeiramente inclinado também para a direita e está orientada de Sul para Norte. Existe a possibilidade de este bloco granítico ter sido mexido pelo que a orientação original poderia não ser esta.

Foto CMatos(Vista Geral)

Foto CMatos(Localização (a amarelo) - Clique para ampliar)

Etiquetas: , ,