O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

terça-feira, abril 24, 2007

Até Quando?

Há exactamente 9 meses, mais precisamente em 24 Julho de 2006, por aqui falei numas determinadas pedras que em tempos formavam um nicho em louvor à Nossa Senhora da Boa Viagem. Até Outubro de 2005 ali esteve, ladeando a N232, ali para os lados das Contenças de Baixo.
Hoje as pedras lá continuam, amontoadas e já meio engolidas pela erva e prestes a serem votadas ao abandono e ao esquecimento.
Ao que parece, foi prontamente desmantelada por motivo de obras de alargamento de um caminho, mas quanto ao seu recolocamento… ninguém se entende. É o normal jogo do empurra entre Empreiteiros, Câmara e Junta de Freguesia. A imagem e a porta de vidro estão à guarda de populares, quanto às pedras… estão assim:Foto de CMatos Foto de CMatos Foto de CMatosJá há uns meses alertei o presidente da Junta de Freguesia de Santiago para esta situação, e pela sua reacção… aparentava desconhecer o caso. Após explanação dos parcos factos que conheço, fiquei com a esperança de que algo pudesse mudar… mas até agora… nada!
Para memória futura, fica a foto que em boa hora tirei e que se encontra disponível na página “Santiago On-Line” no espaço dedicado aos nichos e alminhas.

Será este o destino do nosso património?

Fica a pergunta/alerta: ATÉ QUANDO?

Etiquetas:

sexta-feira, abril 20, 2007

A Banana!

A Banana é uma fruta originária da Ásia Meridional, de onde foi transplantada para a Africa e a América Central e do Sul. Sempre foi considerada por todas as civilizações que a conheceram como uma fruta deliciosa, nutritiva e medicinal. É uma fruta diurética e laxativa.
Foto e arranjo de CMatosDentre todas as frutas, nenhuma possui qualidades superiores às da banana. Nenhuma outra é tão apreciada pelo homem e principalmente pelas crianças.
Mas a banana é e sempre foi uma fruta para todas as idades, para todas as mesas e para todas as classes sociais, devido aos seus fáceis recursos naturais e socio-económicos.
Crianças e idosos, doentes e enfermos, pobres e ricos, todos têm acesso à banana, podendo dela se alimentar. Por isso, é considerada a fruta das frutas.
Crua, assada, frita e cozida, a banana é a mais popular e barata das frutas. Preparada sob a forma de caldos ou compotas, a banana é deliciosa. Como sumo, pode-se juntar a dezenas de frutas e vegetais, incrementando o sabor sem perder seus poderes nutritivos.
Industrializada e transformada em farinha, gera um alimento especial muito nutritivo, que é utilizado na preparação de saborosos “mingaus”. E as crianças adoram.
A banana é uma das frutas mais comercializadas no mundo, sendo que os Estados Unidos da América são o seu principal mercado consumidor, e a América Central e do Sul os seus principais produtores.
Ela é cultivada em climas quentes e húmidos, preferindo as planícies próximas ao mar e resguardadas dos ventos.

A Banana, quando está madura, contém uma substância oleosa que suaviza as membranas e mucosas irritadas do nosso organismo nos casos de colite e enfermidades do recto.
Esta fruta tem um fermento digestivo pouco conhecido, mas de alto valor medicinal e que actua em determinadas enfermidades intestinais. É também muito recomendável contra as enfermidades renais, nefrite, hidropisia, gota, obesidade, infecções do fígado, cálculos biliares, tuberculose etc. Contra a prisão de ventre, deve-se comer algumas bananas de manhã, em jejum. A banana ligeiramente assada, exalando o seu aroma, come-se quente para combater pneumonias. Contra as diarreias, toma-se o caldo do cozimento da banana - maçã verde. Também contra as diarreias e disenterias, utiliza-se a farinha de banana verde, como alimento, a qual se obtém submetendo à pressão a fruta descascada, cortada em pedaços e posta a secar.
A dieta de bananas maduras também tem bons resultados em casos de prisão de ventre. Os seus efeitos, na maior parte das vezes, perduram por algum tempo, mesmo depois de ter parado de a ingerir. A banana ainda é indicada nos casos da mais rigorosa prescrição de higiene alimentar dos organismos debilitados de velhos e crianças.

Etiquetas:

quinta-feira, abril 19, 2007

Problema jornalístico

Foto de CMatos
Um jornal aberto mede 70 centímetros por um metro. Pretende-se dobrá-lo ao meio dez vezes seguidas, alternadamente no sentido da largura e do comprimento.
Que tamanho terá a folha ao fim das dez dobras?

Resposta: De facto não é possível dobrar um jornal mais do que sete vezes. Depois disso fica mais grosso do que largo. Teoricamente, depois de dez dobras, o jornal teria três centímetros por dois.

Etiquetas:

segunda-feira, abril 16, 2007

...Fátima...

Foto de CMatos
O Agrupamento 1034 de Santiago de Cassurrães, vem organizando anualmente uma peregrinação a pé a Fátima, para que pessoas com promessa ou não que queiram concretizar este objectivo o possam fazer com companhia e num verdadeiro espírito de peregrino, em oração, reflexão e muita alegria. Acabadinho de regressar de mais uma peregrinação, a IV consecutiva e a V da minha vida, agora apenas como organizador não escuteiro, aqui trago à estampa a foto do excelente grupo que este ano percorreu os 169 Kilómetros a uma média de 4,6 Kilómetros/Hora durante 4 dias e meio entre 10 e 14 de Abril.
É por Ela, com Ela, e para Ela todos os sacrifícios destes dias. Um obrigado muito especial ao Marco pelo apoio e direcção espiritual e ao restante grupo constituído pela Benilde, Ermelinda, Paula, Pina Susana e Tânia. Foram/são uns/umas valentes.
Foto de CMatos

Etiquetas:

sábado, abril 07, 2007

Trivialidades?

Como vou estar Off-Line uns tempos, aqui vos deixo duas coisitas com que se entretenham. A primeira é esta imagem ilusória. Experimente concentrar o olhar naquele ponto negro ao centro (imaginando por exemplo que ali se encontra o famoso diploma de que tanto se fala) e fazer movimentos de aproximação e afastamento ao monitor com a cabeça.
Giro não é? Adiante.

A segunda é para ocupar os tempos livres, aproveitando esta época de reflexão por excelência e reflectir um pouco naquilo que vai ler... mas prepare-se porque existe mesmo muita coisa...
Está curioso, ora clique lá aqui para começar. Se ficou entusiasmado e quer aprofundar a reflexão, então entre por aqui a dentro e veja todos os posts sobre o assunto em questão.
Depois de reflectir um pouco, se quiser, diga de sua justiça, se não... fique no que lhe parece.

Eu por mim digo (e já os antigos diziam) que onde sai fumo à fogo, mas parece-me que por ali existe é um incêndio do caraças! Estranho estranho, é a forma como a comunicação social (no geral) tenta apagar/controlar este... foco. Assim acontecesse quando arde em matas e com populações em perigo, em vez do espectáculo das "lágrimas" e do "circo" que fazem para empolgar e incentivar os criminosos.

Fiquem bem, boa Páscoa e boa semana.

Etiquetas:

terça-feira, abril 03, 2007

[Divulgação]

Se gostou das telas "expostas" no post anterior, saiba que (algumas delas) estarão expostas ao público numa exposição conjunta de Luís Barreiros e Arlete Quintela na Junta de Freguesia de Sezures nos dias 7, 8 e 9 de Abril (próximo fim de semana), entre as 14 e as 18 horas.
Esta Páscoa, vá até Sezures e deixe-se encantar pela pintura...

Etiquetas:

segunda-feira, abril 02, 2007

Luís Barreiros

Eu sabia que o Sr. Luís Barreiros era pintor nas horas vagas, e que em conjunto com sua esposa realizara há uns tempos uma exposição na Casa do Ermitão na Senhora do Castelo, ao que sei, com muito sucesso. Infelizmente não pude visitar essa exposição, mas a pedido do Sr. Luís, o que muito me honra, posso transformar este meu humilde espaço numa pequena galeria com fotos de alguns dos seus trabalhos, não sei se para os divulgar ou se para promover este cantinho, dada a qualidade dos mesmos. (não esquecer que se trata de fotografias de...)

Ora veja:
(Clique nas imagens para ampliar)

Aproveito para divulgar que a seu tempo o Sr. Luís Barreiros prepara uma exposição de telas sobre Mangualde. Pelo que me disse, tem já algumas pinturas prontas e outras estão delineadas. A avaliar pelo que aqui mostro, será para não perder!

Etiquetas: