O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sexta-feira, abril 20, 2007

A Banana!

A Banana é uma fruta originária da Ásia Meridional, de onde foi transplantada para a Africa e a América Central e do Sul. Sempre foi considerada por todas as civilizações que a conheceram como uma fruta deliciosa, nutritiva e medicinal. É uma fruta diurética e laxativa.
Foto e arranjo de CMatosDentre todas as frutas, nenhuma possui qualidades superiores às da banana. Nenhuma outra é tão apreciada pelo homem e principalmente pelas crianças.
Mas a banana é e sempre foi uma fruta para todas as idades, para todas as mesas e para todas as classes sociais, devido aos seus fáceis recursos naturais e socio-económicos.
Crianças e idosos, doentes e enfermos, pobres e ricos, todos têm acesso à banana, podendo dela se alimentar. Por isso, é considerada a fruta das frutas.
Crua, assada, frita e cozida, a banana é a mais popular e barata das frutas. Preparada sob a forma de caldos ou compotas, a banana é deliciosa. Como sumo, pode-se juntar a dezenas de frutas e vegetais, incrementando o sabor sem perder seus poderes nutritivos.
Industrializada e transformada em farinha, gera um alimento especial muito nutritivo, que é utilizado na preparação de saborosos “mingaus”. E as crianças adoram.
A banana é uma das frutas mais comercializadas no mundo, sendo que os Estados Unidos da América são o seu principal mercado consumidor, e a América Central e do Sul os seus principais produtores.
Ela é cultivada em climas quentes e húmidos, preferindo as planícies próximas ao mar e resguardadas dos ventos.

A Banana, quando está madura, contém uma substância oleosa que suaviza as membranas e mucosas irritadas do nosso organismo nos casos de colite e enfermidades do recto.
Esta fruta tem um fermento digestivo pouco conhecido, mas de alto valor medicinal e que actua em determinadas enfermidades intestinais. É também muito recomendável contra as enfermidades renais, nefrite, hidropisia, gota, obesidade, infecções do fígado, cálculos biliares, tuberculose etc. Contra a prisão de ventre, deve-se comer algumas bananas de manhã, em jejum. A banana ligeiramente assada, exalando o seu aroma, come-se quente para combater pneumonias. Contra as diarreias, toma-se o caldo do cozimento da banana - maçã verde. Também contra as diarreias e disenterias, utiliza-se a farinha de banana verde, como alimento, a qual se obtém submetendo à pressão a fruta descascada, cortada em pedaços e posta a secar.
A dieta de bananas maduras também tem bons resultados em casos de prisão de ventre. Os seus efeitos, na maior parte das vezes, perduram por algum tempo, mesmo depois de ter parado de a ingerir. A banana ainda é indicada nos casos da mais rigorosa prescrição de higiene alimentar dos organismos debilitados de velhos e crianças.

Etiquetas:

8 Comments:

At 21 abril, 2007, Blogger Pitanga Doce said...

Aqui fala uma profunda conhecedora do assunto, não fosse nascida na terra delas. Já comeste banana com pão? "Muita bom"!

abraços e
"banana menina tem vitamina
banana engorda e faz crescer"!

 
At 21 abril, 2007, Blogger Amaral said...

Matos
Tudo isso é verdade, mas depois há as piadas com as bananas...
No post anterior qual era o resultado do problema?
Abraço

 
At 22 abril, 2007, Blogger Agnelo Figueiredo said...

Hoje arranjei um tempinho para visitar os amigos.

Come bananas e tem um bom fim-de-semana.

 
At 22 abril, 2007, Blogger JL said...

Olha e eu gosto de banana "flita com lum" :-)
Bom domingo

 
At 22 abril, 2007, Blogger CMatos said...

Amaral, foi adicionada ao próprio Post...

 
At 23 abril, 2007, Blogger vero said...

Olá meu querido amigo, peço desculpa pela ausência mas estes dias tem sido um poucos complicados, em breve voltarei com mais tempo, prometo! ;)
Beijos mil***

 
At 24 abril, 2007, Blogger Al Cardoso said...

E uma fruta que adoro e continuo a comer quase todos os dias.
Tal como a "pitanga" tambem gosto muito de comer banana com pao, aconselho os meus amigos a provar tambem.

Um abraco do d'Algodres.

 
At 24 abril, 2007, Blogger Al Cardoso said...

Caro Matos:
Passe pelo "Aqui d'Algodres" tenho la para o meu amigo um Premio e um Castigo!

 

Enviar um comentário

<< Home