Fica a ideia!
Pagos para reciclar
«A cidade americana de Filadélfia tem tido das piores taxas de reciclagem do país. Para combater esta situação surgiu o RecycleBank, uma iniciativa não lucrativa, que oferece vales de desconto em troca dos recicláveis. Cada casa dos bairros aderentes tem o sou próprio contentor. Onde se depositam todos os materiais recicláveis, sem separações. Quando o camião vem recolhê-los, lê o código de barras do caixote e pesa o lixo, que se irá traduzir em dólares de desconto nas lojas da cidade. A iniciativa já conseguiu aumentar de 10 para 50% o lixo reciclado, e 90% das casas já participam no programa, partindo de 25% inicialmente. Vários outros estados americanos, mas também países europeus (Israel e a Arábia Saudita), já estão a estudar a hipótese de implementar sistemas semelhantes.»
Revista Tempo Livre de Maio/2006
----------<< >>----------
Esta é uma iniciativa que pode ser útil também em Portugal e particularmente em Mangualde já que melhoraria a reciclagem e ao mesmo tempo aumentava e fomentava o comércio local, no entanto teria de ser muitíssimo bem controlada, pois até parece que já estou a ver o pessoal a recolher os paralelos que por aí vão ficando ao abandono, por forma a “melhorar a performance" do seu caixote, aumentando assim os seus vales de desconto. Talvez usando caixotes transparentes… fica a ideia.
4 Comments:
Acho muito bem....
E a música...uma delícia!!!
Bjs, BShell
Pois, dizes bem... não haveria paralelo que resistisse :-)
A ideia é excelente. Quem não tem cão caça com gato e este gato parece ser bom caçador a avaliar pelos primeiros resultados.
Hoje estou triste: a própria tristeza tem inveja de não saber ser tão triste como eu....
Não encontro céu, nem luz, nem destino no caminho que percorro....
BShell
Muitas ideias... muitos pensamentos... mas, quem poderá mudar a mentalidade das pessoas??? Não é fácil e, das raras vezes que vou aí a Mangualde, vejo que, às vezes, com pouco esforço se poderia mudar para melhor muitas coisas... Essa linda Cidade bem o merecia! Tenho pena de não sabermos aproveitar o que de melhor a Natureza nos dá!!!
Antes de "encerrar" este curto comentário, gostaria de dar os parabéns pelo seu blog não só pela sua simplicidade mas também por tratar de assuntos que nos dizem respeito. Espero que, ao passar por aí, a pouco e pouco vá notando melhorias nessa Cidade que "outrora" foi muito importante no desenvolvimento da regiâo!
Os meus cumprimentos,
António Monteiro
http://restauros.blogspot.com/
Enviar um comentário
<< Home