O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

segunda-feira, maio 08, 2006

Sinistralidade

Portugal, dizem, está na cauda da Europa no que á sinistralidade Rodoviária diz respeito. Muito já se escreveu, múltiplos estudos foram feitos, várias medidas foram tomadas, e no entanto continua a morrer-se demais nas estradas Portuguesas.
Porque será? Da qualidade das Estradas? Não me parece, … Da falta de sinalização? Ná, também não me cheira, … Da qualidade do parque automóvel? Pelas máquinas que por aí se vão vendo, estou certo que não, … Só nos resta um agente com um lugar particularmente activo na condução e consequentemente na segurança… O condutor, pois claro! E, no meu entender, é aqui que está o busílis da questão. Nós condutores Portugueses, somos (maioritariamente talvez) mal formados civicamente, desrespeitadores do próximo, muito mais até, que das regras e dos sinais, pensando que nas estradas só andamos nós e quem vier que se cuide!
Ora vejam porque digo isto, um destes dias numa das muitas deslocações (quase diárias) que faço a Viseu presenciei esta pérola, e como já me tinha feito o mesmo antes e mostrava tendências para prosseguir, preparei-me e na próxima… click!

Foto de CMatos
Esta estrada anda em obras (de IP5 para A25, troço entre Mangualde e Viseu, neste sentido e depois da ponte sobre o rio Dão) temos sinais de limitação de velocidade a 70 Kms/hora, como é o caso (50 em alguns sítios específicos), temos um risco contínuo amarelo, temos sinais a proibir as ultrapassagens, é numa subida e em zona de curva e contracurva, trata-se de ultrapassar um pesado que ia até a mais de 70 Kms/hora, e… qual quê, é agora e mais nada, e se aparecer alguém de frente… logo se vê!
É certo que não veio ninguém, e esta estupidez não passou de (mais) uma manobra perigosa sem consequências, mas outras acabam mal… mesmo mal.
É caso para dizer, contra factos não há argumentos!

8 Comments:

At 08 maio, 2006, Anonymous Anónimo said...

Iria o autor da foto a conduzir? Se sim axo ke esse telemovel na mão a conduzir em simultaneo tb dava direito a uma multazita. ke tal?

 
At 08 maio, 2006, Blogger CMatos said...

Ia na mão sim senhor, talvez dê multa sim senhor, mas só peguei no tlm depois deste senhor me ter ultrapassado com risco contínuo e me ter obrigado a travar e encostar á direita para que 3 pudéssemos passar em simultâneo numa estrada para 2. Além do mais quantas vezes vai uma mão no volante e a outra na mane-te das mudanças, ou no cigarro, ou a acender o dito, ou a ler uma revista como vi à uns dias atrás (e infelizmente não pude fotografar), ou pior, a atender chamadas (um destes dias até tive de apitar a um automobilista numa estrada municipal depois de quase ter parado, com o dito no meio da estrada, completamente alheado do que ia a fazer)...
Será o amigo anónimo o condutor da Viatura Mercedes, Matricula (…) em causa? E qual será a infracção maior, a minha ou a dele? Se calhar até á a minha, quem sabe, o senhor até ia com pressa coitado e eu não tinha nada que estar a tirar fotos... Ele nem colocou ninguém em perigo, e pelo contrário eu sim que tornei isto público!

 
At 09 maio, 2006, Blogger Al Cardoso said...

Tenho a sensacao que espertinhos como o da foto, pensam que os acidentes so acontecem aos outros, e depois ha tambem os anonimos, que sao muito rapidos a apontar os erros alheios, esquecendo-se de ser ver ao espelho pela manha.

Um abraco beirao.

 
At 09 maio, 2006, Anonymous Anónimo said...

...É uma triste realidade bem portuguesa CMatos...e julgam sempre que acidentes só acontecem aos outros quando estes é que os oprovocam mts das vezes.
Todo o cuidado é pouco!

Beijinhos

 
At 10 maio, 2006, Blogger Neoarqueo said...

Como diz o al cardoso, os anónimos são rápidos a apontar os defeitos dos outros, não se vêm de manhã ao espelho sabe porquê al cardoso? porque se envergonham do que vêem...

 
At 16 maio, 2006, Anonymous Anónimo said...

Por acaso não sou o condutor do dito veiculo. Sou apenas o anónimo que se lembrou de perguntar se o autor da foto não iria tb a conduzir. É que pela imagem não dá para ver se teria sido o "pendura" a fotografar. Poderia ter sido.

A reacção foi logo partir para a "agressão", como é um anónimo há que atacá-lo tipo "então eras tu o condutor do mercedes, toma lá que já aprendeste". Realmente é muito triste este tipo de reacções.

E não é talvez dê multa. DÁ MESMO DIREITO À MULTA.

O civismo começa em nós.

 
At 16 maio, 2006, Blogger CMatos said...

"Agressão"... hehehe, onde?
"Triste"... sim e muito!
"civismo"... olhe, como anónimo, não me convence.

 
At 17 maio, 2006, Anonymous Anónimo said...

... enfim...

 

Enviar um comentário

<< Home