Barca D'Alva - La Fregeneda
Depois de há uns anos (ainda escuteiros no activo) termos feito o percurso de Barca d'Alva ao Pocinho pela linha do Douro entretanto abandonada, que o troço Barca D'Alva - La Fregeneda ficou no horizonte. Muitos projectos depois (alguns até com data marcada mas abortados pelo mau tempo) o 25 de Abril foi marcado e nem as previsões de chuva nos demoveram.
Uma aventura fantástica feita em família em que até a mamã Susana de 6 mesinhos não quis falhar. Partimos no fim-de-tarde de 24 com destino a Barca D'Alva e passagem por Almeida para aconchegar o estômago. Após o Jantar tempo para visitar Almeida e nada melhor que uma cachezita para desgastar. Como não marcámos devidamente o "Hotel", ao chegar já estava com lotação completa pelo que tivemos de procurar alternativas. Visitámos 4 ou 5 "albergues", mas nenhum reunia o consenso, até que encontrámos finalmente a nossa "suite" num local com vistas privilegiadas. O alpendre da desactivada escola primária, ainda assim, partilhada com a passarada aí residente. Depois do alívio era necessário "montar" as camas e por entre muita algazarra fazer os preparativos para a deita. Eram umas 02:00 da manhã quando finalmente fomos vencidos pelo cansaço e pelo sono, depois de um delicioso chá para os mais resistentes.
A madrugada veio a correr, e pelas 07:00 da manhã já imperava a boa disposição. Pequeno almoço tomado, paga a conta na recepção, mochilas às costas e pé na linha, com destino a Fregeneda. É pena o estado de abandono das antigas instalações da estação, (das mais importantes de Portugal na sua época) apeadeiros e pontes, após a sua desactivação em 1985, mas foi engraçado rodar a antiga plataforma ainda funcional que permitia voltar as locomotivas e/ou direccioná-las para as respectivas cochias onde eram reparadas. Passada a 1ª ponte e o 1º túnel, testados os nervos e os receio (principalmente das alturas) todos ficaram mais confiantes, mas depois os medos e suores voltaram pois as pontes seguintes encontram-se consideravelmente mais degradadas, com as passagens em madeira praticamente inutilizáveis tendo que se recorrer aos parcos 30 cm das vigas em aço. O percurso é fantástico, recheado de surpresas, mas sem dúvida a sequência de túneis e pontes depois do túnel nº 5 até ao final do nº 2 são os mais incríveis, com as águias a pairar lá no alto e o chão a dezenas de metros lá em baixo com o murmurar do Águeda como companhia e as pernitas já acostumadas às alturas. O túnel nº 6 tem uma abertura a meio que se assemelha à porta do paraíso, dali se desfrutando uma paisagem fantástica e uma paz profunda. Na memória fica a amizade e camaradagem, a brisa suave, o sol reconfortante, as vertigens ultrapassadas, o ninho da águia com o seu ovo, o voo das andorinhas das rochas, a enorme colónia de morcegos e o monte de excrementos na linha que atinge quase o metro de altura, um túnel interminável, a boa disposição e tantas outras coisas boas.
Este é um pequeno paraíso e uma magnífica obra de engenharia. Em 17 Km de linha existem 20 túneis, um dos quais com cerca de 1.700 metros, e 13 pontes, uma delas em curva e outra com cerca de 70/80 metros de altura. Pena é tudo isto estar abandonado e em elevado estado de degradação.
Ficam as fotos para mais tarde recordar (Clique para ver Slideshow - Fotos CMatos):
Uma aventura fantástica feita em família em que até a mamã Susana de 6 mesinhos não quis falhar. Partimos no fim-de-tarde de 24 com destino a Barca D'Alva e passagem por Almeida para aconchegar o estômago. Após o Jantar tempo para visitar Almeida e nada melhor que uma cachezita para desgastar. Como não marcámos devidamente o "Hotel", ao chegar já estava com lotação completa pelo que tivemos de procurar alternativas. Visitámos 4 ou 5 "albergues", mas nenhum reunia o consenso, até que encontrámos finalmente a nossa "suite" num local com vistas privilegiadas. O alpendre da desactivada escola primária, ainda assim, partilhada com a passarada aí residente. Depois do alívio era necessário "montar" as camas e por entre muita algazarra fazer os preparativos para a deita. Eram umas 02:00 da manhã quando finalmente fomos vencidos pelo cansaço e pelo sono, depois de um delicioso chá para os mais resistentes.
A madrugada veio a correr, e pelas 07:00 da manhã já imperava a boa disposição. Pequeno almoço tomado, paga a conta na recepção, mochilas às costas e pé na linha, com destino a Fregeneda. É pena o estado de abandono das antigas instalações da estação, (das mais importantes de Portugal na sua época) apeadeiros e pontes, após a sua desactivação em 1985, mas foi engraçado rodar a antiga plataforma ainda funcional que permitia voltar as locomotivas e/ou direccioná-las para as respectivas cochias onde eram reparadas. Passada a 1ª ponte e o 1º túnel, testados os nervos e os receio (principalmente das alturas) todos ficaram mais confiantes, mas depois os medos e suores voltaram pois as pontes seguintes encontram-se consideravelmente mais degradadas, com as passagens em madeira praticamente inutilizáveis tendo que se recorrer aos parcos 30 cm das vigas em aço. O percurso é fantástico, recheado de surpresas, mas sem dúvida a sequência de túneis e pontes depois do túnel nº 5 até ao final do nº 2 são os mais incríveis, com as águias a pairar lá no alto e o chão a dezenas de metros lá em baixo com o murmurar do Águeda como companhia e as pernitas já acostumadas às alturas. O túnel nº 6 tem uma abertura a meio que se assemelha à porta do paraíso, dali se desfrutando uma paisagem fantástica e uma paz profunda. Na memória fica a amizade e camaradagem, a brisa suave, o sol reconfortante, as vertigens ultrapassadas, o ninho da águia com o seu ovo, o voo das andorinhas das rochas, a enorme colónia de morcegos e o monte de excrementos na linha que atinge quase o metro de altura, um túnel interminável, a boa disposição e tantas outras coisas boas.
Este é um pequeno paraíso e uma magnífica obra de engenharia. Em 17 Km de linha existem 20 túneis, um dos quais com cerca de 1.700 metros, e 13 pontes, uma delas em curva e outra com cerca de 70/80 metros de altura. Pena é tudo isto estar abandonado e em elevado estado de degradação.
Ficam as fotos para mais tarde recordar (Clique para ver Slideshow - Fotos CMatos):
24 e 25 de Abril de 2009 |
Os participantes: Carlos, Zeza, David, Marta, Sara, Lopes, Pedro, Susana, Vítor, Susana+"Joana", Tina, Paulo.
Um obrigado a todos, pela companhia, pela boa disposição, pela camaradagem e pelos bons momentos proporcionados. Fica a pergunta: Quando e onde a próxima aventura?
Etiquetas: Divulgação, Família, Património
14 Comments:
Matos
Conheço a zona e vale a pena visitá-la.
Boa semana
Abraço
É pessoal pensavam que se livravam de mim, mas para vos tramar levei mais duas. Já tinha saudades, mas como tudo fica a saudade, e a vontade de um até breve...
Aproveito para te agradecer a ti Carlos por teres o trabalho de organizar estas nossas aventuras, pois a nos cabe-nos apenas embarcar...
Só temos é que reservar o hotel com mais antecedência...
Esta já esta, vamos a próxima, sempre com o mesmo espírito, "com os TRILHADOS caminhas a sorrir"...
Vitor Pais
Olá!
Estava a pensar em fazer a mesma caminhada este fim de semana prolongado. Podem dizer quantas horas demoraram?
Obrigado
André
pois companheiro fica no coração o apetite para 1a proxima!foi super divertida e calorosa esta caminhada!A nossa "familia" apesar de tudo continua forte e unida!1 ganda abraço para todos! lopes
André, a caminhar devagar (cerca de 3 Km/h) demorámos cerca de 6 horas. 3 de manhã, almoço e mais 3 de tarde.
Faz o percurso que vale mesmo a pena, mas leva água porque no caminho não há e se estiver muito calor vais necessitar, e nas pontes se não tiveres muitas vertigens dá preferencia à passagem pela viga de aço em vez dos passadiços em madeira, embora alguns ainda estejam transitáveis.
Boa caminhada, e no túnel nº 6 não deixes de sair pela abertura a meio e contemplar a natureza.
CMatos
Muito obrigada pelos momentos proporcionados... Realmente esta caminhada foi espetacular, apesar das vertigens... Passagens lindissimas e como sempre um bom espirito de "familia"...
Venha a proxima!!!!!!!
Um beijo com muito carinho a todos....
Marta*
Não há palavras para descrever estas aventuras... Ficam para mais tarde recordar. Momentos fantásticos de muita alegria, entreajuda e espírito aventureiro. Adorei!!!!!!!!!! Obrigado a todos os companheiros de aventura por todos estes momentos unicos. Espero pelos próximos...
Beijitos
Esta já passou, venha a próxima...
Obrigado a todos e espero que o grupo esteje sempre unido para atravessar-mos os mais dificeis desafios.
Até breve...
este bloog ta pouko trabalhado e tem muita pouka kriatividade!!!!!
IREM MAS É TRABALHAR E FAZER ALGUMA KOIXA DE UTIL PRA XOXIEDADE
LOOOOOOOL, XAO MESMO MUITA PARVINHOS KEM É KE LIGA A BLOOGS, NEM SEKER XAO FIXEXXX XAO FRAKINHOS
=(............!!???????!!!
Ó Anónimo, vai aprender a escrever!
Juro que gostava de saber quem é este anónimo.
Pois deve ser algum parasita da sociedade pela maneira de escrever.
mas tambem pode ser mais um com dor de corno por nao ter sido convidado.
Vitor Pais
respeito todos mas vejam o blogue thebraveones.blogspot.com a 21 de julho vamos fazer fuentes s. esteban k fica a 77 km de barca d,alva via fregeneda mas com um veiculo construido por nós para andar em via ferrea
Viva. Alguem está interessado em fazer o percurso na semana de 16 a 20 de Agosto de 2010? Sou do Porto e vou passar essa samana em Macedo de Cavaleiros. Há voluntários? EDUARDO - 917293831. Um abraço.
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