O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

segunda-feira, abril 20, 2009

VI Peregrinação

«… peregrinar é uma forma de procurar, de avançar, de olhar o horizonte essa linha onde a Terra e o Céu se tocam. Peregrinar é empreender uma viagem. É também uma forma de olhar para dentro. Peregrinar é uma atitude tão antiga quanto a existência do Homem. Todas as grandes religiões consideram a peregrinação como uma via de conversão desde que empreendida com inquietação e espírito de busca.
A peregrinação a pé sempre foi a forma mais comum de peregrinar, uns para cumprirem uma promessa feita em momentos de angústia, mas cada vez mais pelo simples e profundo desejo de percorrer um caminho, com algum esforço físico e psíquico, superando dificuldades, aproximando-se a cada passo do lugar desejado, sempre mergulhado no silêncio, pelos campos, olhando para longe e para dentro de si mesmo.»

Estas são as primeiras palavras impressas no livrinho da "VI Peregrinação - Maria, Sim Total" que acompanhou cada um dos peregrinos deste ano. Um grupo pequeno, constituído maioritariamente por Senhoras, mas muito coeso, alegre e forte. A Peregrinação 2009 ficou marcada pela chuva, muita chuva, mas também pela ausência de bolhas ou outras lesões de grande monta o que proporcionou uma das melhores médias horárias. Há sempre uma ou outra história que marca estes dias, recordo-me do "Spray milagroso", da "Cabra", e este ano ficará na memória o caso da "Franguita e do Franguito".

Para além das memória de cada um, ficam também as fotos que mais tarde se converterão em vídeo, para ver e recordar em família. Eis algumas:

Capa do Livro
(A capa do Livro)

Foto CMatos
(A chuva, elemento sempre presente)

Foto CMatos
(A grupo em frente à Capelinha. Em pé, da esquerda para a direita: Zéza, Carlos, Alice, Alzira, Albertina, Paula. Baixado: Marco)

Para trás ficaram 169 Km, mais de 36 horas de caminhada a uma média de 4,55 Km/h. Cerca de 8 horas por dia repartidas entre as 06:00 h da manhã e as 05:00 h da tarde.

Aqui fica também um agradecimento público ao Seminário Maior de Viseu pela cedência da Carrinha para o apoio, e aos B.V. de Carregal do Sal e Penacova e Agrupamento 674 de Pombal (C.N.E.) pela cedência das instalações para pernoita e banhos. A todos o nosso muito obrigado!

Etiquetas:

3 Comments:

At 21 abril, 2009, Blogger Amaral said...

Matos
Isso é Fé, mas acima de tudo coragem. Certamente que o objectivo atingido vos deixou em paz de espírito.
Boa semana
Abraço

 
At 21 abril, 2009, Blogger S. Almeida said...

È realmente muita fé e muita coragem. Até já houve quem dissesse que teve as melhores férias de todos os tempos... com este grupo e a nossa srª de fátima a darem um impurrãozito, não há ninguém que fique pelo caminho.

bjs

 
At 25 abril, 2009, Blogger Sofia said...

Bem... nem sei o que te diga. Eu nunca poderei fazer tal missiva, mas admiro tanto as pessoas que o fazem. Eu não posso por problemas de saúde, mas se um dia alguma aflição me bater à porta, nunca se sabe. Parabéns e que Deus te ajude.

 

Enviar um comentário

<< Home