O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

terça-feira, outubro 09, 2007

Geocaching

Há muitas formas de promover uma região, … e o Geocaching é mais uma! Mangualde (Cidade e Concelho) está agora nas rotas dos Geocachers Nacionais e Internacionais, graças ás várias Caches que têm vindo a “aparecer” por aí. De facto e contando apenas de Maio para cá, altura em que foram colocadas as Caches mais recentes, foram registadas mais de duas centenas de visitas no seu total. Sabendo que a maioria dos Geocachers, não são solitários, ou seja vêm acompanhados pelas famílias e amigos, chegando por vezes a grupos de 10 pessoas, dá para ter uma ideia das gentes que por terras de Azurara têm passado, e continuarão a pasar.

Mas afinal o que é isto do Geocaching, dos Geocachers e das Caches?

A ver se vos consigo explicar em breves palavras:

Geocaching – É um jogo, uma actividade lúdica, que nos leva a viajar e fundamentalmente a conhecer… um País, uma Região, uma Cidade, um Lugar. Existem centenas de milhar de “tesouros” (Caches) espalhadas pelos 4 cantos do mundo, escondidas nos mais variados locais e referenciadas na Internet através da localização por coordenadas. Para as encontrar terá de possuir um GPS e claro ter um espírito aventureiro e de descoberta.

Cache – Este é o nome dado ao “tesouro” propriamente dito, que está algures escondido à espera de ser descoberto. Este “tesouro” que de tesouro tem apenas o nome, é normalmente constituído por um contentor (normalmente um “Tuperware” plástico) com alguns objectos sem qualquer valor, (destinados à troca entre Geocachers), uma nota informativa e explicativa sobre o Geocaching, e um pequeno livro de registo (Log book).

Geocacher – É todo aquele, que devidamente registado no site, vai em busca dos “tesouros”, e à descoberta desses novos locais onde a Cache foi escondida. São também os Geocachers que conhecendo certos locais de interesse, aí colocam novas Caches, para que outros venham conhecer.

Existem algumas regras, das quais destaco 3:

- Ao encontrar uma cache, deve-se ser discreto e recolocá-lo no mesmo sítio e condições em que a encontrou. O “tesouro” verdadeiro está em procurar e encontrar o contentor (Container), e dividir as suas experiências com todos os que vierem depois.
- Se quiser levar algum objecto, deve deixar outro em troca para que outros encontrem, e deve assinar o livro de registos (Log Book).
- Posteriormente deve colocar uma mensagem idêntica à que escreveu no Log Book, no site da Cache em http://www.geocaching.com/
No mapa da imagem, pode ver a localização das caches situadas no nosso concelho. Outras mais já estão na forja… (em todo o distrito, já ultrapassam as 35)

Já agora, se por acaso “esbarrar” com um contentor destes por aí… por favor, não o vandalize, abra-o, leia, deixe-se levar… e junte-se a nós. Em Portugal existem milhares, e todas as semanas estão a aparecer mais, quer Caches, quer Geocachers!

Sites relacionados: http://www.geocacher.com (internacional) e http://www.geocaching-pt.net/geostats (dedicado apenas às nacionais).

Etiquetas: ,

9 Comments:

At 09 outubro, 2007, Blogger Ricardo N. said...

Oi gostaria que adiciona-se o meu blog na sua página (blog). É um blog recente que os visitantes podem visitar e comentar. O blog chama-se Golfinho Alegre e o endereço é http://golfinhoalegre.blogspot.com Fico à espera da sua visita. Obrigado.

 
At 09 outubro, 2007, Blogger Amaral said...

Matos
Excelente post e uma belíssima ideia. Não conhecia e aprendi bastante.
Boa semana.
Abraço

 
At 10 outubro, 2007, Blogger Pitanga said...

Eu tenho um tesouro escondido em Mangualde. Fica ali pros lados da Estrada da Estação.

abraços

 
At 11 outubro, 2007, Blogger al cardoso said...

Uma maneira diferente de divulgacao que desconhecia, bem haja.

Um abraco d'Algodres.

 
At 11 outubro, 2007, Blogger Musician said...

Não sabia, está muito interessante! Gostei :)
Obrigado Carlos!

Beijinhos*

 
At 11 outubro, 2007, Blogger Musician said...

Não sabia, está muito interessante! Gostei :)
Obrigado Carlos!

Beijinhos*

 
At 13 outubro, 2007, Blogger azurara said...

Nunca tinha ouvido falar disto.
Vou ver.

 
At 16 outubro, 2007, Blogger carneiro said...

Já conhecia o jogo. Mas a forma detalhada do post ajudou à sistematização. Se BP tivesse GPS os Jogos de Pista tinham sido criados de outro modo. Já cá trouxe os meus rapazes. Adoraram o conceito. Incumbiram-me de comprar um GPS e fazer a revisão ao jeep. Querem ir para os Pirineus...Mas vou levá-los para Monsanto a pé...

 
At 21 janeiro, 2010, Blogger freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

 

Enviar um comentário

<< Home