O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sexta-feira, setembro 07, 2007

O Canto do Cisne

A expressão o «canto do cisne» é utilizada para classificar os últimos grandes momentos de alguém, como um artista, por exemplo. Isto porque durante muito tempo acreditou-se, erradamente, que os cisnes entoavam o mais belo som produzido à face da Terra imediatamente antes de morrerem.
O canto do cisne é uma crença muito antiga, segundo a qual o cisne mudo (a subespécie que vive nos lagos e jardins públicos das cidades) passa toda a vida sem emitir um único som. A excepção é o momento que antecede a sua morte, altura em que canta uma canção extremamente bela, capaz de provocar lágrimas em quem o ouve... O romano Plínio, o Velho, escreveu no ano de 77 d.C. que a crença era falsa, o que atesta a sua antiguidade. Antes, autores como Platão, Eurípedes, Aristóteles, Séneca e Cícero tinham ajudado a espalhar a lenda, escrevendo que o fenómeno acontecia na verdade. Hoje sabe-se que o cisne mudo não é, de facto, mudo, produzindo vários sons ao longo da vida, e que não está para cantorias quando morre. Mas a lenda é tão apelativa que ainda há quem a tome por verídica.

Vem isto a propósito da morte de Luciano Pavarotti. Eu nem sou muito devoto de óperas, mas admito que este grande senhor colocou a ópera num outro patamar, trazendo-a por exemplo dos palcos dos teatros, para os grandes concertos, misturando-a com outros géneros de música. Infelizmente a passagem terrena é efémera e também ele terá entoado o seu "canto do cisne".


Mas não só por isso, também o famosíssimo caso Madie estará para dar o "canto do cisne" e este da pior maneira possível. Ou muito me engano, ou como eu sempre disse, estará uma "bomba" para rebentar no Algarve.

Agora que se fala tanto em Stress, até no stress pós férias, também muita gentinha ficará com uma espécie de Stress pós Madie, principalmente aqueles que tanto contribuíram para a mediatização do caso acreditanto num desfecho, que afinal.....

Falando em Stress, daqui a uns dias verei se essa coisa do stress pós férias é treta ou não!

Etiquetas:

9 Comments:

At 07 setembro, 2007, Blogger Amaral said...

Matos
Bela lição esta, a parte introdutória.
Pavarotti foi sem dúvida grande, merece esta homenagem.
Quanto a Maddie... partilho da tua opinião.
Quanto ao stress, boas férias e depois diz qualquer coisa. Para já, bom fim-de-semana
Abraço

 
At 08 setembro, 2007, Anonymous Anónimo said...

Sou novo nestas lides ...

Aqui deixo o convite para que visitem o meu espaço .

"Ao lado de fortes cavaleiros eu seguia
Terras de mil cores nós ia-mos conquistar"

Bom fim de semana .

 
At 09 setembro, 2007, Blogger Unknown said...

Partiu Pavaroti, deixou-nos a voz.
Madie virou novela, é pena a situação da menina que não se sabe o que lhe aconteceu.
um abraço

 
At 09 setembro, 2007, Anonymous Anónimo said...

É muito estranho que apos serem apertados, os McCann colocaram-se de imediato em fuga.
Terão mesmo alguma coisa a esconder? Custa-me acreditar mas já não me restam duvidas que muito ainda se irá descobrir.

Só Madie não merecia este desfecho.

 
At 10 setembro, 2007, Blogger Pitanga Doce said...

Infelizmente acredito que Pavarotti está a cantar Berceuse para embalar Madie.

beijos tristes

 
At 11 setembro, 2007, Blogger Al Cardoso said...

Tambem aui deixo a minha homenagem a Pavaroti,
Quanto a Maddie, o que esta a acontecer ja nao e coisa que eu nao espera-se, aguardam-se entretanto os proximos episodios.
No que se refere ao "stress" faco votos que o nao atinja!

Um abraco amigo do d'Algodres.

 
At 12 setembro, 2007, Blogger Pitanga Doce said...

Matos, por favor...fala-me da Cidade. Mostra-me fotos e diz-me que ela sente a minha falta.

abraços

 
At 15 setembro, 2007, Anonymous Anónimo said...

Adorei o post, mesmo! :)

A lenda do Canto do Cisne, verdade ou não, eu gosto!

Um bem haja ao Pavarotti, que tão falaste!

E em relação a Maddie, fica o meu silencio...enfim!

Boas férias ;)

Beijinhos*

 
At 28 setembro, 2007, Blogger Alda Serras said...

Colecciono expressões idiomáticas. Gostei desta explicação do "canto do cisne" e importei-a para o meu blogue com a devida indicação da fonte. Espero não haver problema.

 

Enviar um comentário

<< Home