O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

domingo, agosto 26, 2007

As Cores do luto

Foto CMatos( Também a natureza nos presenteia com as suas muitas cores)

"O luto pode ser expresso sob a forma de diversos cores, que variam de país para país. As mais usuais são o preto e o branco, mas há excepções. Na África do Sul, por exemplo, é habitual envergar-se o vermelho para se mostrar que se chora a morte de alguém. Já no Egipto é o amarelo, na índia pode ser o castanho ou o branco, na Tailândia é o roxo e no Irão é o azul. Ou seja, a cor do luto é um acto cultural muito diversificado. A regra, no entanto, divide-se entre o branco, mais usual nas civilizações orientais, como China e Japão, o preto, nos países cristãos. A origem do costume ocidental de vestir de negro por ocasião de uma morte é ancestral: já os antigos egípcios usavam esta cor com esse significado. Dos egípcios, a tradição passou para os romanos, que vestiam uma toga preta, sem ornamentos, nessas circunstâncias. A tradição espalhou-se pelos quatro cantos do Império Romano e foi adoptada pela Igreja Católica. No entanto, o branco e o roxo também são identificados com o luto na nossa civilização. Era costume os Reis de França colocarem véus brancos no período de luto. A tradição de se usar o preto deve-se ao fado de esta «cor» evocar a «ausência», pois lembra a noite, a ausência de luz. Nas culturas em que é o branco a representar a morte, tal deve-se ao facto de evocar o silêncio, a leveza, a paz."

Texto retirado do Almanaque das Missões (2007)


Não é que esteja de luto, mas depois da derrota do Sporting no Dragão, ainda para mais com um golo "oferecido" pelo guarda redes da minha equipa, e pelo empate (com sabor a derrota) no estádio da Luz cedido pelo Benfica e o seu novo treinador, penso que a maioria dos Portugueses estará com a moral em baixo (sim, maioria,... só os Benfiquistas são 6 ou 7 milhões... dizem). Já para não falar na tragédia que vai lá para os lados da Grécia (esta sim, uma verdadeira tragédia) e que não há meios de acalmar, bem por cá o que nos tem valido é o São Pedro (que molha apanhei hoje na Feira franca em Viseu) que só vai deixar vir o sol a valer lá para Novembro, quando os helicópteros puderem finalmente voar. Bom por isto e também por estar para aqui a pensar na "morte da bezerra", achei por bem trazer aqui ao blog mais esta curiosidade... pelo menos para mim é!

Etiquetas:

10 Comments:

At 28 agosto, 2007, Blogger Amaral said...

Matos
Fizeste bem em "enlutar" este post. Que todos os males fossem a derrota do SCP ou o empate do SLB... agora, as tragédias (gregas, que ironia) é que nos fazem lamentar.
Boa semana
Abraço

 
At 28 agosto, 2007, Blogger Musician said...

A vida...tal como ela é!

Adorei a música, tens sempre bons gostos :)

Um beijo*

 
At 28 agosto, 2007, Blogger al cardoso said...

Embora tenha ficado com um sabor amargo na boca com a derrota do nosso SCP, nao deu para ficar de luto.
Fiquei muitissimo mais chocado com os incendios e mortes na Grecia.
La terei que agradecer ao pratrono da minha freguesia de adopcao (S.Pedro) por nos ajudar este ano.
Entao os vermelhos ja vao em 7 milhoes!!!

Um abraco triste mas nao de luto, do d'Algodres.

 
At 30 agosto, 2007, Blogger Pitanga said...

Foste à Feira Franca comer farturas na barraca do Antonio? Que inveja...

abraços

 
At 31 agosto, 2007, Blogger José António said...

Boa tarde.
Estou aqui novamente para colocar o seu blog na lista das minha preferÊncias. Fui desafiado para elaborar uma lista de cinco blogs da minha preferência neste Dia Mundial do Blog.

http://4rodinhas.blogspot.com/2007/08/off-topic-blog-day.html

Cumprimentos

 
At 04 setembro, 2007, Blogger Para o alto e avante! said...

Ola! Desculpa invadir assim seu blog... Adorei sua ideia de falar sobre o luto para relacionar com a derrota do time... Muito inteligente! Alias, gostei do seu blog e peco permissao para vir mais vezes!

 
At 07 setembro, 2007, Blogger Afi said...

Gostei do post sobre a Mata do Fontelo, que conheci recentemente. Ainda deslumbrado sentei-me em frente ao computador fazendo uma pesquisa sobre o assunto. Descobri a sua descrição que expressa a sensação transmitida pela vegetação luxuriante daquele espaço. Assim aproveitei o ensejo e linkei ao seu post. Obrigado.

 
At 06 outubro, 2007, Blogger Jasmim said...

Gostei do teu texto.
O luto é esencial par aprosseguirmos em frente. E luto não é só quando morre alguém. Qualquer perda, deve te ros eu período de luto, par anos libertarmos e pudermos seguir em frente...
Eu estou de luto.
Bom fim de semana

 
At 21 janeiro, 2010, Blogger freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

 
At 11 março, 2013, Blogger MiMi Girldam said...

http://www.girldam.com

 

Enviar um comentário

<< Home