As Cores do luto
"O luto pode ser expresso sob a forma de diversos cores, que variam de país para país. As mais usuais são o preto e o branco, mas há excepções. Na África do Sul, por exemplo, é habitual envergar-se o vermelho para se mostrar que se chora a morte de alguém. Já no Egipto é o amarelo, na índia pode ser o castanho ou o branco, na Tailândia é o roxo e no Irão é o azul. Ou seja, a cor do luto é um acto cultural muito diversificado. A regra, no entanto, divide-se entre o branco, mais usual nas civilizações orientais, como China e Japão, o preto, nos países cristãos. A origem do costume ocidental de vestir de negro por ocasião de uma morte é ancestral: já os antigos egípcios usavam esta cor com esse significado. Dos egípcios, a tradição passou para os romanos, que vestiam uma toga preta, sem ornamentos, nessas circunstâncias. A tradição espalhou-se pelos quatro cantos do Império Romano e foi adoptada pela Igreja Católica. No entanto, o branco e o roxo também são identificados com o luto na nossa civilização. Era costume os Reis de França colocarem véus brancos no período de luto. A tradição de se usar o preto deve-se ao fado de esta «cor» evocar a «ausência», pois lembra a noite, a ausência de luz. Nas culturas em que é o branco a representar a morte, tal deve-se ao facto de evocar o silêncio, a leveza, a paz."
Texto retirado do Almanaque das Missões (2007)
Não é que esteja de luto, mas depois da derrota do Sporting no Dragão, ainda para mais com um golo "oferecido" pelo guarda redes da minha equipa, e pelo empate (com sabor a derrota) no estádio da Luz cedido pelo Benfica e o seu novo treinador, penso que a maioria dos Portugueses estará com a moral em baixo (sim, maioria,... só os Benfiquistas são 6 ou 7 milhões... dizem). Já para não falar na tragédia que vai lá para os lados da Grécia (esta sim, uma verdadeira tragédia) e que não há meios de acalmar, bem por cá o que nos tem valido é o São Pedro (que molha apanhei hoje na Feira franca em Viseu) que só vai deixar vir o sol a valer lá para Novembro, quando os helicópteros puderem finalmente voar. Bom por isto e também por estar para aqui a pensar na "morte da bezerra", achei por bem trazer aqui ao blog mais esta curiosidade... pelo menos para mim é!
Etiquetas: Curiosidades
9 Comments:
Matos
Fizeste bem em "enlutar" este post. Que todos os males fossem a derrota do SCP ou o empate do SLB... agora, as tragédias (gregas, que ironia) é que nos fazem lamentar.
Boa semana
Abraço
A vida...tal como ela é!
Adorei a música, tens sempre bons gostos :)
Um beijo*
Embora tenha ficado com um sabor amargo na boca com a derrota do nosso SCP, nao deu para ficar de luto.
Fiquei muitissimo mais chocado com os incendios e mortes na Grecia.
La terei que agradecer ao pratrono da minha freguesia de adopcao (S.Pedro) por nos ajudar este ano.
Entao os vermelhos ja vao em 7 milhoes!!!
Um abraco triste mas nao de luto, do d'Algodres.
Foste à Feira Franca comer farturas na barraca do Antonio? Que inveja...
abraços
Boa tarde.
Estou aqui novamente para colocar o seu blog na lista das minha preferÊncias. Fui desafiado para elaborar uma lista de cinco blogs da minha preferência neste Dia Mundial do Blog.
http://4rodinhas.blogspot.com/2007/08/off-topic-blog-day.html
Cumprimentos
Ola! Desculpa invadir assim seu blog... Adorei sua ideia de falar sobre o luto para relacionar com a derrota do time... Muito inteligente! Alias, gostei do seu blog e peco permissao para vir mais vezes!
Gostei do post sobre a Mata do Fontelo, que conheci recentemente. Ainda deslumbrado sentei-me em frente ao computador fazendo uma pesquisa sobre o assunto. Descobri a sua descrição que expressa a sensação transmitida pela vegetação luxuriante daquele espaço. Assim aproveitei o ensejo e linkei ao seu post. Obrigado.
Gostei do teu texto.
O luto é esencial par aprosseguirmos em frente. E luto não é só quando morre alguém. Qualquer perda, deve te ros eu período de luto, par anos libertarmos e pudermos seguir em frente...
Eu estou de luto.
Bom fim de semana
http://www.girldam.com
Enviar um comentário
<< Home