O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sábado, maio 12, 2007

Sabia que...

Foto CMatos
Não tem nada a ver, é só para matar saudades... da neve!

Hoje podia falar de Fátima e dos 90 anos das aparições, ou do badalado desaparecimento da pequena Maddie (porque parece estar para breve a solução do enigma), ou de política desde a nacional até à local (já que ouvi hoje que a PJ visitou a CMM), ou mesmo de desporto, pois o meu Sporting tem este fim de semana um jogo importante e os olhos postos lá no norte, ou de qualquer outra coisa qualquer... mas, e porque sobre tudo o resto já se fala e em alguns casos pouco (ou nada) se aprende, vou falar sobre ar e pneus!

Assim começo com uma pergunta:
Serão os pneus dos aviões cheios com ar, como os dos automóveis?
Não senhor, o gás usado para isso na aviação é o nitrogénio, pois o seu volume não se altera com as variações de temperatura. Dado importante, já que as aeronaves estão sujeitas a temperaturas que variam entre os 50º negativos quando voam e os 80º positivos quando aterram, devido ao atrito da rodas na pista.
E o que é o nitrogénio? É um gás inerte, não-metal, incolor, inodoro e insípido, constituindo aproximadamente 4 quintos da composição do ar atmosférico (78,1% em volume). É obtido, para usos industriais, pela destilação do ar líquido.

E pronto, espero que tenha contribuído para melhorar a sua cultura geral. Mais aqui.

Etiquetas:

5 Comments:

At 12 maio, 2007, Blogger Amaral said...

Matos
Fizeste bem em abordar este tema, acho mesmo que é "Uma lufada de ar fresco".
Bom fim-de-semana
Abraço

 
At 13 maio, 2007, Blogger Sofia said...

Olá Carlos. Espero que estejas bem. Desculpa nunca mais ter cá vindo... Sou uma desnaturada. Interessante a info. Já agora, sabias que esse mesmo nitrogénio também é usado para fazer aquela neve artificial? Junta-se água e o nitrogénio faz baixar a temperatura (acho que leva mais qq coisa)
Beijos e bom fds
Sofia

 
At 13 maio, 2007, Blogger Pitanga Doce said...

Ai meu Deus! O homem tem saudades da neve. Olha será por causa desse ar todos dos pneus de avião que está este vento esquisitão?

abraços domingueiros

 
At 14 maio, 2007, Blogger Al Cardoso said...

Bem haja pela informacao!

So foi pena os dos "Pacos" nao nos darem uma alegria completa!

Um abraco "verdinho da silva"!

 
At 14 maio, 2007, Blogger Pitanga Doce said...

Atão, esqueceu o caminho?

abraços

 

Enviar um comentário

<< Home