O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

segunda-feira, dezembro 18, 2006

4 Primos [1º Capítulo]

Eis o nosso motorista-fotógrafo
1 de Dezembro de 2006, 12:30 horas, 4 primos, mochilas a abarrotar, agasalhos quanto bastem, desejo de aventura, Serra de Estrela como objectivo, viatura com motorista (Pai de um e Tio dos restantes), gosto pela natureza e a adrenalina de uma caminhada em alta montanha em perspectiva, eram os condimentos à partida.
O objectivo: Percorrer parte do trilho T1 (Parque Natural da Serra da Estrela) entre Aqui os 4 maganos, prontos para a aventuraa Torre (1993 metros, ponto mais alto de Portugal Continental) e Loriga (770 metros, ao fundo de um dos dois Vales Glaciários da Estrela) com um desnível de 1223 metros.
Os boletins meteorológicos anunciavam chuva para a manhã do dia seguinte, mas lá no alto da Estrela nunca se sabe com o que contar, mesmo assim a vontade era muita e tudo estava preparado e devidamente acondicionado esperando o pior dos cenários.
Somos pequenos perante a imensidão da SerraA viagem começa sem sobressaltos em direcção à Torre via Seia. Aí e por obra do acaso tomámos a estrada da Senhora do Desterro em direcção à Lagoa Comprida. O dia estava lindo, quase limpo e com o Sol à espreita. A meio da subida surgem as recordações daquele dia de Agosto que por aquelas bandas estivemos à espera de um pelotão de ciclistas e mais uns quantos carros de publicidade que compunham a Volta Para aí não que o vento está contraa Portugal, devidamente acompanhados por um farto farnel e franco convívio. A subida em altura era proporcional à descida do termómetro que à chegada à Torre marcava uns míseros 4 graus. Nada que gorros, luvas e casacos não resolvessem. Feitos os derradeiros preparativos, tirada a foto da práche, e concluídas as despedidas de ocasião á que procurar o início do trilho com ajuda de mapa e bússola. Era ali entre duas pequenas torres feitas de um amontoado de pequenas pedras que começava.De joelhos e rente ao chão, o vento não parece tão ameaçador Os primeiros passos são essenciais para que a mochila acame às costas e se verifique se a escolha de meias e botas está à altura da dureza do trilho. O vento “cortava” o nariz, talvez a única protuberância do corpo exposto aos ares da serra, e ao fim dos primeiros metros já a bexiga me pregava a partida levando a que, à moda do bom Português, não fosse um mas sim dois ou três ainda com as instalações da Torre à vista fazendo com que cada um, quais engenheiros eólicos, tivesse de escolher o melhor ângulo entre a “civilização” e a força do vento para não molhar as botas…

(Continua)

8 Comments:

At 18 dezembro, 2006, Blogger BlueShell said...

Adorei e fico à espera do resto!
Que o sol te ilumine cada passo
E que bênçãos Divinas sempre te acompanhem.

BShell e um
Beijo
AZUL

 
At 19 dezembro, 2006, Blogger Sofia said...

Feliz Natal e que 2007 seja a concretização de mais um ano com saúde e já agora mais umas coisitas boas da vida!
Beijos grandes e espero que estejas bem!
Sofia

 
At 20 dezembro, 2006, Blogger Al Cardoso said...

Pois entao coragem para continuar com essas caminhadas e, um abraco e votos de Feliz Natal.

Deste amigo virtual, de Fornos (d'Algodres)

 
At 20 dezembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Só vos faltava um lenço verde ao pescoço de cada um.

Um feliz e Santo Natal para todos, e bom ano Novo.

 
At 20 dezembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Excelente passeio :-)

Boas Festas!!
*************************

Bjs
;-)

 
At 21 dezembro, 2006, Blogger Neoarqueo said...

O meu amigo quem o quizer bem é ir à Serra da Estrela...já agora podia fazer de pastor no presépio...tipo vIRIATO e o amigo (dele)

Feliz Natal

 
At 21 dezembro, 2006, Blogger carneiro said...

Grande aventura que se saúda com inveja.Já fiz de Loriga para a Torre, mas de bike.

Loriga na Primavera é espectacular. De inverno nunca provei.

Boas Festas

 
At 22 dezembro, 2006, Blogger Amaral said...

Olá Matos
confesso que não li com muita atenção este post. Bem o motivo da minha passagem por aqui foi apenas para desejar um Feliz Natal a "O meu cantinho" e a ti.
Abraço

 

Enviar um comentário

<< Home