O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

domingo, março 28, 2010

VII Peregrinação

Imagem By CMatos
Para aqueles que já nos manifestaram o interesse em fazer a Peregrinação a Fátima a Pé deste ano, fica a informação:

- 30 de Março próximo (Terça feira), pelas 21:00 horas haverá nas instalações da Casa do Povo de Santiago de Cassurrães, a habitual reunião preparatória para a Peregrinação a Pé. Comparece.

Etiquetas: , ,

sábado, março 27, 2010

Via-Sacra ao vivo (Mesquitela)

Foto CMatos
(A qualidade da foto não é das melhores, mas com telemóvel e à noite, foi o melhor que consegui.)

Na noite de 6ª para Sábado (26-3-2010) fui até à Mesquitela assistir à representação da Via-Sacra ao Vivo. Estava uma noite fria, mas ainda assim havia bastante gente a acompanhar os jovens e menos jovens da Mesquitela e Mourilhe, que pelas ruas representavam as várias estações da Via-Sacra. Guiados pelo jovem pastor da paróquia, ao que sei, dinamizador desta representação, as cenas representativas do calvário de Cristo, foram se sucedendo, atingindo o auge do sofrimento de Cristo, já no adro da Igreja, com a encenação da crucificação e morte de Jesus, tendo até, estou certo, feito rolar algumas lágrimas no povo presente. Saliento aqui a coragem dos intervenientes, particularmente dos dois jovens figurantes que representaram os condenados que com Jesus foram crucificados e que ignorando o frio permaneceram como Deus os trouxe ao mundo, apenas com uns panos ao redor da cintura.
É bonito e salutar ver estas manifestações religiosas e culturais, principalmente quando estas conseguem juntar gentes de várias idades e proveniências em redor de uma mesma causa. Parabéns.

Etiquetas: , , ,

sábado, março 20, 2010

DIA L - Como foi em Santiago

8:30 Da manhã. Chovia copiosamente. Mesmo assim, no ponto de encontro de Santiago de Cassurrães chegavam mais e mais voluntários, vindos dos 4 cantos da freguesia, mas também da Póvoa de Cervães, freguesia vizinha que não aderiu ao movimento. Logo se percebeu que as expectativas seriam excedidas e por largo número. Dos 28 inscritos, marcaram presença cerca de 55 voluntários. Os Kits não chegaram para todos, mas ninguém se importou com isso, porque o importante era limpar a freguesia, limpar Mangualde, limpar Portugal. Feitas as recomendações, distribuídas funções e lixeiras, era tempo de meter mão à obra e enfrentar os elementos… finalmente!
Muita chuva e muito, muito lixo depois dávamos a limpeza por concluída, eram cerca das 18:00 quando o último carregamento partiu. Foram limpas TODAS as lixeiras referenciadas e ainda houve tempo e vontade para mais 3, uma das quais bem grande. Feitas as contas estimamos que tenham sido retirados o equivalente a 20 tractores de lixo das nossas matas, e apesar disso não conseguimos limpar tudo.
Esperamos todos, é que os locais agora limpos não voltem a ser vítima da incúria das pessoas e permaneçam limpos. Daqui faço um apelo: Se virem alguém a deitar lixo em locais que não os próprios e legais… DENUNCIEM às autoridades!

Em nome do Limpar Portugal, dos responsáveis regionais e locais um GRANDE, GRANDE bem-haja a TODOS os voluntários, especialmente aos da Freguesia de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães.

Um agradecimento também às cozinheiras que confeccionaram o reconfortante almoço, oferecido pela Junta de Freguesia de Santiago e Comissão de Compadres de Contenças de Cima, nas instalações da Casa do Povo de Santiago, a cuja direcção também agradecemos.

Fiquem com as fotos possíveis deste inolvidável dia.


Se tiverem fotos e as quiserem adicionar ao Slide-Show, enviem-nas para o meu email.

Etiquetas: ,

sexta-feira, março 19, 2010

DIA L - Programa

Voluntários de Santiago de Cassurrães

08:30 - Concentração junto da Sede da Junta de Freguesia/Casa do Povo
Registo de presenças, para efeitos de seguro, entrega de pack de segurança (Luvas, TShirt e Máscara), distribuição pelas licheiras, e inicio dos trabalhos.
13:00 - Almoço na Casa do Povo de Santiago (Oferecido pela Junta de Freguesia e comissão de compadres de Contenças de Cima)
18:30 - Lanche nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Mangualde (Oferecido pela CMM)

Contamos com a colaboração de todos. Juntos vamos limpar a freguesia e o concelho.

Etiquetas:

sábado, março 13, 2010

Limpar Portugal

Atenção voluntários da Freguesia de Santiago de Cassurrães

Vai haver reunião dia 18 de Março (Quinta Feira) à noite pelas 21:00 horas no Salão da Casa do Povo de Santiago de Cassurrães. Serão dadas as últimas indicações sobre o DIA L e prestados os esclarecimentos possíveis. Para uma melhor organização/distribuição dos meio (humanos e materiais) é importante a TUA presença. Por favor passa a palavra e, muito importante...
NÃO FALTES

Etiquetas: ,

quinta-feira, março 04, 2010

As Lixeiras de Santiago

Este post é direccionado, principalmente, para as gentes de Santiago de Cassurrães, sem perder de vista todos aqueles que não sendo da Freguesia, se calhar são tão ou mais responsáveis pela situação.

A propósito do projecto “Limpar Portugal”, andámos por aí a identificar lixeiras por terras da Freguesia de Santiago. E o que encontramos, ultrapassou largamente as expectativas. Já se sabia que existiam locais cuja incúria, desleixo, desrespeito, ignorância… e outras coisas mais, se transformaram em lixeiras, mas… que GRANDES lixeiras!
Como forma de alertar consciências, colocar a nu o que alguns tentam esconder pela calada da noite, e porque não dizer, envergonhar todos aqueles(as) que reconhecerem nas fotos algo seu (se bem que quem faz isto não tem vergonha nenhuma, na minha opinião claro), aqui deixo algumas, poucas, fotos do lixo que no dia 20 de Março, o movimento “Limpar Portugal” se propõe recolher. Para isso teremos que juntar esforços, porque todos seremos poucos, e no dia 20 de Março marcar presença, com vontade e disponibilidade para trabalhar.

Se julgavam que a Freguesia de Santiago estava limpa, vejam só isto:










Se queres ajudar a limpar Santiago, visita o site do “Limpar Portugal”, inscreve-te (Distrito de Viseu, Concelho de Mangualde), lê o que se vai passando no fórum de Mangualde, contacta a Junta de Freguesia de Santiago, ou coloca aqui as tuas questões, que eu como coordenador em Santiago terei todo o gosto em responder. No Concelho de Mangualde já somos mais de 130 voluntários, mas TODOS seremos POUCOS.

Ajuda o ambiente, ajudando a “Limpar Portugal
Nota - Quando falo em "Santiago" ou "Santiago de Cassurrães", falo, entenda-se, da Freguesia de Santiago de Cassurrães como um todo e não de um lugar em particular.

Etiquetas: ,