O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

domingo, outubro 18, 2009

Notas históricas de Cassurrães

Igreja Paroquial

Foto CMatos
«Integrado naturalmente no ambiente bucólico da paisagem, o perfil harmonioso da igreja de Santiago chama de tal modo a atenção, que muito dificilmente alguém poderá furtar-se a satisfazer a curiosidade de transpor as portas do templo… e entrar.
No primeiro relance surpreende-nos a elegância e a vastidão da igreja, o seu ar lavado, a doce quietação do ouro antigo da talha do arco do cruzeiro e a esbelteza do altar-mor: o ouro brilhante e vivo dos capitéis coríntios, na brancura imaculada das colunas elegantíssimas.
É tal o fascínio, tão imperiosa a atracção que, sem nos darmos conta, nos encontramos no interior do templo. Então, de instante a instante, a nossa curiosidade desdobra-se, fixa-se em pormenores, admira como é possível fundir, em união tão íntima e perfeita, elementos tão distanciados no tempo, tão diferenciados na concepção estética. E tudo isto num “clima” de paz tão doce, de tão mística beleza que, mais tarde, retornando ao adro, nos parece ver, à sombra amiga dos pinhais, o vulto lento de algum monge antigo, recitando, pausadamente, ternos versículos ao Criador…»

In Notícias da Beira, nº 673, de 10-VII-957

«O Dr. José Pedro Ferreira, Abade de Miragaia, muito justamente considerou a Matriz de Santiago como sendo uma das três melhores igrejas do concelho de Mangualde, a par da S. Julião de Azurara e da de S. Vicente de Alcafache.»

In Portugal Antigo e Moderno, vol. XII, pág. 2 285

«Transposto o pórtico alpedrado da fachada principal - «pórtico com seu arco ladrilhado», do séc. XVIII – logo chama a atenção a porta principal que, supomos, deve ser o único elemento visível e intacto da primitiva construção.
De granito duro, é muito simples, mas expressiva e nobre, de arestas chanfradas, com o seu arco de volta inteira formado por nove aduelas.
Interiormente, (…), surpreende, além da vastidão da igreja, a harmonia que, com rara felicidade, resultou da conjugação de estilos vários, muito distanciados entre si, no tempo, elementos que foram sensatamente aproveitados durante as obras da reconstrução do século passado.
O retábulo do altar da capela-mor, muito elegante, muito harmonioso, é aparentado com o da Senhora do Castelo. Veio, segundo nos disseram (1), dos lados de Penalva e nele teria trabalhado um artista muito hábil das terras do Mondego. Tem uma alta tribuna, de 5 degraus, para a exposição do S.mo Sacramento e na qual se encontra, de ordinário, uma bela imagem, em tamanho natural, do Coração de Jesus. Em dois nichos laterais do retábulo, expõem-se as imagens do Apóstolo Santiago e de St.º António de Lisnboa, respectivamente nos lados do Evangelho e da Epístola.» (…Continua)

(1) Informação do Sr. Amaral, de Fundões, a quem muito agradecemos.

In Família Paroquial de Santiago de Cassurrães, nº 47, pág. 2 por Alexandre Alves

Este e os próximos posts sob o título "Notas históricas de Cassurrães" pretendem dar a conhecer um pouco mais sobre a bela Igreja Paroquial de Santiago de Cassurrães, que recentemente deixou encantado, por exemplo, o produtor da TVI que fez a transmissão da Eucarístia no dia da Nossa Senhora de Cervães. Se quiser fazer uma visita, ainda que virtual, à Igreja Paroquial de Santiago, clique aqui.

Etiquetas: , , ,