Ser Solidário

Será importante ter sucesso na vida, não ter problemas de dinheiro, passar boas férias.., se viramos a cara quando passamos por um mendigo que nos estende a mão? Se ficamos indiferentes ao ver nos noticiários velhos a «viver» em barracas em condições desumanas? Se mudamos de canal quando estamos a jantar e passam imagens de crianças desnudas e desnutridas nos países de 3º mundo?
É verdade que pouco podemos fazer para inverter a situação em que o mundo se encontra, mas podemos ser solidários com o pequeno mundo que nos rodeia, um mundo menor que se cinge ao nosso campo de acção no dia a dia... E que mundo tão vasto esse...
Desde muito pequenas que as crianças, nas suas brincadeiras, são ensinadas a dar e não a tirar, quando brincam com os seus e os brinquedos dos outros. Muito mais importante do que ter é SER. Os amigos verdadeiros amam-nos pelo que somos, não pelo que temos. Não amamos nós, aquele amigo que nada tem, mas TUDO É?
Para quê deitar fora aquela roupa que já não usamos, e que está praticamente nova, quando há pessoas na nossa Paróquia a passar frio? Porquê fazer um jantar com três pratos principais quando, no mesmo dia, negámos um prato de sopa a alguém que tinha fome? Porquê colocar o lixo todo no mesmo saco, por preguiça, aniquilando o processo de reciclagem, que contribui para um mundo melhor? Porquê recusar levar alguém a casa porque gastamos gasolina?
No é necessário canalizar o nosso ordenado ou a nossa mesada para os pobres. O «serviço» que podemos prestar à sociedade é vasto e o verdadeiro sacrifício nem sempre é «dar dinheiro», embora o seja, por vezes.
É solidário aquele que trabalha como voluntário numa associação de solidariedade social uma ou duas vezes por semana, sem receber nada; é solidário aquele que procura alegrar uma tarde de um Lar de Idosos ou de um Jardim-de-infância; é solidário aquele que encaminha um jovem desconhecido para um Centro de Recuperação para Toxicodependentes; é solidário aquele que socorre um mendigo embriagado caído no chão e chama a ambulância; é solidário aquele que ouve os desabafos arrependidos de alguém que errou muito na vida, sem o julgar; é solidário aquele que perdoa; é solidário aquele que pensa sempre no próximo, antes de si mesmo.
Extracto de um texto publicado na revista Flor de Lis por Xana Almeida
10 Comments:
Concordo com as ideias veiculadas no texto. Mas há uma questão precedente:
Devemos ser solidários com a "pessoa" ou com a comunidade?
Dependendo das situações, podemos ser solidários com "a pessoa" (aquele amigo que necessita de nós no momento de fraqueza) contribuindo para uma comunidade mais equilibrada, ou então ser solidário com a comunidade (por exemplo através do exemplo e dedicação) contribuindo para a melhoria "da pessoa" individual.
Não creio ser necessário fazer essa distinção.
Gostei muito do teu artigo, que me está a ajudar num trabalho sobre a solidariedade. Está muito bem!
oi amigo parabens por sua reflexo~es
oi amigo parabens por sua reflexo~es
Bom dia!
Este texto ajudou-me na minha formação.
Estou a frequentar um Curso EFA-NS e um dos temas abordados e para o qual tive de desenvolver uma reflexão é este da Solidariedade. Juntamente com outros, este texto, fez com que o meu trabalho fosse bem mais completo.
Já agora, e como este mundo é muito pequeno, tb eu sou praticante de Geocaching!
Abraço
"Sagitário"
adoreio texto a forma de escrever é alucinante quem escreveu isto foi sentido adorei
adeus bjs
de:patrica santos
Ajuda, por favor! DEUS O ABENÇOE PELA SUA BONDADE.
Preciso de ajuda. Já não sei o que fazer... Estou desempregado e não tenho dinheiro para pagar a renda e outras contas... Ajude quem precisa. Agradeço imenso. Quem dá, recebe mais. DEUS O ABENÇOE E à SUA FAMÍLIA.
Por favro, visite:
http://sites.google.com/site/ajudarhelp/
O que mais me chamou atenção nesse texto foi "Os amigos verdadeiros amam-nos pelo que somos, e não pelo que temos."
Não adianta termos amigos pensando no que ele tem realmente..
e sim pelo caráter!
Deu - me muitas informações para um trabalho obrigado por tudo
Enviar um comentário
<< Home