O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sexta-feira, agosto 26, 2005

O crime compensa?

Ora leiam, e depois digam se fariam o mesmo.

«Cascais: brasileiro perde emprego por acto de cidadania

Denúncia de assalto acaba em despedimento

A luta contra o crime já não compensa. Esta, pelo menos, será a convicção de Diogo Vasconcelos, um brasileiro de 25 anos que, a 15 de Agosto, também terá cometido um ‘crime’ – o de descrever ao Correio da Manhã um assalto que acabara de presenciar no supermercado Pingo Doce, no Centro Comercial Cascais Villa.

Diogo, que ali trabalhava 14 horas por dia numa tenda de artesanato, denunciou também o caso à polícia. Como ‘recompensa’, foi despedido no dia seguinte “por pressões da administração”. Ontem, regressou ao Brasil. Aos bandidos, “cerca de 20”, não aconteceu nada.

Na hora da partida, precipitada pelo desemprego, Diogo dividia-se entre a revolta e a tristeza. “Tento não me arrepender do que fiz, mas a verdade é que fiquei pior do que aqueles que roubaram – o crime deles compensou.”
Para este brasileiro a explicação é simples: “Hoje [ontem] vou-me embora porque denunciei um assalto. Isto depois de até ter sido chamado à PSP de Cascais e o comandante me agradecer o facto de ter alertado a polícia e segurança do centro.”
Mal sabia que a atitude nobre vinha com uma recompensa amarga. No dia seguinte Diogo foi despedido.
“A minha chefe disse que tinha de me despedir porque a administração do Cascais Villa não gostou de ver o caso no jornal. Ela disse-me ainda que, se não o fizesse, arriscava-se a que a própria concessão da tenda fosse posta em causa...”

Há dois anos e meio cá, Diogo trabalhou “sempre”, o que explica o tom do desabafo. “Estava farto de ver as pessoas praticarem crimes que não admito em lado nenhum do Mundo – não aceito e vou denunciar sempre. Sei que há muitos brasileiros envolvidos nestas situações e não posso ser confundido com eles.” »

Este é um extracto de uma notícia do "Correio da Manhã" no formato digital de 26-08-2005, que podem ler na integra aqui.

Por mim, digo que este tipo de crime (assalto em bando a grandes superfícies) cada vez compensa mais (infelizmente) porque as pessoas com medo (de tudo, mas particularmente das consequências) nada fazem. Exemplos como o da idosa de 80 anos que no Brasil filmou durante anos o tráfico e consumo de droga no seu bairro, para agora os entregar á Polícia, são cada vez menos. Basta ver o que acontece num acidente ou numa rixa de café... mirones são muitos, mas quando se pedem testemunhas... ninguém viu!
E então? O crime compensa? Quero acreditar que não!