O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sexta-feira, agosto 12, 2005

A minha gata.


(Fotografias de CMatos)
Apresento-vos a minha gatinha.
A Boneca.

O meu filho deu-lhe este nome graças á gravatinha branca e aos sapatinhos também brancos que ela tem.


Cresceu connosco desde os 3 meses de idade, vimo-la crescer, acompanhámos as suas brincadeiras,... e como gostava de brincar. Principalmente com o meu filho, que lhe fazia todo o tipo de judiarias, ela barafustava, fugia,... mas passado algum tempo lá vinha ela dar uma dentadinha, como quem diz... "Hello!!! Estou aqui!"


De dia ficava no quintal (na rua) e quando á noite chegávamos do trabalho, lá estava ela á porta, toda sorrisos.


Todos gostavam da Boneca, e ela retribuía com simpatia e uns "rons, rons".


E assim os meses, os anos, foram passando, até que um dia...


Dim-Dom! Tocou a campainha pelas 07:00 da manhã. Era a minha vizinha!


-Vai depressa ali á estrada,... aconteceu uma desgraça.


Nesse noite a Boneca não tinha querido passar a noite em casa, e eu embora contrariado deixei. Como ia adivinhar!?


Estarrecido, vi uma bolinha de pelo no meio da estrada. Levei as mãos á cabeça e chamei...

Boneca!........ Ela virou levemente a cabeça e emitiu um suave som... parecido com o miar. Estava viva....


Meu Deus, o que te fizeram Bonequinha, sussurrei, no momento em que uma lágrima se me escapava.


Corri a casa e num piscar de olhos estava em Viseu numa Clínica Veterinária. Diagnóstico?... O olho esquerdo fora da órbita ocular, tinha de ser extraído; o direito com um grande hematoma, não augurava nada de bom; a pata direita dianteira, completamente deslocada ao nível da "omoplata", talvez recuperasse; a mandíbula inferior com fractura no sentido longitudinal, talvez com um parafuso? difícil mas podia-se tentar; fossas nasais igualmente fracturadas, temperatura corporal muito baixa; enfim...


A pergunta crucial da veterinária... "Querem tentar?"... Olhei para a minha esposa, ela retribui-me o olhar, e eu... simplesmente não fui capaz de abandonar a boneca. Faça-se o que for possível... disse.

Resultado? Duas cirurgias depois, 3 semanas a fazer de veterinário caseiro, gotas, injecções, comida na boca, papas, comprimidos... de tudo fizemos.


A minha Boneca ficou sem o olho esquerdo, cega do direito fruto de um glaucoma, um dos caninos teve de ser removido para que a boca voltasse a fechar, a mandíbula inferior com um
parafuso e a patinha direita incapacitada.


Mas a Bonequinha está VIVA! Já reaprendeu os cantos á casa, não vê com os olhos, mas sente tudo á sua volta com os seus enormes bigodes e principalmente... voltou a brincar,... de outra forma, mas voltou.

Um destes dias apanhei-a neste transplante!


Agora só vem á rua com a presença de um de nós,... infelizmente não se consegue defender dos outros gatos e cães, pois apesar de os pressentir, não é capaz de fugir, mas o seu principal inimigo são... os carros.


Quando passam na rua, não sabe onde se meter, porque foi um deles, foi um carro que lhe transformou a vida.

-----------------------------------------


A minha gatinha sobreviveu, mas... e se fosse o meu filho?... e se fosse ele a atravessar a rua, na
manhã daquele dia?


Eu sei que a estrada não é lugar para animais, mas a estrada também não é uma pista de Fórmula 1, e esta, a que passa á minha porta, é muitas vezes utilizada para testar os "Tunings"
locais. Até quando? Até quando as estradas são usadas desta forma? Até... quando?

2 Comments:

At 13 agosto, 2005, Blogger BlueShell said...

Coitadinha dela. felizmente ficou viva e , apesar de tudo, vai estando bem. Também me comovi!
Também gosto muito de animais (tenho 2 cães rafeiros que são grandes amigos)...
Muito bom, este post.

Jinhos muitos, BShell

 
At 13 agosto, 2005, Blogger saltapocinhas said...

Estou arrepiada! Contaste quase tal e qual a história do meu gatinho Kinas(se quiseres saber pormenores procura em 6 e 25 de Março de 2004). Também está cego como a tua e tem algumas dificuldades a comer, mas é um gatinho valente.

 

Enviar um comentário

<< Home