O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

quarta-feira, julho 21, 2010

Cadernos da Terra

Capa do Livro
No próximo dia 10 de Setembro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Mangalde, irá ter lugar o lançamento oficial do livro “Leitaria CAROLA – O primeiro café de Mangualde e as suas receitas centenárias” de autoria de Fernando Pau-Preto.
Este verdadeiro documento histórico revela algumas receitas centenárias, essencialmente de doces, inscritas em algumas folhas soltas e num pequeno e velho caderno datado de 1904, que o autor do livro descobriu, como se costuma dizer, na arca da farinha…
Certamente com muito trabalho de pesquisa, depois de testadas as receitas por cozinheiras especializadas, e com o apoio de algumas entidades oficiais e particulares, surge este magnífico trabalho que perdura as memórias dos nossos antepassados. Que este seja o 1º de muitos “Cadernos da Terra”.
Nesta obra, fala-se também da “Pastelaria Central”, mais conhecida por “Leitaria Carola”, porventura o 1º café de Mangualde… mas o melhor mesmo é marcar presença aquando do seu lançamento e adquirir este precioso livro, deleitando-se com histórias e receitas bem antigas. Aquando do lançamento, haverá a possibilidade de saborear algumas das iguarias publicadas.
Agora vou (tentar) experimentar algumas delas (com alguma ajuda claro) …

Parabéns ao autor da obra, Fernando Pau-Preto, e obrigado a quem teve a amabilidade de me proporcionar a descoberta deste documento.

Etiquetas: , , , ,

5 Comments:

At 22 julho, 2010, Anonymous Fernando Pau-Preto said...

Agradeço a divulgação do livro, apesar de se ter antecipado, e aproveito para informar que o lançamento do livro irá ocorrer na nossa biblioteca municipal no dia 10 de Setembro pelas 21:00 e haverá ainda a possibilidade de provarem algumas das receitas.

 
At 22 julho, 2010, Blogger CMatos said...

Ops...
Mudei um pouco o texto do post de modo a incorporar a informação sobre o lançamento.

Peço desculpa, e se for de todo inconveniente, poderei mesmo retirá-lo.

 
At 28 julho, 2010, Blogger Al Cardoso said...

Deve ser sem duvida muito interessante, ja agora e porque tenciono andar por ai em fins de Setembro principios de Outubro, onde poderei comprar essa obra?
Tambem gostaria caso fosse possivel nesssa altura encontra-me os os amigos bloguistas das terras de Tavares e Azurara!
Que me dizem?

Um abraco de amizade dalgodrense.

 
At 16 agosto, 2010, Anonymous Fernando Pau-Preto said...

Para CMatos
Não foi nada inconveniente, e deixe estar o artigo que está muito bem. Eu é que pretendia apresentar a Colecção dos CADERNOS DA TERRA no blog dos FILHOS DA TERRA de Mangualde em primeira mão, o que irá acontecer por estes dias. O seu "furo" até deu divertimento!

Para Al Cardoso
A edição do livro coube ao Renascimento e poderá ser adquirido nas novas instalações no Largo do dr. Couto ou no posto de turismo da Câmara Municipal de Mangualde, que também apoiou este projecto. O custo do livro é de 7,00€, mas só estará disponível após a apresentação no dia 10 de Setembro.

Aproveito o espaço para efectuar um convite aberto a todos os interessados. Bons posts e um abraço

 
At 16 agosto, 2010, Blogger CMatos said...

Em Setembro é a minha época de férias, mas se por cá estiver no dia 10, terei todo o gosto em estar presente no lançamento da obra.

Lá para o inicio de Setembro farei aqui eco desse mesmo lançamento...

 

Enviar um comentário

<< Home