O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sábado, fevereiro 24, 2007

O Atum.

Foto de CMatosHoje resolvi falar sobre o Atum, … bem será mais sobre a minha relação com o Atum.
Para começar teremos de recuar muitos anos, até à minha infância, e depois viajar com os tempos de volta. Cá vai:
Em criança, não se gosta de nada pelo simples facto de nunca se ter provado. Enquanto que umas coisas, porque cheiram bem ou são agradáveis à vista, nos apressamos a testar há outras que insistimos teimosamente em dizer que não gostamos mesmo sem as experimentar. Assim foi com o Atum. O tempo foi passando até que um dia (existe sempre um dia), quis o acaso, experimentei … e não soube mal de todo. Fui petiscando e apercebendo-me que, tal como em tudo o resto, existiam vários tipos, com vários sabores e formas, embalados de forma mais ou menos apelativa. No entanto tendemos sempre a ter um favorito e sem saber muito bem porquê o “Bom Petisco” foi ficando como o mais … digamos, apelativo. E assim foram passando os anos, sem dar conta, aumentando gradualmente o consumo, até que, numa determinada altura da vida, durante uns dias de férias passados com o meu irmão aconteceu! Éramos os dois péssimos cozinheiros (eu ainda o sou), e as refeições passaram a ser invariavelmente constituídas por Atum e salsichas, ora se comia Atum com salsicha, ora salsicha com Atum, até o meu organismo começar a dar de si. Um desarranjo intestinal brutal, e um enjoo completo a Atum provocaram um abrupto e radical corte. A reacção imediata, foi a completa repulsa ao dito, mas quando melhorei um pouco, veio aquela tentação de dar uma “trinca” principalmente ao ver o prazer no rosto dos outros ao comer … mas aí surge o fantasma da dor, do mal estar, e fui resistindo até que essa vontade desaparece-se por completo. E assim se passaram anos sem que este peixe tocasse nas minhas papilas gustativas.
Aos poucos os acontecimentos vão ficando perdidos nas profundezas das memórias e o organismo restabelece a normalidade, é nesta fase que uma vez aqui outra ali, aos poucos o Atum volta a entrar na minha cadeia de alimentação, mas agora sabendo os malefícios fico sempre de pé atrás, atento aos exageros e excessos que soam na minha mente, qual farol do passado.

É impressionante como teimosamente tendemos em esquecer aquele velho ditado que reza mais ou menos assim:
«Tudo é bom desde que não em exagero!»
Digo isto não só em relação ao que metemos à boca, mas também em relação a tudo o resto na nossa vida.

terça-feira, fevereiro 20, 2007

No Carnaval...

...vou passear, descobrir... vou pra fora cá dentro! Não sou adepto de corsos (cópias mais ou menos abrasileirados), nem de máscaras, nem de grandes aglomerados, então aproveito e parto em busca do meu Portugal.
Já há muito que estava planeada a travessia do maciço central da Estrela entre as Penhas Douradas e a Torre (Trilho T11). Havia muita neve, o dia (18 - Domingo) esteve óptimo com muito Sol e pouco nevoeiro... foi fantástico (por impossibilidade o grupo de 4 ficou reduzido a 3 primos). Para aguçar o apetite fica aqui uma panorâmica a partir do Marco Geodésico "Cume" a 1873 metros de altitude.

Foto e Panorâmica de CMatos
O dia de Carnaval (20 - Terça) iniciou com uma visita ao Mosteiro de Lorvão, recebidos por dois ou três doentes mentais do hospital instalado em algumas alas do mosteiro depressa nos foi indicado a entrada da igreja onde aguardava o guia que debitava a história, datas e nomes a tal velocidade (qual metralhadora) que mais parecia um gira-discos com alguns riscos que de vez em quando "patinava", mas lá retornava umas pistas mais à frente. De lá e após almoço no Luso rumámos ao Caramulo para uma visita ao museu. Aí encontrei algumas relíquias que me lembraram o XICLISTA como documenta a foto.

Foto de CMatos
E depois de uma escalada penosa ao alto do Caramulinho (lugar mais alto da Serra do Caramulo com 1075 metros) iniciámo-nos (a famelga) na aventura do Geocaching através da descoberta da Cache do "Cabeço da Neve" (WayPoint GCXPYB) situada algures nesta foto.

Foto de CMatos
Se queres saber o que é o Geocaching segue esta ligação: http://www.geocaching.com

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Sabia que...

Foto CMatos

* Os olhos piscam aproximadamente 25 mil vezes por dia;

* É impossível espirrar com os olhos abertos;

* A pressão produzida pelo coração humano ao bater é suficiente para espirrar sangue a uma distância de 9 metros;

* Num espirro, o ar sai do nariz a uma velocidade de mais ou menos 160Km/h e percorre cerca de 4m;

* Se alguém te importunar, vais precisar de usar 42 músculos da face para franzir a testa. Mas, só necessitarás de 4 para esticar o braço e dar um valente soco na cabeça desse imbecil;

* Um lápis inteiro conseguiria desenhar uma linha de 56 KM ou escrever aproximadamente 50 mil palavras;

* Quando um vidro se quebra os caquinhos espalham-se a uma velocidade de 4830 Km/h;

* A articulação mais móvel do corpo é o ombro, portanto fácil de se deslocar;

* A medida de um dedo da mão até o outro da outra mão, quando de braços abertos, é a medida da sua altura;

* Todos temos 300 ossos quando nascemos, mas chegamos a adultos apenas com 206;

* Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29;

* A formiga consegue levantar 50 vezes e puxar 30 vezes o seu peso.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Ser PAI...

Foto CMatos (A fragilidade da VIDA)
Por estes dias muito se tem falado da mulher, do seu papel (ou não) de mãe, dos SEUS direitos, ... e o homem enquanto PAI? Esse, qual pobre coitado, parece não ter voto na matéria. Coincidência ou não, deparei-me com estas afirmações que me parecem ilustrar bem o que é, afinal, ser PAI...

Ser Pai…
… é receber a notícia de que está à espera de um filho.
… é acompanhar, durante nove meses, o estado de graça da mulher.
… é partilhar as idas ao médico.
… é passar noites em branco, ao som do choro do bebé.
… é mudar fraldas.
… é dar banho à criança.
… é dar a mão aos primeiros passos da vida do bebé.
… é transmitir confiança e segurança.
… é saber respeitar para ensinar a ser respeitado.
… é ter a certeza de que, mesmo não estando presente, alguém nunca se esquece de nós.
… é descobrir o verdadeiro sentido da vida.
… é uma infinidade de coisas que não cabem em palavras e frases feitas.
… é ser único.
… é ser Amor.

sábado, fevereiro 03, 2007

O Garfield.

Foto de CMatos Enquanto amanhava o meu jardim, o "capataz" comodamente instalado vigiava todos os meus passos. Este é o "Garfield", o novo gato lá de casa.