O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sábado, maio 15, 2010

Aos Combatentes do Ultramar

A entrada de Mangualde via A25 está mais bonita. Foi recentemente ali inaugurado um monumento aos Combatentes do Ultramar, ambição de há muito e agora finalmente concretizada. É um belo conjunto escultórico onde se enquadra o canhão (outrora meio perdido no Largo Pedro Álvares Cabral), entre muros em granito com inscrições de nomes de ex. combatentes e figuras militares recortadas na pedra. Não interessa agora quem projectou, executou, etc., etc., etc., importa dar os parabéns a quem lutou, 1º lá fora (se calhar sem saber muito bem porquê, ou quais os objectivos), e agora pela concretização deste sonho, e também àqueles de cuja mente saíu este belo monumento. De facto ficou muito bonito.

Só estranhei é este conjunto ter sido implantado precisamente numa... rotunda! É que há uns meses atrás (salvo erro em meados de 2009, altura em que tudo servia para o "bota abaixo") muito se disse e escreveu sobre umas ditas "regras de dimensionamente de rotundas" que não permitiam a colocação de "estátuas e objectos perigosos" precisamente em... rotundas! Será que tudo isso era mentira (se calhar de 1 de Abril atrasado)? Ou estarão lá consagradas algumas excepções à regra de acordo com... bom uma outra hipótese é eu ter entendido tudo mal. Se calhar foi isso mesmo.
(As imagens deste pots foram retiradas daqui e posteriormente por mim trabalhadas)

Etiquetas: ,

8 Comments:

At 16 maio, 2010, Blogger Agnelo Figueiredo said...

Pois é, Matos, percebeste tudo mal.
As rotundas "ilegais" eram as "outras". Depois, em Outubro de 2009, foi tudo legalizado. Repara que ainda não foi demolida nenhuma.
Outra coisa que é preciso é não confundir os que diziam essas alarvidades com os actuais decisores políticos.

 
At 16 maio, 2010, Blogger CMatos said...

Sim claro, daí também os meus parabéns pela obra.

(Espero não se ter importado com a "cópia" das imagens.)

 
At 17 maio, 2010, Anonymous mocho said...

Caro cmatos.
A questão das rotundas foi tratada em vários jornais nacionais e locais. Tratava-se de um estudo da FCTUC que indicava as características que tornavam uma rotunda perigosa. E são factos. Esse estudo é base da legislação que não sei se já saiu ou não. Nem sei se vai obrigar a destruição do que foi feito. Isso nunca foi dito. Agora compare-se o perigo desta rotunda com a do modelo ou com a da estação onde não ficará a locomotiva. As rotundas estavam de facto mal concebidas à luz desse estudo. Claro que o lambe botas do azurara que políticamente é responsável por essas brincadeiras .. tem de mandar bocas

 
At 17 maio, 2010, Blogger CMatos said...

Ok, eu sei que a questão foi tratada em jornais nacionais, no SOL por exemplo, agora sinceramente não vejo qual a diferença (em termos de perigosidade) entre a rotunda do Modelo, da Estação, do Prazeres, dos Bombeiros e até da que está em frente à Câmara. Todas são um perigo se considerarmos que em caso de despiste existem obstáculos fisicos em todas. Por exemplo, se viermos do lado do Ferraz distraídos "abraçamos-nos" logo a uma árvore.
Quanto à rotunda da estação, ficava lá mesmo muito bem uma locomotiva, como não há dinheiro também concordo que não se coloque lá, mas apenas por isso, na minha opinião. Tirava visibilidade, não, numa rotunda só temos de olhar para a esquerda e não em frente.

 
At 17 maio, 2010, Anonymous omocho said...

Caro matos - O problema do dinheiro é outro O aluguer da Máquina... bem será notícia um destes dias
Mas pensa numa pancadita de frente para os carris na altura a que estão. No modelo tens uma rotunda que transforma duas vias numa e com altura de mais de meio metro. Só exemplos.De qualquer forma creio que a lei ainda não saiu.

 
At 02 junho, 2010, Anonymous Anónimo said...

Podem melhorar os vossos conhecimentos sobre a integração paisagística e tratatamento da ilha central de rotundas lendo a pagina 35 e seguintes da publicação no sitio: http://www.inir.pt/portal/LinkClick.aspx?fileticket=jXR89w1LhYw%3d&tabid=116&mid=487&language=pt-PT

 
At 02 junho, 2010, Anonymous Anónimo said...

Antecipo o futuro das rotundas,as chamadas turbo rotundas ("turbo roundabout").
Visitem, por exemplo:
http://espinho-net.blogs.sapo.pt/5282.html
ou
http://www.portalviseu.com/modules.php?name=News&file=print&sid=2162
e já agora esta:
http://www.th.gov.bc.ca/popular-topics/roundabouts/roundabouts.htmta:

 
At 03 junho, 2010, Anonymous Anónimo said...

Corrijo o ultimo endereço:

http://www.th.gov.bc.ca/popular-topics/roundabouts/roundabouts.htm

Vale a pena e é muito instrutivo.
Visualizem animações sugerindo a correcta utilização (Circulação) em rotundas na optica do automobilista, do ciclista e do peão.

E se puderem divulguem, muitas das duvidas que se colocam relativamente ao modo de circulação em rotundas podem ser esclarecidas.

Obrigado.

 

Enviar um comentário

<< Home