O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

domingo, abril 08, 2012

Via Sacra

Nesta época pascal, muitas são as localidades onde se faz a Via Sacra, representando o calvário da condenação e morte de Jesus Cristo. A grande maioria destas celebrações fazem-se no interior das Igrejas/Capelas, mas algumas (e cada vez mais) fruto do empenho e carolice de grupos de pessoas e/ou associações, trazem esta celebração para as ruas com a representação da Paixão de Cristo ao vivo, mais ou menos elaboradas, com mais ou menos rigor e com mais ou menos figurantes.
Das várias representações ao vivo que tive a oportunidade de acompanhar ao longo dos anos, a que acompanhei este ano, foi de longe a melhor. As várias cenas da paixão foram-se sucedendo, desde a cena Bíblica com Jesus e a mulher adúltera, passando pela Última Seia, todas as 14 estações da Paixão com o suicídio de Judas por enforcamento pelo meio, até à Crucifixão no calvário, tudo esteve perfeito aproveitando muito bem os enquadramentos que as casas ao longo do percurso proporcinavam.
Saliento apenas a forma brilhante e intensa, que o jovem que encarnou Jesus Cristo colocou na sua personagem, fazendo-nos sentir que o seu sofrimento era de facto, real.
É certo que entre os espetadores há que fique indiferente, quem ria, quem brinque, mas também quem reze e até quem chore...
Os meus parabéns à associação de Cubos que promoveu esta celebração, e a todos os que participaram. Foi fantástico.
Não ia armado com uma máquina fotográfica XPTO, até porque não tenho, mas tirei umas fotos com o que tinha à mão. A pequena objetiva do meu télélé... Não são boas, mas creio que ilustram o que se passou. Elas aí estão!

Etiquetas: