O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

quarta-feira, outubro 30, 2013

Mais uma... a 14ª

O fruto de novo "passeio" pelas encostas da Serra da Pousada, ali para os lados da Quinta do Trogal em Aldeia Nova, no passado Domingo, foi ter encontrado uma nova sepultura. Esta não é antropomórfica, pois não tem a configuração definida da cabeça, aparenta ser de criança pelas suas reduzidas dimensões e está esculpida num grande bloco granítico, praticamente rente ao chão do lado Este e com cerca de 3m de altura no lado Oeste fazendo parte de um cómaro/muro. Orientada a NE (50º) possui do lado Noroeste duas covas redondas. Esta sepultura tem praticamente a mesma orientação de uma outra sepultura de adulto a cerca de 150m a SO estando as duas na mesma curva de nível (cerca de 560m). Aqui fica a foto do novo achado.
 
 
Para que se perceba melhor a quantidade e distribuição das várias sepulturas (14) já identificadas em Aldeia Nova, fica um mapa com a identificação de cada uma e alguns pontos de referência, devidamente legendados.

 



Etiquetas: , ,

domingo, outubro 27, 2013

Uma... ou várias flores?

Esta semana, deixo-vos com uma flor.
A Flor de cera!

Fiquem bem...

Etiquetas:

domingo, outubro 20, 2013

Nova Sepultura nas Quelhadas

Aproveitando uma tarde óptima de Domingo em que não estava demasiado quente nem demasiado frio, aqueles dias amenos de Outono, fui fazer mais uma batida de campo para os lados de Aldeia Nova, mais precisamente na zona da Quinta das Quelhadas. Existiam sítios onde nunca tinha conseguido entrar devido aos grandes silvados, mas graças ao incêndio do Verão que por ali passou agora estão expostos. Levava  a esperança de encontrar algo de novo, e na verdade aqui está ela...
 


Mais uma sepultura antropomórfica que nunca tinha sido referenciada à semelhança de uma outra que descobri em 2009. Esta é a nona (9) sepultura desta zona, perfazendo um total de treze (13) com as do Ramalhal e do Trogal.
Não levava aparelhos de medição, apenas o telemóvel para tirar as fotos, mas é sem dúvida uma sepultura de adulto, bem delineada, com a cabeça redonda e ombros pouco pronunciados afunilando nos pés. Orientada de Oeste para Este, localiza-se a cerca de 20m para Este da sepultura descoberta em 2009. Apresenta indícios de ter sido utilizada como reservatório de água e/ou bebedouro, pois existe um furo nos pés descaído ligeiramente para a esquerda. No entanto encontra-se entupido, pois no interior e depois de retirar grande parte da água que a enchia, com um púcaro de barro encontrado numa habitação em ruínas próxima do local, encontrei um depósito de uma substância branca na zona dos pés que me pareceu Cal. Numa próxima visita farei um estudo mais aprofundado e tirarei as coordenadas GPS exactas.
Aqui ficam mais fotos depois da limpeza possível.
 


Etiquetas: , ,

sexta-feira, outubro 04, 2013

Vindima...

Hoje foi dia de vindima cá na quinta. A maioria das uvas colhidas não vão ser transformadas em vinho cá em casa, mas este ano, e pela 1ª vez, decidi fazer algum vinho branco caseiro para experimentar. Para já e depois da "calca" o vinhito está com 10 graus e 17 de açúcar. Também uma estreia foi o meu filhote a calcar vinho à moda antiga.
 


Etiquetas: