O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sábado, janeiro 24, 2009

Neve em Santiago

Já foi há uns dias, mas foi em força. E como já lá vão uns anitos que tão intenso nevão não se abatia sobre as terras de "São Tiago" e arredores, aqui ficam alguns postais para mais tarde recordar...

Foto CMatos
(Panorâmica de Santiago de Cassurrães)

Foto CMatos
(Faz lembrar outras paragens)

Foto CMatos
(Durante a altura mais intensa do nevão)

Foto CMatos
(Nem o meu caracol escapou)

Foto CMatos
(Aqui pode ver-se a espessura do nevão)

Gosto de acordar e ver tudo branquinho, ó se gosto. E umas caminhadas na neve a senti-la estalar sob o nosso peso, divinal. E desta vez nem foi necessário ir até lá cima à Estrela!
Resta pedir... venham mais! Boa semana.

Etiquetas: ,

domingo, janeiro 18, 2009

Yazalde vs Liedson

Durante muitos e muitos anos, Yazalde (que eu já não conheci nos relvados) foi um jogador mítico no Sporting Club de Portugal, sendo até hoje o melhor marcador de sempre. Foto da NetSim, até hoje, porque agora outro mítico jogador tomou-lhe o lugar, este bem conhecido das gerações actuais tanto do Sporting como dos seus rivais. Conhecido como o 31 dos diabos, ou por Levezinho, ele é simplesmente...Foto da Net
... Liedson.

Etiquetas:

domingo, janeiro 11, 2009

Dr. Alexandre Alves

Foto CMatos
A 26 de Dezembro de 2008, o Sol repousou pela última vez para esse grande historiador Mangualdense, de nome Dr. Alexandre José Alves Rodrigues, nascido em Mangualde a 8 de Dezembro de 1921.
Por indicação de um familiar, li um artigo do Jornal da Beira, sobre o percurso de vida deste homem, que tenho de reconhecer desconhecia quase por completo, a não ser por existir uma Biblioteca em Mangualde com o seu nome, e nesse artigo aparece um facto interessante que não posso deixar de mencionar neste meu cantinho. É que da vida deste Senhor faz parte também Santiago de Cassurrães, já que aqui contraiu matrimónio na Igreja Matriz com a Sr.ª Camila Maria Martins a 1 de Dezembro de 1951.
Aqui fica uma singela homenagem ao Homem, ao Mangualdense, que também em Santiago fez história.

Etiquetas: ,

domingo, janeiro 04, 2009

As Virtudes do Alho

Foto tirada da NetOs fitoterapeutas e naturopatas consideram o alho uma espécie de alimento miraculoso e utilizam-no como remédio para tratar dúzias de doenças, da asma à artrite. A fama do alho tem uma certa base de verdade, e as suas propriedades curativas, como agente anti-viral e anti-bacteriano, foram já cientificamente provadas. O alho pode ser consumido cru para reduzir a congestão nasal, bem como para ajudar a aliviar os outros sintomas de constipação. As propriedades medicinais deste bolbo são resultantes dos compostos de enxofre que contêm, incluindo os responsáveis pelo odor pungente libertado quando se esmaga um dente de alho. Há alguma controvérsia acerca do facto de o alho ter os mesmos benefícios para a saúde quando ingerido cozinhado e quando consumido cru, pois muitos dos seus componentes voláteis perdem-se durante a cozedura. Vários estudos científicos efectuados revelaram que os compostos do alho são bons para o coração:
- Baixam a tensão arterial;
- Diminuem a produção de colesterol no fígado;
- Reduzem o colesterol prejudicial e fazem aumentar os níveis das lipoproteinas benéficas, de alta densidade, do sangue.
Na Alemanha, o alho é utilizado na produção de um medicamento para reduzir os níveis de colesterol do sangue. A dose diária recomendada de alho fresco é cerca de 4 g, o equivalente a um ou dois dentes pequenos. O alho também pode inibir a coagulação sanguínea e aumentar a velocidade de decomposição dos coágulos sanguíneos, mas a dose recomendada são 10 ou mais dentes por dia. Os preparados à base de alho seco também têm um ligeiro efeito na redução da tensão arterial e do colesterol.
Estudos em animais mostram que o dissulfureto de alilo, um composto do alho, pode ajudar a evitar o crescimento de tumores malignos. Um estudo feito em 1991 à população de Shandong, região da China com uma das mais altas taxas mundiais de cancro do estômago, sugere que a ingestão regular de alho pode dar alguma protecção, mas não há provas convincentes de que as pessoas que comem muito alho tenham menor propensão para contrair cancro.

O alho só tem um senão. É que depois de comer, não há beijinhos para ninguém!

Boa semana.

Etiquetas: