O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

segunda-feira, agosto 28, 2006

Sportinguista

Apresento-vos o mais recente Sportinguista da Família, sendo ao mesmo tempo o meu mais recente primo, filho de um grande amigo que claro, como nós é...

Tcha, tcha, tcha, tchaaaaaaa .....
Foto de CMatos

SPORTINGUISTA!

A mãe é que não acha muita piada, mas pelo menos enquanto o filho não puder escolher, nós já escolhemos, e ele até gosta a avaliar pelo sorrisinho estampado naquela carinha laroca.

Ó pra ele todo feliz,... aqui só para nós... é lindo não é?

Concerto memorável!

Foto de CMatos (By Telemóvel) A Tuna de Santiago de Cassurrães deu um concerto memorável esta noite (27-08-2006) inserido nas festas da cidade de Mangualde, uma noite em que a cabeça de cartaz eram as "Rabo de Saia" a Tuna brilhou e encantou. Eu que pertenci em tempos à anterior Tuna, então liderada pela família Portugal, revivi mentalmente momentos de glória ao presenciar em "pele de galinha" a alguns momentos deste bem conseguido concerto.
Hoje, uma tuna composta por cerca de 30 elementos, brilhantemente liderada pelo José Castro, cujo esforço e dedicação aqui enalteço, fez voar alto o nome de Santiago mostrando o quão espectacular pode ser a música popular portuguesa desde que interpretada com gana e cantada com coração.
Daqui, deste meu humilde cantinho lhes deixo, a todos, os meus parabéns e faço votos para que o 2º CD que já está em projecto tenha o sucesso que o 1º obteve. Ao que sei, esta noite terão esgotado o stock tal a procura, o que diz bem daquilo que foi este concerto.
Santiago de Cassurrães é a 3ª maior freguesia do concelho de Mangualde, mas não é só em nº de votantes e habitantes, como nesta noite bem ficou comprovado.

Para contactos e/ou requisição de CDs e K7s contactar:

Tuna Convívio da Casa do Povo de Santiago de Cassurrães
Largo da Fonte
3530-349 Santiago de Cassurrães

Responsável:
José Castro: Telemóvel - 965 539 773

Ou então através do site da Tuna cujo link encontra aqui ao lado ou alternativamente, clicando aqui.

É deles a música que está a ouvir em fundo, retirada do 1º CD intitulado "Nossa Alma Canta..."! Peço desculpa pela qualidade da foto, mas é o melhor que o meu telemóvel consegue, dadas as circunstâncias.

sábado, agosto 26, 2006

Panorâmicas

Foto de CMatos
Anda por aí muita gente a falar que se farta de Mangualde, não é mal mas... o resto não é paisagem!
Então para variar um pouco, vamos lá mostrar um bocadinho mais de Santiago de Cassurrães e depois se quiserem, falem à vontade. Se gostam de panorâmicas 360º, então também vieram ao sítio certo, acabadinhas de chegar estão, no Santiago On-Line mais 9 panorâmicas by CMatos.
Não esquecer que em todas elas existem Links que permite navegar de umas para as outras (basta clicar ao fundo de cada panorâmica, no botão com um ? para ver os HotSpots) e assim fazer uma visitinha virtual por Santiago, mas também podem ir até ao Monte da Senhora do Castelo dar uma espreitadela a Mangualde (Just in case...)
Se quiserem ver todas as 360º disponíveis vão por aqui e depois escolham! Divirtam-se.

Nota - A foto acima, mostra uma abelhinha a sugar uma flor que brotou dos botões da foto 2 Posts mais abaixo com o titulo - Composição. E não são rosas, são botões da flor da maçã (das macieiras claro :-) ), fica o esclarecimento.

sexta-feira, agosto 25, 2006

Porco Futebol!

Foto da Net Porcos no futebol Foto@Lusa/EPA/Geoff Caddick

Os porcos «barbudos» do Jardim Zoológico de Londres adoram jogar futebol e hoje foi-lhes dada a oportunidade de mostrar o seu talento pela primeira vez nesta época.

--------------------<< >>--------------------

É assim que é apresentada esta foto no site da sapo, secção foto do dia. Eu acrescento, qualquer semelhança entre este tipo de futebol e tudo o que se passa no e à volta do futebol em Portugal actualmente, é pura coincidência!

terça-feira, agosto 22, 2006

Composição...

Foto de CMatosUm indivíduo que pese cerca de 60 quilos tem no seu Organismo entre outras coisas:
- Uma quantidade de água que daria para lavar duas camisas;
- Ferro suficiente para fazer um prego dos grandes;
- Cal bastante para caiar a casota de um cão pequeno;
- Enxofre que daria para matar as pulgas desse mesmo cão.

Tudo isso valeria pouco mais de quinze cêntimos...

--------------------<< >>--------------------

Será por isto que a vida humana é tão pouco valorizada, na actualidade?

sábado, agosto 19, 2006

Ontem-Hoje-Amanhã

Ontem... pequenas fogueiras como estas deram origem a gigantescos incêndios, que...

Foto de CMatos

... transformaram o céu num mar de fumo negro, onde até o brilhante sol se ofuscou no entardecer.

Foto de CMatos

Hoje, veio a chuva apaziguar a batalha desigual entre homem e natureza, dando descanso à floresta e apagando o cansaço aos bombeiros.

Foto de CMatos

Mas... e amanhã? O que acontecerá? Não o saberemos, mas certo é que a nossa floresta não mais será a mesma!

Foto de CMatos

Morrerá... para sempre.

terça-feira, agosto 15, 2006

Abrunhosa-a-Velha

Abrunhosa-a-Velha é uma freguesia do Concelho de Mangualde, constituída por Vila Mendo de Tavares, Estação de Gouveia e Abrunhosa-a-Velha (Sede de Freguesia).
Esta é, a meu ver, um exemplo a seguir, nomeadamente no que ao poder local (Assembleia de Freguesia e Junta) diz respeito. Esta freguesia tem como timoneiro já há largos anos (vários mandatos) o mesmo Homem (escrito com H maiúsculo). Este é um presidente do povo que trabalha para e em prol do povo. Já se candidatou com o apoio de vários partidos e ganhou sempre, o que prova que na freguesia a “pessoa” deve ser mais importante, e neste caso é mesmo.
Se não vejamos: Abrunhosa-a-Velha possui delegação dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, delegação dos CTT, Piscinas públicas, Hotel Rural (renascido praticamente do nada), Banda Filarmónica, Espaço Internet grátis em Vila Mendo e brevemente na sede de freguesia, todos os arruamentos das aldeias impecáveis, quer ao nível do pavimento, quer ao nível do asseio, infra-estruturas básicas em toda a freguesia e muito mais…
O que importa aqui salientar, é a forma equitativa com que as obras e melhoramentos são espalhados por toda a freguesia, veja-se por exemplo o facto de Vila Mendo de Tavares possuir um Polidesportivo e Espaço Internet grátis e a sede de Freguesia não, estando no entanto para breve a Internet, os arranjos nas ruas e em pequenos jardins não se faz apenas na sede.Foto de CMatos
É um presidente ávido de promover o bem-estar das suas gentes, com garra para virar o mundo se necessário for na perseguição dos objectivos a que se propõe sempre de acordo com as opiniões de todos, que bem sabe ouvir. Recentemente lançou a construção em Vila Mendo de Tavares de um parque de lazer com várias valências (parque infantil, parque de merendas e circuito de manutenção), numa zona de pinhal desaproveitado perto do lugar da “Santinha” à entrada da Povoação para quem vem das Chãs de Tavares. Ainda em obras, já se pode ver um esboço do que irá ali ficar, estando tudo a ser construído em Madeira tratada de forma a dar um ar mais natural ao local.
Uma pergunta fica no ar:
Se esta Junta consegue fazer tudo isto, se consegue arranjar dinheiro e fundos comunitários… porque o não conseguem as outras? É caso para dizer ou é do cu ou das calças!

Parabéns Sr. Júlio, continue a fazer o excelente trabalho por muitos e longos anos em prol das gentes da Freguesia de Abrunhosa, e que com dedicação, esforço e trabalho leve o seu barco a bom porto, dignificando ainda mais a freguesia e o concelho.

Nota - Para ficar a conhecer melhor esta freguesia pode clicar aqui.

quarta-feira, agosto 09, 2006

Serviço Público

“O Meu Cantinho” faz serviço público na Internet. Estou até a pensar pedir um pequeno contributo ao estado para… passar umas férias mais à larga (e “atão”, quem diz a verdade não merece castigo). Pois é verdade, no início de Maio publiquei aqui no blog um alerta a respeito de uma carta da “NACIONAL DIFUSÃO LDA” que então recebi prometendo dinheiro, mas que afinal se revelou uma BURLA, depois de alguma investigação.
Acontece que na altura uma busca na Internet sobre este assunto dava… em nada. Depois do meu post “a coisa” mudou e as pesquisas passaram a endereçar cá pó cantinho.
Passado este tempo (pouco mais de 5 meses) foram já 10 as pessoas (fora as que não comentaram) que deixaram o agradecimento e também a revolta por uma situação que até agora continua impune apesar das várias entidades já contactadas e alertadas, traduzindo-se em algumas dezenas de euros que estes burlistas deixaram de receber.
Já que ninguém (de direito) faz nada, resta-nos a nós, bloguistas, substituir as entidades oficiais e prestar o serviço público.
Até quando irá isto continuar, não se sabe! No entretanto já sabe, se receber esta pérola em forma de carta, ria ou chore mas não a devolva, muito menos com os seus dados.

Nota – Só para que se saiba, se este blog ou o seu proprietário for alvo de algum ataque terrorista… foram eles! :-)

------------------<< >>------------------

Foto em jeito de homenagem aos bombeiros deste país, que perderam a vida num combate desigual em prol do bem estar dos outros.

Foto de CMatos (Heli do Serviço Nacional de Bombeiros)

Ontem 8 de Agosto fez precisamente 1 ano de existência de “o meu cantinho”. Por isso a todos vós que me visitais e/ou me honram com as vossas palavras, um grande “bem haja”.

segunda-feira, agosto 07, 2006

Não há(via) dinheiro!

Foto de CMatos (Por do Sol em Santiago)
Mangualde é uma cidade pequena, diz-se por aí. No entanto existem por cá nada mais nada menos que 11 + 3 + 2 o que perfaz um total de 17 caixas Multibanco. 11 são de livre acesso, 3 são caixas que só aceitam cartões do próprio banco e 2 em Supermercados, disponíveis por isso apenas no horário de funcionamento dos mesmos.
11 Dessas caixas encontram-se a uma distância não superior a 200 metros, sendo que algumas distam apenas meia dúzia de metros. É obra, pena é que esta farturinha não se reflicta também pelas aldeias do concelho, serão muito poucas as que têm direito a esta “modernice”, talvez a Chãs de Tavares seja a excepção à regra fruto da delegação bancária que aí existe.
Em Santiago já se tentou a colocação de uma máquina destas através de uma instituição bancária, mas as exigências e custos são tantos e tão elevados que dificilmente uma Associação consegue suportar e assim, quando se necessita de uns “cobres” o remédio é baixar à Cidade.
Ora, ontem foi um desses dias, com festa cá na terra e os bolsos vazios peguei no carrito e na famelga e, como diz o ditado, quando Maomé não vai à montanha… bom das duas uma, ou em Mangualde não há dinheiro, ou este fim de semana foi de gasto! É que para conseguir uns euros para o algodão doce, umas cavacas e uns sumos dei a volta completa ao centro da cidade e invariavelmente as máquinas estavam sem “cheta” só e já a sair para Nelas encontrei uma com disponibilidade. Curioso, fui fazer a estatística e dei conta que das 11 caixas de livre acesso apenas 3 tinham dinheiro, ou se quiserem, 73% estavam off.
E ainda se diz que não há dinheiro! Só se for nas caixas multibanco…

terça-feira, agosto 01, 2006

Balanço.

"Unindo Realidades 2006 - Rumo à Europa"

Agora que o projecto encerrou, é hora de balanço para aferir se o saldo final é positivo ou negativo. É com muito agrado que, pelo sentir dos participantes, pelas opiniões dos monitores responsáveis e pelo que ficou expresso na reunião de avaliação com todos os participantes que acompanhei, posso afirmar que todos os objectivos do projecto foram cumpridos, superados até, o que se traduziu num retumbante sucesso!
Contra ventos e marés a actividade iniciou-se com 4 grupos distintos oriundos de outros tantos países diferentes, decorreu na mais completa tranquilidade entre Espanha e Portugal finalizando com um grupo homogéneo, amigo e bem disposto de 34 jovens, que sonham já em projectos futuros.
Deixo aqui apenas 3 das centenas e centenas de fotos que todos quiseram fazer, de forma a imortalizar certos momentos... apenas 3!

Foto de Marco Cabral

O grupo de Portugueses que tão bem nos representaram.


Foto de Marco Cabral

A cumplicidade e amizade patente no apoio de todos (Bolivianos, Espanhóis, Peruanos e Portugueses) à nossa selecção no dia do Portugal-França.


Foto de Marco Cabral

A solidariedade e o cruzamento com realidades que no dia a dia nem damos por elas. A deficiência física e mental.

São estas actividades, que proporcionam o encontro de culturas, o despertar da tolerância, a amizade verdadeira entre desconhecidos, a cumplicidade de raças e credos, que poderão um dia levar a Paz ao Mundo. A todos eles o meu agradecimento, e... até um dia destes!