O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sexta-feira, junho 30, 2006

[Divulgação]

O MSC (Movimento Scout Católico de Espanha) em colaboração com o Agrupamento 1034 do CNE (Corpo Nacional de Escutas Português) de Santiago de Cassurrães-Mangualde, estão a organizar o projecto denominado “Unindo Realidades 2006 - Rumo à Europa”, que irá decorrer de 2 a 15 de Julho deste ano. Este projecto é apoiado pelo programa “Juventude, Educação e Cultura” da União Europeia e é destinado a jovens escuteiros até aos 25 anos. Conta com a participação de escuteiros de 4 países, Bolívia, Peru, Espanha e Portugal. Este projecto de intercâmbio juvenil decorrerá numa primeira fase em Espanha (de 2 a 10 de Julho) e depois em Portugal (de 11 a 15 de Julho). A estadia em Portugal será vincada através da recepção oficial nos Paços do Concelho de Mangualde, com a presença dos órgãos de comunicação social locais, com representantes da Junta Regional de Viseu (CNE) e claro com o Presidente da Câmara Municipal ou um seu representante, e depois as actividades decorrerão entre Santiago, Mangualde, Aveiro, Fátima e Lisboa. De Portugal, embarcam nesta aventura 3 escuteiros e duas jovens da freguesia de Santiago de Cassurrães que se irão juntar a um grupo mais vasto que soma na totalidade 38 jovens.

O CMatos, enquanto coordenador em Portugal da actividade, espera e deseja que ela seja um sucesso.

quinta-feira, junho 29, 2006

Segurança?

Elemento da força de segurança inglesa leva cinco meses de prisão. O Tribunal de Stuttgart-Bad Cannstatt condenou um homem de 27 anos, elemento de segurança destacado pelo Ministério da Defesa inglês para apoio ao Mundial’2006, a cinco meses de prisão com pena suspensa, por ter lançado projécteis contra a polícia alemã nos confrontos de rua que se sucederam ao encontro Inglaterra-Equador (1-0), disputado a 24 de Junho.
Fonte: O Jogo
----------<< >>----------
Sem mais comentários.
(Quer ao texto, quer à Foto que como é óbvio nada têm a ver)

Foto de CMatos (Lagos-Algarve)

terça-feira, junho 27, 2006

Uma luz...

Foto de CMatos Hoje,... agora,... por muito e por quase nada, encontro-me perdido interiormente, sem saber que rumo dar aos pensamentos e emoções que confusas, partem em todos os sentidos sem chegar a sítio algum, ... hoje quanto mais a noite se aproxima, menos luz vou vislumbrando num túnel que a cada pulsar do relógio tende a ficar mais estreito, frio e...
Que uma luz divina se acenda, ainda que de uma pequena lamparina, para me guiar!

sábado, junho 24, 2006

Telemóvel vs Tempestade

Foto de CMatos
Estudo: Telemóvel pode ser um perigo durante tempestade

Médicos londrinos estão a alertar para o perigo de utilizar o telemóvel durante uma tempestade. Num artigo publicado na revista médica British Medical Journal, os peritos dizem ter constatado que o aparelho pode atrair um raio quando usado nessas circunstâncias.

Swinda Esprit, Prasad Kothari e Ram Dhillon, do Northwick Park Hospital (Londres), citam o caso de uma adolescente de 15 anos atingida por um raio enquanto falava ao telemóvel num parque da capital britânica.

A jovem teve de receber assistência médica após sofrer uma arritmia cardíaca, além de perfuração no tímpano.

Um ano depois do incidente, a adolescente, que diz não se lembrar do que aconteceu, está numa cadeira de rodas e tem problemas físicos e emocionais.
(...)
Os médicos que atenderam a adolescente no Northwick Park Hospital têm registo de outros três casos, na China, Coreia do Sul e Malásia, em que as vítimas acabaram por morrer.

----------<< >>----------

Publicado no diariodigital em 23 de Junho. Se quiserem ler a notícia completa cliquem aqui.

Ok, agora verdade ou mentira, perigoso ou não... "você decide!" Cá eu penso assim: Quando chove, as estradas tornam-se mais perigosas porque escorregadias, ora isso leva a uma maior possibilidade de acidentes (despistes e coisas do género), então à que ter mais cuidado na condução,... mas não é por isso que ficamos em casa! Eu pelo menos não (que até gosto de conduzir com chuva)! Claro que os riscos aumentam ao usar o telemóvel durante uma tempestade, mas se usar o fixo de casa, também pode levar uma descarga, ou se estiver a ver a TV, ou a fazer umas torradinhas, ou até sentado na sanita (através da tubagem metálica), ou por ter um fio posto, ou um anel, ou..., ou...
Em caso de Tempestade/Trovoada, cuidados redobrados, mas... a vida continua porque se tiver de acontecer... nem São João (foi ontem) vos acode.

terça-feira, junho 20, 2006

O velho barracão.

Foto de CMatos (O meu 1º WC)
Este barracão foi aqui edificado há mais de 25 anos pelo meu pai, tendo por ajuda (se assim se pode chamar) os dois filhos, eu e o meu irmão. As tábuas aqui usadas pertenciam aos caixotes de madeira, que serviram para trazer os parcos haveres do ultramar (Beira - Moçambique) e as telhas e as "chapas" compradas com os parcos tostões "roubados" às despesas correntes da família.
Nessa época este, agora degradado, barraco foi durante algum tempo a nossa "luxuosa" casa de banho. Não havia água canalizada, esgotos só nas cidades e não em todas, e nas aldeias enquanto que de dia se ia "a campo" à noite usava-se o baldinho que pela manhã era imperioso despejar.
No interior ainda hoje está a "sanita" de madeira, que não é mais que uma caixa de madeira invertida com um orifício suficientemente grande para encaixar o rabiosque, e ligação directa para o chão coberto com giestas, fetos e caruma postos em camadas e regularmente substituídos, servindo estes resíduos para engrossar as moreias de estrume que depois de alguns meses a "curtir" (agora chama-se compostar) servia para estrumar as terras e fazer crescer as colheitas.
Era aqui também que tomávamos os duches, usando um balde de alumínio próprio, munido no fundo de uma espécie de crivo (semelhante aos dos actuais regadores) por onde a água se escapava quando puxada a corrente ligada a uma tampa interior através de uma pequena roldana. Muita tecnologia para a época. A água quente era transportada para o local num jarro, e depois de feita a mistura no "chuveiro" com outra mais fria lá tinha inicio o duche. Nos dias mais frios, quando se chegava à parte de tirar o sabão, já a dita estava fria... mas isso são apenas pormenores.

Um belo dia estava aqui o vosso amigo a tomar o seu duche, qual carola de 12 anos, quando começa a trovejar e a chover freneticamente. As contas foram fáceis de fazer: chapas de zinco + proximidade de árvores + balde de alumínio + relâmpagos = fuga para casa
Ora estando a casa a 200 metros do WC, fácil é imaginar um puto em pilau e descalço com uma toalha pela cabeça, a correr que nem um desalmado para atingir a segurança do "ninho".

É por estas e outras histórias que o barracão ainda se vai conservando no local, e também para me lembrar os sacrifícios que alguém fez por mim, para que hoje possa estar sentado confortavelmente à frente de um computador a contar-vos estas peripécias...

Será que o velho barracão ainda terá de voltar a servir de WC? Quem sabe...

Nota – Hoje como ontem há quem tenha um simples WC e quem possua Sauna, Jacuzi, Hidromassagem etc. Há 25 anos também já havia quem tivesse WCs idênticos aos actuais... sempre foi, é e sempre assim será!

quinta-feira, junho 15, 2006

A Noite...

Foto de CMatos (Lua Cheia sobre Gouveia)
Um destes dias apanhei,
Esta imagem da Noite.
Linda, plena e em Lua Cheia,
Ela é a minha fonte...

Não me considero um noctívago, mas adoro a noite!

quarta-feira, junho 14, 2006

Coisas de Vedeta


«Mantorras dirigiu-se a Simão Sabrosa, no final do Portugal-Angola, e pediu-lhe para trocar de camisola. Mas o capitão do Benfica rejeitou o pedido do colega de equipa e deixou-o de braço estendido, em pleno relvado do Estádio Müngersdorfer, em Colónia.

Indiferente, Simão afastou-se, depois, e prosseguiu o caminho até ao túnel de acesso ao balneário da Selecção, onde entrou de camisola ainda vestida. Mantorras ficou incrédulo com a reacção do companheiro e, após alguns segundos de paralisação, caminhou desolado na mesma direcção.

No meio da confusão gerada pelos cumprimentos de final de jogo, poucos se terão apercebido do sucedido. Pauleta, porém, terá sido a excepção. O avançado estava por perto e parece ter ficado igualmente intrigado com a atitude de Simão. Mantorras desabafou qualquer coisa, mas foi impossível confirmar o que disse a Pauleta.

Havia a possibilidade de Simão já ter prometido a camisola à mulher ou aos filhos, por exemplo. A ser assim compreendia-se a recusa da troca. Mas pela expressão estupefacta que Mantorras fez depois de ouvir a resposta do colega, afastam qualquer hipótese de uma explicação desse género.»



Se o homem tinha razões válidas, azar para o Mantorras, agora se não... como pelo menos parece, então é muito feio e fica mal na "fotografia", até porque por cá militam no mesmo clube! Será? Dizem até que este "menino" é o responsável pela união do grupo (do clube, entenda-se).
E ainda se diz que a vedeta é o Cristiano... uns têm a fama, outros o proveito e muito poucos, as duas coisas.

sexta-feira, junho 09, 2006

Fica a ideia!

Foto de CMatos (O Céu visto do Chão)
Pagos para reciclar
«A cidade americana de Filadélfia tem tido das piores taxas de reciclagem do país. Para combater esta situação surgiu o RecycleBank, uma iniciativa não lucrativa, que oferece vales de desconto em troca dos recicláveis. Cada casa dos bairros aderentes tem o sou próprio contentor. Onde se depositam todos os materiais recicláveis, sem separações. Quando o camião vem recolhê-los, lê o código de barras do caixote e pesa o lixo, que se irá traduzir em dólares de desconto nas lojas da cidade. A iniciativa já conseguiu aumentar de 10 para 50% o lixo reciclado, e 90% das casas já participam no programa, partindo de 25% inicialmente. Vários outros estados americanos, mas também países europeus (Israel e a Arábia Saudita), já estão a estudar a hipótese de implementar sistemas semelhantes.»
Revista Tempo Livre de Maio/2006
----------<< >>----------

Esta é uma iniciativa que pode ser útil também em Portugal e particularmente em Mangualde já que melhoraria a reciclagem e ao mesmo tempo aumentava e fomentava o comércio local, no entanto teria de ser muitíssimo bem controlada, pois até parece que já estou a ver o pessoal a recolher os paralelos que por aí vão ficando ao abandono, por forma a “melhorar a performance" do seu caixote, aumentando assim os seus vales de desconto. Talvez usando caixotes transparentes… fica a ideia.

terça-feira, junho 06, 2006

Parabéns filho

Em 1994 nascia o meu filhote, um rapaz forte e cabeludo. Desde cedo que o nome estava escolhido, iria chamar-se David, nessa altura estava longe de o saber, mas já o sentia e muito. É que David, vem do Hebraico «Dawid» que significa "amado, querido".
O David, é muito amado e querido por nós, ele sabe-o,... mas nós também sabemos o quanto ele nos adora... e é tão bom! Assim desejo, ardentemente, que o futuro de uma idade incerta, cheia de vícios e encruzilhadas nos continue a proteger e a guiar o nosso DAVID.

Neste dia, único, 06/06/06 em que fazes 2 x 6 anos, os teus pais desejam-te muitas felicidades, e que continues a ser para nós, o que queremos ser para ti, sempre... o nosso melhor amigo!
Foto de CMatos (O David)
Parabéns, pelos teus 12 anos.

sexta-feira, junho 02, 2006

Parabéns!

Segundo a Wikipedia, 2 de Junho é o 153º dia do ano no calendário gregoriano (154º em anos bissextos), ficando a faltar 212 para acabar o ano.

Este é um dia muito marcante, por exemplo no que a papas diz respeito, senão vejamos: Papa Bento I é eleito em 575, em 1535 nasce aquele que viria a ser o Papa Leão XI, ainda em 1835 nasce o Papa Pio X e finalmente no ano 675 morre o Papa Eugénio I. Outras personalidades igualmente importantes marcam este dia, por exemplo Nicolau Nasoni (nascido em 1691), famoso arquitecto Italiano responsável pela mais alta Torre de Portugal, a famosíssima Torre dos Clérigos no Porto, no entanto uma merece aqui o meu pessoal destaque, é que em 1970 nasce a bela Sofia Aparício.

Neste dia TÃO ESPECIAL e na impossibilidade de o fazer pessoalmente, quero aqui deixar os parabéns a duas beldades, gémeas de signo e que nasceram precisamente neste dia 2 de Junho.

Para a Patrícia

Foto de CMatos
…e para a Andreia

Foto de CMatos
um dia muuuuuuuuuuuiito feliz.

Para elas e para TODOS os aniversariantes de hoje um grande xi…
Foto de CMatos (Festival aéreo de Seia)
coração.