O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

segunda-feira, março 27, 2006

Cartão Único

Para quem ainda não ouviu falar, e/ou ainda não se apercebeu das suas implicações, aqui fica uma breve explicação e a descrição de algumas (das muitas) situações que num futuro próximo passarão a fazer parte do nosso quotidiano.

O Governo de José Sócrates vai criar um Cartão Único para identificação dos portugueses.
Você que tem inúmeros documentos, como BI, NIF, Cartão de Utente, Cartão de Eleitor, código do Cartão Multibanco etc., vai ficar feliz com o lançamento do Cartão Único.
Este Cartão vai acabar com a burocracia, de uma vez por todas, sendo atribuído a cada Português um Cartão Único (CU). Veja como passará a ser útil na sua vida:

- Inicialmente irá usar o CU apenas para as necessidades básicas mas, com o tempo, poderá vir a usufruir das variadas facilidades que o CU lhe proporcionará.

- Ao requerer um empréstimo, por exemplo, é só dar o CU ao gerente do banco que, através duma simples consulta à Central Nacional do CU disponibilizará um montante compatível com o seu CU.

- Numa compra, é só dizer ao empregado: "meta-me no CU, por favor". As suas compras ficarão pagas; tudo será debitado no seu CU. E mais, ao praticar um calote, deixará de ter o nome sujo na praça mas sim o seu CU sujo.

- Imagine uma cena em que o gerente do banco lhe explica: "O senhor desculpe-me, mas não podemos aprovar o crédito pretendido porque o seu CU está sujo".

- O seu CU servirá também como identificador numa operação da polícia, por exemplo, quando for mandado parar. Em vez de procurar uma quantidade de documentos basta mostrar o CU.

- Além disso, o CU servirá também a causa da segurança. Um bandido saberá que será facilmente reconhecido pelo CU o qual poderá ser inutilizado por um período previsto pela Lei. Isso intimidará o larápio porque “quem tem CU tem medo”.

- Também, numa rusga da polícia, poderá ficar prevenido, esperando com o CU na mão.

- Chegou o momento de perguntar "será que estou preparado para usar o CU?" Se acha que sim comece a falar do CU a toda a gente. No Inicio, vai achar estranho tanta gente a pedir-lhe o CU, mas não tenha medo... Segundo o José Sócrates, único proprietário de um CU destes (por enquanto) vai acabar por gostar de usar o CU diariamente.

- Guarde bem o CU, porque vai mudar a sua vida!

Nota - Este texto chegou-me às mãos através de uma fotocópia, e como achei engraçado resolvi partilhá-lo convosco. No entanto alerto que qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência!

sexta-feira, março 24, 2006

Traseira?

Foto@Epa/Peter Endig
Antonow ao serviço da NATO Foto@Epa/Peter Endig

«Um grupo de visitantes observa a parte traseira de um Antonow no aeroporto de Leipzig/Halle, na Alemanha.»

Sempre que posso dou uma olhadela nas fotos do dia aqui porque gosto de fotografia e estas são normalmente interessantes. Agora as legendas das ditas é que ficam por vezes a desejar. Esta então é gritante. Qualquer pessoa que olhe para a foto percebe que, de facto, se refere á dianteira de um avião, seja "Antonow" (outro erro, porque basta ampliar a imagem e ler no nariz Antonov), "Antodez" ou até do tipo "azurara" :-). Os reactores, a configuração das asas e o perfil do nariz não deixam qualquer dúvida, o que faz transparecer que quem as escreve (às legendas) não liga puto á imagem, e isso é mau de mais.
De qualquer forma, passem por (de 5 em 5 dias - perceberão porquê depois) e desfrutem!

quinta-feira, março 23, 2006

Hoje...

Foto de CMatos
Hoje está um daqueles dias que adoro!
Chove, de mansinho, ininterruptamente. Houve-se o bater ritmado da água na vidraça, o pingar constante do beiral. O nevoeiro ajuda a dar um ambiente fantasmagórico, o vento… esse vai assobiando por baixo da porta, como que a cantar uma melodia triste, mas anunciadora da vida que se avizinha. Nestes dias gosto de desligar tudo em casa, ficar silenciosamente, a ouvir os sons da rua… sim, mas também o admirável crepitar da lareira, onde o fogo magnífico e acolhedor vai fazendo gemer a lenha ressequida pelo sol passado, transmitindo um lindo colorido de emoções que nos transporta ao nada, á simplicidade de um olhar vazio de horizontes, mas recheado de recordações… essas mesmo, as que aquecem o coração nestes dias frios.
Que pena tenho, de não estar agora em casa… que bom seria, … mas felizmente pertenço à classe dos que trabalham!

sexta-feira, março 17, 2006

Ratoeiras "high-tech"

Imagem retirada da Net
«A velha ratoeira com queijo acaba de sofrer uma curiosa actualização, da empresa Rentokil. A nova geração de ratoeiras, criadas por aquela empresa, tem um sensor que pesa o animal presente no seu interior, para se assegurar que é um dos seus alvos e não uma espécie inofensiva; no caso de se tratar de um rato, fecha a gaiola e liberta um gás que mata o animal de uma forma ‘humana’… Finalmente, a libertação deste gás dispara uma mensagem SMS para a empresa de desinfestação, avisando que a ratoeira está cheia, para que tratem de a esvaziar rapidamente e prosseguir com a caça. Potenciais clientes deste sistema deverão ser empresas de armazenamento de dados, que dependem em grande parte dos sistemas informáticos e sofrem graves danos com os ataques dos roedores aos seus cabos.»
In Revista TempoLivre (Janeiro 2006)

Só gostava que me explicassem, é como é que se mata de uma forma humana. Hitler tentou em tempos usar gás com os Judeus e apesar de tragicamente “bem sucedido” não se livrou (e bem) da condenação do mundo. Que matem os ratos ou outras pragas semelhantes, mas daí até se dizer que se faz “de uma forma humana”,… valha-me santo Ambrósio!

quarta-feira, março 15, 2006

Mudança de "Casa".

Como "quem anda à chuva, molha-se" também, quem usa "Free WebSites" se sujeita a ficar bloqueado!
E assim aconteceu com o meu Santiago-Online. Por isso a partir de agora, e esperemos que por muitas luas, a "nova casa" é em http://santiago-online.planetaclix.pt.
Em alternativa, pode sempre fazer-me uma visita no "meu cantinho" e clicar no link aqui ao lado.
Quanto à música, é já a seguir, é que é mesmo... já a seguir!

terça-feira, março 14, 2006

De novo o Futebol.

Para dar voz a quem a não tem, disponibilizo este meu humilde espaço, para que ao menos se saiba o que se passa por esses campeonatos da 2ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viseu (AFV). Não estive presente no estádio, mas ouvi na 1ª pessoa o desabafo de quem viveu por dentro mais uma “vergonhosa e desastrada” arbitragem.

Ficha do Jogo: Besteiros 4 – Santiago 2, estádio "Campo Corte" em Besteiros, árbitro Nuno Silva, 12-03-2006 às 15:00. (Para confirmar aqui na página 2)

Um amigo, chamemos-lhe assim, despontado e desalentado, veio falar comigo em jeito de desabafo, pois, segundo ele, não existe em Mangualde apoio quer da Imprensa Escrita quer da Radiofónica, para expor estes casos (que relatarei a seguir) e quiçá deixar umas “farpas” a quem de direito, para ver se este estado de coisas muda. Parece que a Rádio Mangualde tem o editor de desporto ausente já há alguns meses e não tem substituto, inviabilizando assim um programa sobre desporto onde se pudessem debater estes (e outros) assuntos, em alternativa foi feito um contacto ontem (2ª feira) com a pessoa que se encontrava na Rádio, para ver da possibilidade de passar algo nos serviços noticiosos, mas até agora não houve qualquer resposta (sabemos que para com outros clubes similares, quiçá mais influentes, as coisas são diferentes). Quanto à Imprensa Escrita da Região, não me lembro de ter lido nada sobre campeonatos da 2ª Divisão Distrital (excepção feita para o Jornal da Paróquia de Santiago no Santiago-OnLine), talvez porque ninguém lhes faz chegar as notícias ou por falta de interesse… não sei.

Quanto ao jogo: Logo a abrir, um cartão amarelo (bem mostrado, parece) só que ao jogador errado (em vez do 4, foi ao 9 – enfim parecidos), a maioria dos Cantos que o seriam a favor do Santiago, são transformados em Pontapé de Baliza do Besteiros, o 2º Golo dos da Casa é antecedido por um claro fora de jogo (mais de 1 metro, diz o meu amigo), o 4º … bem o 4º foi um claríssimo fora de jogo, ao ponto dos adeptos locais não saberem (até eles) como é possível não se marcar. Parece que o avançado estaria quase sobre a linha do grande círculo, com todos os outros sobre o meio campo, o árbitro assistente levanta a bandeirola, todos param (até o próprio avançado) guarda-redes incluído, mas o Sr. Árbitro manda seguir um avançado atónito que não teve mais que contornar a seu belo prazer e fazer o golo, "matando" assim uma equipa que na altura estaria a tentar o empate a 3 bolas. Bom mas o que acho mais hilariante (sem que tenha piada alguma) é que o meu amigo diz que o 2º tempo terá tido de jogo jogado talvez uns 20 minutos, já que qualquer toque num jogador do Besteiros equivalia a uma apitadela, seguida de 3 a 4 minutos de assistência médica, a comprová-lo estão os 10 (sim, não é engano) 10 minutos de compensação que o árbitro assistente resolveu transformar em 9, dos quais se jogaram mais ou menos 4 pelos motivos que já se apontaram. Bem como ele diz (o meu amigo) só vendo porque contado…

Porquê tudo isto: A AFV tem vários árbitros nos quadros, e divididos por categorias; então existem os do Quadro de Honra (os mais bem classificados), os de 1ª Categoria e os de 2ª Categoria (os menos bem); existem também os árbitros assistentes divididos igualmente por categorias; e depois os estagiários. O jogo em causa disputou-se entre “aflitos”, o Besteiros em 13 e último e o Santiago em 10º, logo a precisarem urgentemente de pontitos. E o que faz a AFV? Simples, nomeia para Árbitro Principal um (reparem bem) Árbitro Assistente de 2ª Categoria (está na lista distribuída no início de Época, diz o meu amigo, mas que ao confirmar no quadro regional de árbitros enconto-o em nono (9) lugar nos Árbitros de 2ª categoria, mas não aparecendo na classificação de árbitros da época 2004/2005 ... que grande trapalhada) e para Árbitros Assistentes, dois (2) Estagiários. E o ramalhete fica composto, tendo como resultado um desacerto completo, uma palhaçada total e uma falta de respeito pelos jogadores e instituições de bradar aos Céus.

Em jeito de finalização, a última frase do meu amigo, que serviu de despedida também: “E é isto, …um gajo luta contra tudo e contra todos e ainda é gozado por cima. Até amanhã!”

sábado, março 11, 2006

Baloiços para sempre

Foto de CMatos
«Da Finlândia chega-nos uma divertida novidade: parques “infantis” para adultos. A ideia surgiu de um estudo realizado por uma equipa da Rovaniemi Polytechnic, que analisou o resultado de actividades lúdicas em parques num grupo de 40 pessoas com idades entre os 65 e os 81 anos. Ao fim de apenas três meses de brincadeira nos baloiços, escorregas, túneis e equipamentos semelhantes, os idosos revelaram melhorias significativas a nível de equilíbrio, velocidade e coordenação motora. Além disso, expressaram também melhorias psicológicas e mais auto-estima, graças à sensação de controlo do corpo e dos problemas físicos que enfrentam diariamente. Em estudo estão já equipamentos públicos adaptados a adultos, que se espera possam melhorar também o ambiente social em bairros e cidades, promovendo o convívio descontraído entre a população.»
In Revista TempoLivre (Março 2006)

Venham eles, … se há coisas que me custam, é passar por um parque e não poder dar uma “voltinha”. Bom poder, até posso (mas não devo) e de vez em quando não resisto mesmo… mas só quando ninguém está por perto. Mas não posso aqui publicamente negar, que já não tenha levado um raspanete pela “transgressão” :-)

quinta-feira, março 09, 2006

A rua de acesso ao Lar.

Foto de CMatos
Muitas promessas e alguns presidentes de Junta e de Câmara depois, eis que alguém passou das palavras às obras e possibilitou a pavimentação da rua que dá acesso ao Lar de São José em Santiago de Cassurrães. Esta obra vinha sido prometida à mais de 10 anos e era de uma necessidade gritante, pois um acesso em terra batida com muitos buracos, Foto de CMatosprincipalmente nos Invernos, a um Lar por onde circulam diariamente dezenas de viaturas, com idosos, com crianças, com doentes, com os bens (pão, mercearia, gás, frutas, etc.) e frequentemente viaturas de bombeiros (ambulâncias), era indigno, até porque, outros caminhos e passeios com muito menos utilidade tinham avançado primeiro. Estou a falar de um acesso com pouco mais ou menos Foto de CMatos300 metros, que serve um Lar de Idosos, Centro de dia, Creche e ATL, com dezenas de crianças de todo o concelho, com mais de 40 idosos residentes e que dá apoio domiciliário a outros tantos em suas casas, e que é de longe o maior empregador da Freguesia.
Hoje, quem por lá circula, apreciará de certeza o esforço e empenho daqueles que possibilitaram a colocação de um bonito empedrado em leque que torna muito mais cómodo e asseado, as deslocações ao Nosso Lar.
É caso para dizer… FINALMENTE!

Nota – Quando falo em …outros caminhos e passeios… refiro-me nomeadamente ao passeio em frente à minha habitação, que na altura foi objecto do meu protesto pessoal junto do presidente da junta, por considerar mais emergente este acesso ao Lar. Ele poderá confirmá-lo!

Republicado (agora com fotos)

quarta-feira, março 08, 2006

Neste dia...

... internacional da mulher, uma flor para todas vós. Muito especialmente para a minha!Foto de CMatos

segunda-feira, março 06, 2006

O homem da marca!

No post anterior apresentei uma foto de uma "estranha" marca na neve, que encontrei na Estrela um destes dias. Para esclarecer os meus amigos, e para que não fiquem quaisquer dúvidas, aqui fica a foto do responsável por tal marca.
Foto pela Esposa de CMatosNem mais nem menos... é mesmo aqui o vosso amigo, que não resistiu em experimentar tal cama, branca, fofinha mas... fria.

quinta-feira, março 02, 2006

O Paraíso!

O Azurara tem publicado algumas imagens da Serra da Estrela, engalanada por um espesso e branco manto de neve. Discutiu-se por lá qual o melhor Observatório, se Abrunhosa, se Guimarães, se Santiago (claro que Santiago é o melhor, mas…) até foi proposto pelo Mocho um concurso fotográfico e tudo…
Bom olhei para lá, andei a ver alguns ângulos, debaixo, de cima, mas afinal ficava (quase) sempre igual… então decidi! De longe é lindo, e de perto, como será? Fui lá, fotografei e eis o resultado:


Foto de CMatos
Foto de CMatos
Foto de CMatos
Foto de CMatos
Foto de CMatos
Foto de CMatos
Foto de CMatos
Foto de CMatos
Para conseguir estas fotos fiz uma agradabilíssima caminhada de cerca de 3 km por uma estrada onde (nesta altura) só se passa a “penantes” (como eu fiz) ou de 4x4 (correndo o risco de atascar) numa tarde ensolarada, com (pasme-se) 20º e envolto num manto branco de cerca de 50 cm de espessura.
Por onde andei eu?... Vá lá, é fácil e lembrem-se que não só de Torre vive a Serra, sendo para mim, esta, a mais bela zona da Estrela.

E já agora,…
Foto de CMatos
… Como terá aparecido esta estranha marca na neve?

Para compensar as semanas em que quase não publico nada, desta vez já vou no 3º post em dois dias. É obra!

SOUAD

S.Pedro de Moel - Foto de CMatos
Finalmente acabei de ler o livro!
É um relato impressionante de uma mulher que nasceu amaldiçoada, morreu, e renasceu (literalmente) das cinzas. O mais duro é que esta é a história de dezenas, centenas, milhares, milhões de mulheres que vivem em países onde os homens se pensam… Deus,… ou Alá,… ou o raio que os parta!
Para finalizar este capítulo, deixo-vos a transcrição de um parágrafo onde de alguma forma está resumida a essência do livro.

“As raparigas não tinham o direito de ir à escola, porquê? Para não conhecerem o mundo. O mais importante eram os nossos pais. Devemos fazer o que eles dizem. O conhecimento, a lei, a educação é unicamente deles que vêm. Era por isso que não havia escola para nós. Para não apanharmos o autocarro, para não nos vestirmos de forma diferente, com uma pasta na mão, para não aprendermos a ler e a escrever, é demasiado inteligente e não convém a uma rapariga! O meu irmão era o único rapaz no meio das raparigas, vestia-se como aqui (na Europa), como na cidade, ia ao barbeiro, à escola, ao cinema, tinha liberdade para sair, porquê? Porque tinha uma pilinha entre as pernas! Teve sorte, teve dois rapazes, mas afinal não foi ele quem teve mais sorte, foram as suas filhas. Essas tiveram a imensa sorte de não terem nascido!

Nota – O parêntesis e o negrito são meus.

quarta-feira, março 01, 2006

Carnaval

Não gosto de grandes concentrações humanas nestes dias, preferindo de quando em vez mascarar-me com uns amigos e dar uma voltinha lá pela aldeia a ver se assustamos uns quantos, ou se alguém será capaz de identificar os “figurões”. Corsos abrasileirados, desfiles, e sei mais lá o quê… não me chamem. Normalmente substituo isso por um passeio em família, a maior parte das vezes para “fora cá dentro”, e este ano não fugiu à regra.
Como só conhecia a famosa “cabeça do velho”, e sabendo da existência da “cabeça da velha” através dos postais decidi ir à procura dela, e descobri um lugar bonito de se ver.
A Senhora do Desterro ali para os lados de São Romão. Também logo percebi, o porquê da “cabeça da velha” ser menos conhecido, é que para se lá chegar é necessário subir uma picada de 400 metros a pé (para quem não tem viatura 4x4), mas vale a pena.

Cabeça da Velha - Foto de CMatos
Capela da Senhora do Desterro - Foto de CMatos
Ponte sobre o Rio Alva - Foto de CMatos
Represa no mesmo rio - Foto de CMatos
Á pois é, Serra da Estrela, não é só Sabugueiro, Lagoa Comprida e Torre, não é não senhor!

E como no Carnaval ninguém leva a mal, não resisti a tirar esta auto-foto da minha cabeça tendo como fundo... a outra.

Foto de CMatos

Bonito eu não?!... hehehe