O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

sexta-feira, dezembro 30, 2005

O meu Pai...

Foto de CMatos
«O homem observava um menino sozinho na sala de espera do aeroporto aguardando pelo seu vôo. Quando o embarque começou, o menino foi colocado na frente da fila, para que ao entrar encontrasse o seu assento antes dos adultos. Ao entrar no avião, o homem viu que o menino estava sentado ao lado da sua cadeira. O menino foi cortês quando meteu conversa com ele e, em seguida, começou a passar o tempo colorindo um livro.
Não demonstrava ansiedade ou preocupação com o vôo enquanto as preparações para a decolagem estavam a ser feitas.
Durante o vôo, o avião entrou numa tempestade muito forte, o que fez com que ele balançasse como uma pena ao vento. A turbulência e os abanões bruscos assustaram alguns passageiros. Mas o menino parecia encarar tudo com a maior naturalidade. Uma das passageiras, sentada do outro lado do corredor, ficou espantada com a reacção do menino e perguntou-lhe:
- Tu não estás com medo?
- Não senhora, não tenho medo, respondeu-lhe levantando os olhos rapidamente do seu livro de colorir. O Meu pai é o piloto!»


Também na vida existem situações parecidas a um avião que passa por uma grande tempestade, e por mais que tentemos, é-nos difícil mantermos a calma e a serenidade suficiente. Antes pelo contrário, parece que tudo vai desabar, que vamos cair e que nada o poderá evitar.
Nessas alturas, devemos ter sempre presente que:

O NOSSO PAI É O PILOTO!

É com este pensamento que me despeço de 2005, desejando a todos (sem excepção) um óptimo 2006.

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Para quem não viu...

Para todos os que: não souberam, não puderam, não quiseram, ou não tiveram tempo de se deslocar a Santiago de Cassurrães para visitar o nosso Presépio Vivo no dia de Natal, aqui ficam algumas fotos, para que possam apreciar aquilo que perderam.

O casal que personificou José e Maria...

Foto de CMatos

Com o seu bebé ao colo, um menimo Jesus de 50 dias de idade.

Foto de CMatos

Os Padeiros (que cozeram e distribuiram pão com chouriço)

Foto de CMatos

O Carpinteiro

Foto de CMatos

O Ferreiro

Foto de CMatos

As cozinheiras

Fez-se queijo e requeijão

Foto de CMatos

As vendedeiras

Foto de CMatos

Uma representação, das várias ao longo do dia

Outra... os pastores vêm adorar o menimo

Foto de CMatos

Soldados e frades sempre atentos

Foto de CMatos

O cão que guarda o rebanho

Foto de CMatos

Duas cabritinhas...

Foto de CMatos

Um típico carro de bois, com as alfaias (Charrua e arado)

Foto de CMatos

O nosso borreguinho e sua mãe

Foto de CMatos

Os Frades na foto de família

Foto de CMatos

Os 3 Reis Magos também vieram em adoração

Foto de CMatos

Até os soldados quiseram prestar a sua homenagem

Foto de CMatos

E finalmente a foto de família com todos os figurantes

Foto de CMatos

Mais do que as palavras as imagens falam por si. De salientar que foram muitos os que, visitando-nos se associaram a nós fazendo uma viagem ao passado, deixando sempre uma palavra de elogio e incentivo que muito nos orgulhou. Aqui quero deixar um público agradecimento a todos os que nos apoiaram (aos escuteiros e guias de Santiago) e que de uma forma ou de outra nos ajudaram a realizar um dia de natal, no mínimo diferente.

Nota - Para ampliar as fotos, basta clicar. Mais fotos estarão disponíveis na Net daqui a alguns dias no site do Agrupamento 1034

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Ho, Ho, Ho!

Imagem da Net(Pai Natal Beirão)

Um Santo e Feliz Natal para Todos

terça-feira, dezembro 20, 2005

Presépio ao vivo.

O Agrupamento de escuteiros 1034 e a 1ª Companhia de Guias, ambos de Santiago de Cassurrães pedem para divulgar que:

Imagem da NetVai ter lugar em Santiago de Cassurrães uma representação do presépio ao vivo no dia de Natal no adro da Igreja Paroquial de Santiago de Cassurrães. A representação decorrerá das 10:30 até às 16:00 ininterruptamente. Estará representado, não só o tradicional presépio (S. José, Nossa Senhora e Menino Jesus) como também o ambiente rural e vilarejo da altura com pastores, as suas ovelhas e cães, o burro e a vaquinha, o mercado, lavadeiras, soldados, algumas profissões, os Reis Magos e muitas outras surpresas. Para que o evento tenha o sucesso que esperamos, contamos com a visita de todos.

Esta é uma organização do 1034 e Guias de Santiago que conta com o apoio dos diversos movimentos da paróquia, da Câmara Municipal de Mangualde, Rádio Mangualde, Agrupamento de Escuteiros nº 149 Ínsua - Penalva do Castelo e Confecções Brioso.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Vergonha!

Foto enviada por um amigo
Poucas são as vezes que os afazeres me dão uma tarde de domingo para ir ao futebol. Este domingo (ontem) foi uma delas. E logo para assistir a um dérbi concelhio, entre o Santiago e o Moimenta na casa do Santiago e portanto na minha terrinha. Antes do jogo fui conversando com este e com aquele, que me diziam ser um jogo explosivo até porque o Moimenta não se podia dar ao luxo de sequer empatar, pois necessitava urgentemente de pontos, e de um estranho sentimento de vitória por parte das gentes de Moimenta, convictamente confiantes na vitória. Dizia-se também (e isto parece-me grave) haver equipas, clubes, associações que no Concelho são "...filhas da mãe..." e outras "...filhas da p...", já que a uns são atribuídos subsídios pagos a tempo e horas e a outros são apenas atribuídos. Já para não falar na maneira (diziam as bocas do povo) discriminatória com que são tratadas (as diversas associações), designadamente o Desportivo de Santiago. Muito mais por lá se dizia, pouco abonatório, diga-se, do bom-nome de quem (entidade) deveria pautar pela isenção e igualdade,… mas mais não me alongo.
Passemos então ao jogo. Desde muito cedo se percebeu que algo estava errado, e que o desfecho era previsível, a equipa de arbitragem não estava à altura de tão importante jogo, talvez por culpa da associação de futebol que sabendo tratar-se de um dérbi Mangualdense, com todas as rivalidades daí inerentes, atribui um árbitro que... é de Parada de Gonta, e segundo parece a vitória do Santiago levava a que a "sua" equipa fosse ultrapassada na classificação.
Erros atrás de erros, prejudicando sempre o mesmo lado, lá se foi arrastando toda a 1º parte sem golos e em que a mais flagrante oportunidade foi ao cair do pano e para Santiago. Com o início da 2ª parte voltou a escandaleira, agora ainda mais declarada, até que inevitavelmente o Moimenta marcou. Explosão de alegria para uns, explosão de raiva para outros. Muitos amarelos depois (desde a 1ª parte) invariavelmente para jogadores do Santiago, e alguns fruto de uma dualidade de critérios gritante surge o vermelho directo (este justo) que põe o Santiago com 10. É neste período que o Santiago cresce, e remando nitidamente contra 14 empata de penálti. Antes já teria havido um outro que o fiscal de linha assinala, mas que após discussão com o árbitro resolve "desassinalar". Meus amigos, a partir daqui (1-1) foi indescritível o que se passou por parte de 3 senhores(serão?) de verde e preto vestidos que já com o Santiago reduzido a 9 conseguiram empurrar (verdadeiramente) o Moimenta para o 2º golo já perto do final.
Com o final do jogo explodiu a indignação e os ânimos das gentes que sentindo-se vilipendiadas obrigaram os ditos a recolherem sob forte escolta da policia e dos "amigos".
Eu próprio vi-me obrigado a "segurar" alguns conhecidos para que a agressão pura e dura não acontecesse. Ao Santiago, resta agora esperar pelo castigo, fruto do relatório de um (custa-me chamá-lo assim) árbitro. Mas será que ninguém poderá (ou deverá) fazer um relatório para que este seja também duramente castigado?
O que se passou ontem no campo da Feirinha em Santiago foi uma VERGONHA! E ainda se fala da 1ª liga, investiguem estes campeonatos e verão...
Para a história fica: Santiago - 1, Moimenta - 2
Nota - A Foto foi-me enviada por um amigo sempre atento a estas coisas.

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Beco? Talvez não...

«Quando uma carga demasiado pesada te fura os pneus, podes pensar que não tens alternativa.
Na realidade, porém, há muitas alternativas: remove parte do peso, enche mais os pneus, pede ajuda, atrasa a entrega, descansa e considera a situação a partir de uma nova perspectiva.»

Como alguém diria: Já agora, vala a pena meditar nisto!

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Terra queimada.


«Seguros: dinheiro dos incêndios voltou para a Europa

Fundos devolvidos por falta de peritos

A falta de nomeação de peritos especializados em avaliação de danos já custou a Portugal, pelo menos, 25 milhões de euros. Montante que foi devolvido à União Europeia no final de 2004 e que se destinava a compensar os prejuízos sofridos nos incêndios de 2003.
Lídia Barata»


Esta é uma notícia Correio da Manhã de 12/12/2005.

E vão os políticos mais que depressa, às zonas afectadas pelos incêndios, de elicópteros do Serviço Nacional de Bombeiros, todos janotas a dizer que "tudo faremos para minimizar as perdas", "nás estamos aqui para apoiar as populações que são o que mais importa" e outras frases mais bonitas e pomposas que estas... Como se consegue ser tão cínico, tão aldrabão,... só por uns punhados de votos, ou quiçá, por uma boa imagem e reputação, que lhe permita subir mais uns degrausinhos. É por estes pormenores que os políticos devem ser julgados. Será que quem deixou estes milhões livres para voarem daqui para fora vão ser responsabilizados? Responda-me quem souber.

sábado, dezembro 10, 2005

Dormir melhor.

(Mangualde ao entardecer)Foto de CMatos
«O exercício – e o movimento em geral – podem dar-nos uma nova perspectiva das coisas. No mínimo, é uma forma de descarregar as ansiedades acumuladas… e, de um modo geral, passar a dormir e a descansar melhor.»

Talvez por isso não ande a dormir nada bem, com insónias, sonhos e despertares inuzitados às tantas da matina...

quarta-feira, dezembro 07, 2005

A vida

(São Pedro de Moel)

Foto de CMatos

A maior parte da vida não é perfeita nem terrível, totalmente negra nem totalmente branca. Espera da vida mudanças constantes e algum caos ocasional. A vida pode ser boa não sendo bela…

segunda-feira, dezembro 05, 2005

F1 na via pública.

No sábado passado (3-12-2005), por volta das 13:20, vinha eu de trabalhar, com a perspectiva de um fim de semana tranquilo. Por força de uns 70 Kms/hora ao entrar numa localidade, fui forçado a parar, por um semáforo vermelho que controla, e bem, a velocidade. Estando eu parado a olhar para a luz que eu desejava, a verde, quando apanhei um valente susto.

Foto de CMatos

Vindo do nada, o jovem que conduz a viatura da imagem, passa por mim, e pelo sinal vermelho, tão depressa e tão perto, que o meu carro balançou.
Fiquei sem pinga de sangue e a vociferar. Num local de 50 Kms/hora, dentro de uma localidade, este condutor desmiolado (para não dizer mais...) ia a mais de 120 Kms/hora de certeza. Quando finalmente arranquei, luz verde, pude constatar que no semáforo adiante estava ainda o vermelho que ele mais uma vez tinha desrespeitado.

Não escondo, que acelerei, na tentativa de encontrar tal louco. Nas curvas para o Mondego e daí para cima, consegui avistá-lo e pude constatar que em todas, mesmo todas, foram "cortadas", provocando alguns encontros "imediatos" com condutores que não terão ganho para o susto. A velocidade continuava nos píncaros e o barulho, fruto de uns escapes tunning era mais de muito.

Até ali, já tinha infringido quase todas as regras e normas de trânsito. Mas ao chegar a uma outra localidade, e tendo encontrado um condutor mais lento (que me permitiu aproximar) fez isto...

Foto de CMatos

...os sinais estão lá (dos dois lados), o traço contínuo também, a passadeira é bem visível, mas nem os 3 carros que vinham em sentido contrário (ao fundo vê-se um deles) o fizeram parar. O primeiro em sentido contrário, é um Ford Fiesta de um (também) jovem que vive já ali ao fundo, e que teve de fazer uma "ginástica" para evitar o pior. Ele melhor que eu o poderá comprovar.

Não mais o vi, até chegar às obras. Pelo menos os buracos fizeram-no abrandar.

Agora digam-me lá, são as estradas, são os sinais, são as condições atmosféricas, que provocam os acidentes?...

Nota - a qualidade das fotos é a possível, dado o telemóvel e a necessidade de conduzir. Bem sei que não é correcto (conduzir e fotografar) mas à alturas em que os fins justificam os meios.

A minha cara!

By SulistaGraças à Sulista, que juntamente com a BlueShell me "empurraram" para a blogosfera, tenho a partir de hoje a imagem que procurava para me identificar, e ser mais facilmente identificado por esse ciberespaço a fora. Como diz o Azurara, fiquei babadinho com este gesto.
Quero aproveitar para expressar o meu agradecimento, a todos quantos perdem o seu tempinho a visitar "o meu cantinho".

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Complicada tarefa!

Foto de CMatos (São pedro de Moel)A maior parte de nós aprendeu, em criança, a atar os sapatos e a andar de bicicleta, a assoar-se ou a ler um livro. Contudo, ninguém nos ensinou a complicada tarefa de gerir as nossas emoções. Mas,… nunca é tarde de mais…